Manual da bermuda: tipos e dicas para saber como usar

Shorts

A bermuda é um item padrão no armário de qualquer homem, mas existem mais tipos de bermuda do que você pode imaginar. E cada uma delas tem seu tamanho mais usado, a ocasião mais adequada para vestir e as melhores combinações com outras peças.

Preparamos um manual pra você conhecer os diferentes estilos de bermuda e não errar no uso dos modelos. Saiba como adicionar eles ao seu dia a dia.

Bermuda jeans

Bermuda jeans

Muitos homens usam ou já usaram bermuda jeans, principalmente as mais largas. Essas de tamanho maior ficam melhores em ambientes e situações bem íntimos, como um churrasco em casa por exemplo.

Para sair (não em ocasiões formais), recomenda-se o shorts um pouco acima do joelho e ajustado ao corpo. Fica bom com camiseta e tênis ou um sapato que fuja do social mais sério. Homens com perna grossa e quadril largo precisam evitar o jeans.

Bermuda chino/sarja

Manual da bermuda: tipos e dicas para saber como usar

A bermuda “chino” (ou de sarja) segue o mesmo padrão da calça desse material. Ela tem um estilo mais despojado, ao mesmo tempo que mantém a classe do visual. Combina bem com polo, camisa e até blazer – peças entre o casual e social.

Para o calçado, um tênis ou sapatênis bacana ou um sapato que também não seja sério demais. Essa bermuda é uma das que se usa acima do joelho, mas não tão ajustada ao corpo.

Bermuda alfaiataria

Bermuda alfaiataria

Como toda peça de alfaiataria, a bermuda com esse estilo precisa estar impecável no ajuste e obrigatoriamente acima do joelho. Acompanha blazers, ternos, camisas e sapatos – pode optar por um oxford, por exemplo. Para ocasiões formais. Homens de pernas grossas: melhor usar uma calça.

Bermuda cargo

Bermuda cargo

A bermuda cargo, cheia de bolsos e mais larga, é a que tem o estilo mais despojado. Para homens que não curtem usar nada acima do joelho, é a peça indicada. Fica bacana principalmente com camisetas estampadas, tênis de quase todos os tipos (evite calçados de esporte), moletons… Itens bem mais informais.

Bermuda de moletom

Bermuda moletom

As bermudas com o tecido de moletom são mais largas e fazem parte de visuais esportivos e despojados. Ela pode ser menor e ficar acima do joelho como pode ser mais larga, vai da preferência do homem.

Boa para usar com tênis e camiseta, em ambientes informais e esportivos – não necessariamente para a prática de esportes.

Poliéster e sintéticas

Shorts sintético

As bermudas de poliéster ou de outros tecidos sintéticos são as mais recomendadas para praticar esportes ou ir à academia. Evite usar esse tipo de bermuda para sair, pois ela só encaixa mesmo na prática esportiva.

Bermudas de surfe

Surf shorts

Outro tipo de bermuda que tem ocasiões bem específicas e não combina com tudo. O shorts de surf/água é bom para a prática do próprio surfe e para o ambiente da praia. Na praia você pode andar tranquilo com camiseta, chinelo e a bermuda, não tem erro. Já na cidade, para o dia a dia, não é uma boa escolha.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »