Como se vestir para o trabalho com estilo

Créditos: dvdtalk

Você pode trabalhar em um escritório formal ou em uma agência de publicidade, mas cada ambiente possui suas regras e códigos de conduta para transmitir a imagem que a empresa necessita.

Parece que, às vezes, se vestir para trabalhar não é sinônimo de transmitir sua personalidade e nem seu estilo. Pois é aí que você se engana!

É possível, sim, se vestir muito bem deixando de lado os clichês cafonas, transmitir confiança, personalidade e ainda chamar a atenção para suas virtudes da forma mais rápida possível.

Confira algumas dicas de estilo tanto para os ambientes formais e informais, e, caso você trabalhe em um lugar menos liberal mas com casual friday frequentemente, pode utilizar as dicas de roupas para empresas despojadas nas suas sextas livres!

Para as empresas mais quadradas

Créditos: Reprodução

 

Aqui, não há escolha: provavelmente a regra de etiqueta é clara e você precisa ir de terno e gravata todos os dias, certo?

Mas você ainda pode imprimir elegância se investir nas peças certas!

Ternos

Créditos: Pinterest

 

Se você puder comprar três costumes – o nome certo para o conjunto “paletó + calça social” – invista nas cores marinho e cinza médio, os lisos são mais discretos e os risca-de-giz podem variar a composição, mas devem combinar com camisas neutras.

Para ter mais estilo, escolha costumes com duas fendas ou opte pelo terno propriamente dito: a união da calça social, paletó e colete. O colete por baixo do terno aberto proporciona um visual extremamente profissional e ao mesmo tempo, bastante atraente (indicado para as épocas mais frias do ano, é claro).

Outra dica para o uso do colete é deixar o último botão desabotoado.

Para não errar na cor do cinto, escolha um modelo de couro preto e outro marrom, e, para os sapatos, intercale as mesmas cores.

Aposte na gola “V”

Créditos: Pinterest

Substituindo o colete, você pode optar pela malha de lã gola “V” nos dias mais frios. Extremamente charmosa, ela deve ser vestida por cima da camisa e, para trazer um ar moderno, escolha as cores cinza, marinho ou verde exército.

Camisas de manga longa

Créditos: Reprodução

 

Trabalhar de manga longa e com toda essa cobertura em um ambiente que não proporciona ar condicionado pode ser uma tortura mas, para você fugir das camisas sociais de manga curta, saiba que é possível dobrar as mangas compridas de forma estilosa.

Fuja de tecidos sintéticos e escolha sempre o algodão, a melhor opção para sua pele conseguir respirar e você não ficar suando por baixo dela.

Gravatas

Créditos: Pinterest

 

Essa é a melhor parte para montar um visual quando se trabalha em um ambiente formal. As pessoas normalmente reparam bem mais na sua gravata, por isso, escolha bem: a largura dela deve combinar com você. Ou seja: se você tiver um grande porte, escolha gravatas mais largas e deixe as gravatas mais finas para aqueles com um porte menor.

Pasta de couro ou bolsa tipo carteiro

Créditos: Reprodução

 

Se você quiser usar uma mochila, escolha uma de couro ou alguma em lona mais escura. Uma boa dica é usar bolsa de couro no estilo carteiro, elas são mais modernas e carregam personalidade, além de serem mais práticas e seguras.

Para as empresas mais liberais

Créditos: Pinterest

 

Agências de propaganda, redações, escritórios de tecnologia mais modernos, bom, inúmeras empresas adotam um padrão mais liberam de vestimenta para proporcionar um ambiente mais agradável aos funcionários.

Algumas, inclusive, permitem o uso de chinelo! Porém, as dicas à seguir abrangem todos os tipos de empresas mais tranquilas em relação ao visual dos funcionários, e você pode adaptá-las de acordo com sua realidade.

Camisetas e camisas

Créditos: Pinterest

 

Por mais que você possa usar camisas com estampas sóbrias, às vezes é interessante escolher camisas sociais com padronagens divertidas e cores mais interessantes.

Você vai poder abrir mão do terno, então, divirta-se com o modelo das camisas! Porém, a dica sobre o comprimento da manga é a mesma: evite camisas com mangas curtas. Se for optar por deixar os braços livres, fique na pólo ou nas camisetas mesmo.

Calça jeans e não-jeans

Créditos: Pinterest

 

Você pode usar calça jeans? Então aproveite! Para um estilo mais elegante, escolha lavagens escuras e modelagem slim, sem cortes, rasgos ou estampas diferentes. O simples é o mais confortável e o que transmite maior respeito.

Você pode ver nosso guia completo de como combinar camisa com calça jeans aqui.

Os cintos de couro marrom, marinho, cáqui ou verde exército são excelentes para combinar com as lavagens escuras das calça.

Mas na hora de escolher o sapato, opte por modelos da mesma cor dos cintos, certo?

Se você quiser se diferenciar do pessoal do escritório e usar algo bem mais na moda, escolha calças de alfaiataria de sarja ou lã tropical, por exemplo. Mantenha as cores neutras e opte por sapatos marrons ou tênis de passeio para combinar.

Bermuda

Créditos: Pinterest

 

Esquentou? O chefe liberou mesmo a bermuda? Ótimo! Mas não pegue aquela bermuda de surf do armário, ou aquele modelo jeans repleto de rasgos ou bolsos para usar no trabalho.

Infelizmente, ambientes corporativos são competitivos e as pessoas vão, sim, julgar sua atuação profissional pela sua forma de escolher as roupas.

Para não errar, escolha bermudas de cor neutras, modelos de alfaiataria ou tecidos leves. O comprimento deve ser logo acima do joelho.

Nos pés, sapatos docksides e tênis são uma ótima combinação!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »