A terra da rainha presenteou-nos com três coisas fantásticas: a invenção do futebol, os Beatles e, a tradição das Cervejas Inglesas.
+ Cervejas belgas para você beber
+ Cervejas alemãs que você precisa conhecer
Assim como todo inglês, as cervejas de lá conservam um estilo muito particular e conhecido. Dentre os estilos mais conhecidos, estão a Bitter (English Pale Ale), Brown Ale e Porters. Outras heranças das escolas britânicas são a cultura de beber com os amigos em pubs e o consumo de cervejas em barris (tipo keg e cask).
As cervejas, com tradição dos estilos Porter e Pale Ales, normalmente são menos carbonadas, com menor formação e persistência da espuma. Com uma boa presença de lúpulo e baixa carbonatação, o resultado são cervejas com amargor mais facilmente percebido.
Conheça melhor a escola cervejeira e confira algumas opções que você tem que provar.
História das Cervejas Inglesas
Na Idade Média, onde a pureza das águas raramente tinha garantias, era a cerveja uma das bebidas alcoólicas mais consumidas para matar a sede e alimentar. Naquela época, o consumo de cerveja na região da Bretanha tinha uma média de 300 litros por habitantes.
Assim como o pão, fazer cerveja era um ato das mulheres da época e dedicada ao consumo familiar. Com o tempo, algumas dessas ‘alewives’ (esposas cervejeiras) passaram a atrair a fama de suas aldeias por suas receitas de brejas saborosas, faturando algum com a venda da bebida. Esta atividade deu início ao surgimento de casas especializadas em cervejas, as alehouses, onde era possível beber cerveja e confraternizar.
Com o tempo e sucesso desses pontos de encontros, eles deram lugar aos public houses (pubs), onde comida, acomodação para passar a noite e cervejas atraiam as pessoas.
Foi na Revolução Industrial que as grandes cervejarias investiram pesado para melhorias e barateamento dos processos cervejeiros, deixando as cervejarias artesanais de lado.
Na década de 60/70, com a invasão das cervejas Lagers (Heineken) na ilha britânica, os estilos das cervejas inglesas perderam força e concorrência, já que as primeiras eram muito mais baratas, refrescantes e acessíveis.
Inconformado com as cervejas de produção em massa, um grupo de ingleses fundaram em 1971 a associação de consumidores de cervejas batizada de CAMRA – Campanha por Real Ale – para proteger os pubs e os estilos de cervejas antes da Revolução industrial.
Estas cervejas eram acondicionadas em barris de madeira, chegavam ainda maturando aos pubs, com baixa carbonatação e extraída através de bombeamento manual – contrariando a extração sob pressão dos rótulos modernos.
Assim, não só os ingleses como outros países voltaram a consumir cervejas artesanais dos velhos e tradicionais estilos britânicos, combatendo a propaganda das megacervejarias.
Cervejas da Escola Inglesa que você precisa tomar antes de morrer
As cervejas da escola inglesa representam os países Inglaterra, Escócia e Irlanda. Confira abaixo as cervejas que representam os principais estilos britânicos (rótulos ingleses ou não).
1 – Batemans Victory Ale (6% ABV)
Estilo: English Pale Ale.
Da cervejaria Batemans, a Victory Ale é uma English Pale Ale que já esteve na lista das 50 melhores cervejas do mundo. Ela leva malte de cevada e de trigo em sua receita, tem a coloração de cobre, oferece um sabor frutado e tem um amargor presente. O aroma é intenso e os rótulos da cerveja são um grande destaque, atraindo o público para a degustação.
Outras opções de cerveja: Bierland Pale Ale, Backer Pale Ale.
2 – Newcastle Brown Ale (4,7% ABV)
Estilo: English Brown Ale.
A cerveja já conquistou o International Brewery Awards, uma das maiores premiações cervejeiras. A Newcastle Brown Ale é conhecida no Reino Unido como a cerveja de um homem do trabalho, tendo uma longa associação com a indústria. Já nos mercados exportadores, ela é conhecida pelo grande consumo do público jovem.
Outras opções de cerveja: Brooklin Brown Ale, Colorado Titãs.
Mais informações sobre: Newcastle Brown Ale
3 – Fuller’s London Pride (4,7% ABV)
Estilo: Special Bitter.
Selecionamos a cerveja número 1 do Reino Unido. De coloração âmbar, ela tem o aroma que realça o floral do lúpulo, cítrico e malte. Por ser leve, facilita seu drinkability*. Não é por acaso que essa premium ale se intitula o “Orgulho de Londres”.
Outras opções de cerveja: Old Golden Hen, Iron Maiden Trooper.
4 – Guinness Draught Stout (4,1% ABV)
Estilo: Dry Stout.
A cervejaria localizada em Dublin transformou-se em um símbolo nacional da Irlanda. Não é para menos, a Guinness Draught Stout é considerada a Stout mais vendida do mundo. Sua coloração escura, a espuma densa (tirada em duas etapas da biqueira), são suas marcas registradas (oferecendo até um ritual próprio).
Outras opções de cerveja: Sa’Si Stout, North Coast Old n° 38 Stout
Mais informações sobre: Guinness Draught Sout
5 – Fullers ESB
Estilo: Extra Special Bitter.
Tricampeã no Champion Beer of Britanin e bicampeã no World Champion Bitter, este rótulo já conquistou 14 medalhas desde 1978 para cá. Muitos especialistas apontam esta como a melhor Premium Ale, pelo sabor complexo, suave e marcante. O aroma frutado e herbal de lúpulo ingleses são balanceados por maltes encorpados.
Outras opções de cerveja: Urbana Sporro, Klein ESB.
6 – Spitfire
Estilo: English Pale Ale.
Em 1990, a Shepherd Neame lançou a Spitfire para celebrar o 50º aniversário da Batalha da Inglaterra e para arrecadar dinheiro para a Air Force do país. Desde então, foi premiada em 2009 na Monde Selection Grand Gold e bronze no World Beer Cup. Utiliza 3 lúpulos de Kent, que conferem equilíbrio e aroma floral, com notas de geleia de uvas, pimenta do reino e maltes caramelizados. Seu final frutado lembra framboesa e especiarias.
Outras opções de cerveja: Fuller’s Chiswick Bitter, Badger Hopping Hare.
7 – Meantime India Pale Ale (7,4% ABV)
Estilo: English India Pale Ale.
A tradução fiel do estilo criado para colonizações inglesas na Índia durante o século 19, o rótulo conta com notas florais e cítricas (maracujá, abacaxi e laranja), provenientes dos lúpulos Fuggle e Goldings. A bebida pode ser armazenada por longos períodos, intensificando o sabor.
Outras opções de cerveja: Bier Hoff IPA, LoCA Irmãos Ferraro.
8 – Smithwick’s Irish Ale (5% ABV)
Estilo: Irish Style Red Ale.
Embora a Irlanda seja conhecida pela sua famosa Stout Guinness, o país também tem uma longa história de fabricação e consumo de cerveja ales vermelhas. Construído no recinto de uma antiga abadia franciscana, o local de fabricação de cerveja foi o lar de um grupo de monges. Smithwicks é o maior produtor de cerveja na Irlanda e, juntamente com Guinness, faz parte da Diageo. É um rótulo de suave carbonatação, baixo amargor e notas de caramelo e malte.
Outras opções de cerveja: Cevada Pura Red Ale, Rogue Santas Private Reserve.
9 – Fuller’s London Porter (5,4% ABV)
Estilo: Porter.
Considerada por especialistas como a mais clássica Porter, com prêmios em diversas competições mundiais, ela é fabricada com uma mescla de maltes, criando assim um sabor cremoso e balanceado com o tradicional lúpulo Fuggles. Aroma de café e chocolate amargo, final seco e leve amargor.
Outras opções de cerveja: Meantime London Porter, Harviestoun Old Engine Oil Engineer’s Reserve Blackest Ale.
10 – Anchor Porter (5,6% ABV)
Estilo: Robust Porter.
O rótulo da cervejaria norte-americana representa o estilo inglês. Com maltes torrados, a cerveja preta revela aroma de chocolate, toffee e um suave cítrico de lúpulo americano. No sabor, também pode ser notado o caramelo, café, com amargor seco.
Outras opções de cerveja: Sierra Nevada Porter, Rogue Mocha Porter.
11 – Youngs Double Chocolate Stout (5,2% ABV)
Estilo: Sweet Stout.
A inglesa da cervejaria Wells & Young`s é fabricada na cidade de Bedford e considerada uma das primeiras cervejas de chocolate produzidas no mundo. De coloração escura e estilo Sweet Stout, é feita com barras do chocolate Cadbury, adicionada junto ao lúpulo durante a fase de cozimento da cerveja. O aroma oferece a sensação de chocolate e, no paladar, a sensação do malte torrado e café são percebidas. Encorpada, acompanha bem várias sobremesas.
Outras opções de cerveja: Burgman Sout, Saint Bier Stout.
12 – Mikkeller Milk Stout (6% ABV)
Estilo: Sweet Stout.
Para representar o estilo que leva lactose antes do seu envase, escolhi a cerveja dinamarquesa itinerante. A bebida preta e com boa formação de espuma, oferece um aroma de chocolate, café e leite. No sabor, a clássica combinação café com leite, com uma leve acidez.
Outras opções de cerveja: Rogue Chocolate Stout, Samuel Adams Cream Stout.
Mais informações sobre: Mikkeller Milk Stout
13 – North Coast Old Rasputin (9% ABV)
Estilo: Russian Imperial Stout.
Estilo de cerveja produzido que desde o século 18 para os ingleses que abasteciam a corte de Catarina II, na Rússia, a Old Rasputin desenvolveu um culto de seguidores por onde é servida. O rótulo ganhou mais lúpulo e maltes tostados. Uma cerveja de coloração preta, com forte sabor maltado, lembrando chocolate amargo, café e alcatrão. Nota herbal do lúpulo e final seco.
Outras opções de cerveja: Colorado Ithaca, Tupiniquim Imperial Stout.
14 – Fuller’s Golden Pride (8,5% ABV)
Estilo: Barley Wine.
Outro rótulo da cervejaria Fuller’s, a Golden Pride é uma Strong Ale bastante aromática e complexa. As notas de laranja torrada e notas de frutas secas estão presentes, esta cerveja possui sabor intenso e duradouro. Os lúpulos Northdown, Challenger e Target em conjunto com o malte crystal, proporcionam a característica marcante da bebida.
Outras opções de cerveja: Bohemia Reserva, Baladin Elixir.
15 – Bodebrown Wee Heavy (7,2% ABV)
Estilo: Strong Scotch Ale.
Para representar o estilo escocês do século 18, aposto na cervejaria brasileira eleita melhor do ano em 2014. Foi uma das primeiras cervejas da Bodebrown, 1ª do estilo no Brasil e premiada com uma Medalha de Ouro no Mondial de La Bière no Canadá em 2011. É uma clássica Scotch Ale, alcoólica, encorpada com doçura residual do malte evidente, aromas maltados, tostados, turfados e caramelados.
Outras opções de cerveja: Founders Backwoods Bastard, San Diego Scotch Ale.
* Drinkability: Característica que mede quando uma cerveja é agradável e pode provocar o consumo novamente.
**IBU: unidade de amargor da cerveja.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso