Guia de bonés: modelos e cores para seu estilo e formato de rosto

Créditos: reprodução

A utilidade do boné já é conhecida por todos: proteger cabeça e ajudar a aliviar o calor do verão – principalmente se você for passar horas exposto ao sol.

Ele é um dos acessórios mais versáteis e democráticos da história: desde o Egito antigo as pessoas utilizavam versões parecidas e com a mesma proposta, mas, foi pelo intermédio do baseball que o boné ganhou popularidade mundial e versões variadas: em 1889, o jogador de baseball Albert G. Spalding lançou um manual voltado para praticantes do mesmo esporte e, nele, incluiu um anúncio com vários modelos diferentes de bonés.

+ Regras para usar boné
+ Lojas para comprar bonés
+ Como cuidar do boné

Uns anos atrás, o boné foi colocado no armário por muitos homens pois eles acreditavam que a peça era símbolo de mau gosto. Hoje, essa ideia já está totalmente equivocada e, inclusive, muitos estilistas criaram suas próprias versões interessantes com leituras atemporais.

Com o verão por aí, selecionamos algumas combinações bem práticas para você adaptar ao seu estilo e também demos algumas dicas sobre proporções e qual modelo fica melhor para o seu tipo de rosto.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Aba reta

Créditos reprodução

Créditos: reprodução

O modelo aba reta, popularizado principalmente pela marca New Era, é o modelo que mais combina com todos os tipos de rosto e se encaixa em qualquer estilo.

Utilizado, muitas vezes, por skatistas e rappers, esse modelo pode ficar mais folgado na sua cabeça e não precisa encaixar tão bem no seu rosto.

Caso seu estilo seja mais urbano e despojado, não existe segredo: o aba reta é uma escolha certa para qualquer tipo de roupa. Você pode vestir com peças mais informais, como bermuda jeans e regata, ou com calça jeans e blazer. O que mais importa é: você vai utilizar um blazer ou calça de alfaiataria? Então, escolha um boné com cores neutras.

Boné estampado ou colorido

Créditos: reprodução

Bonés coloridos transmitem personalidade e a estampa também sempre representa originalidade.

No verão, peças estampadas com cores alegres são excelentes combinações: inclusive com camisa jeans e bermuda.

Porém, se você utilizar uma estampa muito colorida na cabeça e não quiser arriscar, opte por uma roupa mais neutra.

Mistura de estampas é uma proposta bem legal. Por exemplo, o garoto da foto da esquerda está com um boné roxo estampado na aba, mas veste uma camisa quadriculada em preto e branco.

Boné para trás

Créditos: reprodução

Se combinar o seu estilo, você pode usar bonés virados para trás em qualquer idade. Mas, depois dos 30 anos, o ideal é optar por peças com materiais mais sérios e resistentes, como couro, por exemplo.

Há quem diga que usar o boné dessa forma é algo exclusivo de skatistas e rappers, mas, se você se sentir bem assim, não deve ligar para isso. Os modelos da foto acima, por exemplo, vestiram o boné com camisas sociais e calça jeans.

Para rostos pequenos

Créditos: reprodução

Se o seu rosto for pequeno, não coloque o boné tão firme na cabeça: quando ele fica mais largo e elevado, seu rosto acaba parecendo maior. Com essa estratégia, você pode usar bonés para frente e para trás, e de vários modelos e formatos diferentes.

Para rostos arredondados

Créditos: reprodução

Se o seu rosto for muito arredondado, tente não deixar o boné rente à cabeça. No primeiro exemplo, o boné está totalmente encaixado na cabeça e transmitindo a impressão de que o rosto do rapaz é ainda mais arredondado. Já no segundo caso, o boné um pouco elevado com espaço para o cabelo favorece os traços masculinos e o formato do rosto muda.

O rapaz da terceira foto escolheu a forma mais prática de fazer o rosto parecer mais comprido. Além de deixar o boné frouxo na cabeça, ainda colocou um pouco de cabelo para fora.

Boné de baseball

Créditos: reprodução

Este talvez seja o modelo mais utilizado entre homens no mundo inteiro.

Ele combina com muitos formatos de rosto mas, se você quer transmitir uma imagem mais moderna e gosta de ter um estilo diferente, talvez seja melhor escolher os modelos apresentados anteriormente.

Para quem tem o rosto mais comprido, os bonés nesse estilo são perfeitos para balancear as proporções e equilibrar o queixo e a testa.

Com essas dicas, nossa proposta é te ajudar a encontrar modelos de bonés que combinem com o seu estilo e te deixem ainda mais atraente. Porém, o mais importante na moda é se sentir bem com as peças escolhidas e confiante com os acessórios, então, vista o que te faça sentir melhor.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »