Uma boa maneira de potencializar e melhorar o seu treino é utilizar os suplementos hiperprotéicos! Eles podem fazer muita diferença na sua rotina de atividade física e podem te ajudar a conquistar resultados de uma maneira mais rápida e eficaz.
- Veja também nossa lista de suplementos mais vendidos do mercado
- Confira as melhores lojas para comprar suplementos alimentares
- Conheça os melhores whey protein para suplementar o seu treino
Mas o que são os suplementos hiperprotéicos e como usá-los?
Bom, antes de partirmos para as explicações, precisamos reforçar: antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento alimentar, é importantíssimo consultar um médico especialista, um nutricionista e um professor de educação física para não forçar o seu organismo e nem utilizar o suplemento de maneira errada.
Saúde em primeiro lugar, certo? Dito isso, vamos aos pontos principais!
O que são os suplementos hiperprotéicos
Suplementos Hipercalórico são procurados por pessoas com metabolismo acelerado e que têm dificuldade de ganhar massa magra, além dos esportistas, que gastam muitas calorias nos treinos.
Os Suplementos Hipercalóricos são ricos em carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas de alto valor biológico.
Os Suplementos Hiperproteicos constituem-se, principalmente, de proteínas com alto valor biológico.
Além das proteínas, são ricos em carboidratos, lipídios e podem conter micronutrientes.
Resumidamente, o objetivo de quem toma suplementos hiperprotéicos é ganhar da massa muscular. Para isso, é importante não só tomar o suplemento correto, mas também realizar musculação e atividades físicas para ganho de massa.
Os suplementos suprem a necessidade de proteínas que a dieta não consegue suprir!
Caseína
Corresponde a cerca de 80% da proteína do leite (os outros 20% são whey) e é rica em aminoácidos como a glutamina, que ajuda no aumento muscular, e a arginina, conhecida como percursora da liberação natural do hormônio do crescimento (hGH).
A absorção deste tipo de suplemento é mais lenta porque ele forma uma espécie de gel no intestino.
A caseína leva de 5 a 7 horas para ser ingerida, o que pode ser algo bom porque mantém os músculos nutridos por um longo período, evitando o catabolismo proteico – o estado em que ocorre a perda de músculo.
- Veja mais aqui: Gold Standard 100% Casein Optimum Nutrition 909g
Albumina
Ele é composto pela clara do ovo desidratada.
É uma fonte de proteína baixo custo e boa qualidade, já que é rica em aminoácidos essenciais, os BCAAs, responsáveis por aumentar a energia e ajudar na reconstrução muscular.
Até o surgimento da proteína whey, a albumina era suplemento mais consumido entre aqueles que buscavam o aumento de massa magra.
Rica em vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e ferro, a albumina ajuda o metabolismo e a manutenção de peso, já que é de absorção lenta, o que prolonga o processo digestivo e, consequentemente, aumenta a sensação de saciedade.
Apesar de ser absorvida mais rapidamente do que a caseína, ainda é bem mais lenta do que a proteína whey.
- Dê uma olhada em mais detalhes aqui: Albumina naturovos
Proteína de Soja
Outra opção entre os suplementos hiperprotéicos é a proteína de soja – uma boa saída para quem prefere uma fonte de proteína vegetariana, por exemplo.
Ela contém glutamina, que ajuda na recuperação após o treino; arginina, que dilata os vasos sanguíneos e, consequentemente, permite que os nutrientes cheguem mais rapidamente aos músculos; e BCAA.
Ela também tem antioxidantes, que ajudam da reconstrução muscular, e isoflavona que ajuda a manter o colesterol saudável e aumenta a produção do hormônio da tireoide, que por consequência acelera o metabolismo.
Há três formas desse tipo de proteína.
A concentrada, que contém 65% das proteínas presentes nos grãos da soja; a isolada, feita das sementes da soja – o que garante 90% de proteína e zero de carboidratos.
E, por último, a texturizada, feita a partir da proteína de soja concentrada e também é conhecida como “carne de soja”, está disponível na forma granulada e em pedaços.
- Veja mais aqui: Soy Protein Isolada Growth Supplements
Whey
Por último, o Whey.
Nós já falamos bastante de Whey Protein por aqui, mas vamos relembrar alguns pontos importantes – e destacar as principais diferenças entre os tipos dessa proteína:
Resumidamente, o Whey é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.
É a fonte mais concentrada de aminoácidos essenciais – alta concentração de glutamina e BCAA -, sem a adição de colesterol.
Como ela surge do soro do leite, há muita água em sua composição. Para diminuir essa quantidade e aumentar a taxa de proteína é necessária uma nova filtragem, que separa essa proteína em outros três tipos – as quais os especialistas do Globo Esporte resumem da seguinte maneira:
– Concentrada (WPC): geralmente a mais barata, pois passa somente por um processo simples de filtragem.
O resultado é uma porcentagem de cerca de 80 de proteína e 20% divididos entre carboidratos e gorduras.
- Compre aqui: Whey Protein WPC Iridum
– Isolada (WPI): o processo maior de filtragem resulta em cerca de 95% de proteína.
Os carboidratos e gordura podem chegar a zero em algumas marcas, o que o torna interessante para quem quer emagrecer.
- Compre aqui: Whey Protein Isolate – Black Series
– Hidrolisada (WPH): a superioridade da qualidade é acompanhada pelo preço, também entre os mais altos.
Além do processo de filtragem que faz com que a concentração de proteína chegue a 92%, essa proteína é hidrolisada.
Ela passa por um processo que decompõem as cadeias longas de proteínas em fragmentos menores, o que pede um trabalho muito menor do aparelho digestivo.
No fim das contas, esse tipo de suplemento de proteína tem uma absorção bem rápida.
- Compre aqui: Best Whey Iso Atlhetica
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso