Bonés são práticos e a gente sempre se sente em casa quando coloca um. Não importa se o boné só vai ficar na nossa cabeça no caminho até o trabalho: o simples fato de estar com ele traz segurança e conforto para qualquer rotina.
Muita gente acredita que o boné é uma peça transgressora e, por isso, não segue normas de estilo. O boné não é limitado e nem se prende nas regras da moda e, por isso, ele é a peça favorita de tanta gente.
+ Bonés: melhores ocasiões e boas peças para combinar
+ Dicas simples para usar bonés
Você também pensa assim? Então, temos uma notícia que pode te abalar: o boné, assim como qualquer item de vestuário, faz parte da moda. A sua atitude e a sua vontade de transmitir através de peças despojadas a sua despreocupação com a moda, aliás, é um manifesto de estilo.
Nós já falamos por aqui sobre a importância de estar bem vestido para a sua carreira e para a sua vida pessoal. Vestir uma roupa do jeito certo, com o corte certo e com os acessórios certos vai te deixar extremamente confiante e te fazer transmitir uma imagem agradável.
Se o boné faz parte da sua personalidade, você também precisa saber como usá-lo da melhor maneira possível para que ele transmita uma imagem positiva sobre você, e não negativa.
Para te ajudar, separamos 5 regras de estilo compartilhadas por especialistas:
Tire o adesivo da marca da aba do boné
Parece sinônimo de estilo andar por aí com o adesivo da marca preso na aba do boné, mas não é – por mais que você seja louco pela empresa.
Se o time que assinou o boné ou se a marca que você curte quisessem que a informação fosse permanente, eles a teriam costurado em vez de colocá-la em um adesivo.
Use bonés do seu tamanho
Assim como as roupas, os bonés precisam se encaixar na sua cabeça e não devem ficar largos ou apertados demais.
Usar um boné maior que fica caindo na sua testa pode parecer legal, mas não é. Procurar o tamanho perfeito pra sua cabeça nem é tão difícil, já que você pode regular a circunferência na hora de vestir.
Você pode conseguir o mesmo estilo despojado vestindo um boné de aba reta que fique firme na sua cabeça, então, pra quê fazer feio com um número maior?
Não entorte seu boné
O boné tem uma função clara: proteger o seu rosto do sol e, quando a aba está para trás, proteger sua testa do suor. É claro que assim como toda peça de roupa, o boné pode ser apenas um acessório de moda, mas não vamos esquecer da sua função básica e nem ignorá-la ao ponto de tirar completamente o seu sentido.
Pra quê usar um boné completamente torto pra sair na rua? Além de não ser visualmente agradável – as proporções do seu rosto ficam bagunçadas e o resultado não é nada atraente, o boné torto pode fazer o seu rosto ficar bronzeado de um lado e do outro, não. Isso não acontece de um dia para o outro, mas experimenta usar um boné desse jeito todos os dias por alguns meses e você vai se surpreender com o resultado.
Entenda o formato do seu rosto
Beleza: você curte boné de baseball com a aba arredondada mas já tem o rosto bem redondo? Então talvez seja melhor apostar em um boné de aba reta. É claro que você pode usar o que quiser, mas, quando o assunto é harmonia visual, é melhor procurar o equilíbrio.
Rostos longos, por exemplo, combinam bastante com bonés jogados para trás. Rostos mais finos, entretanto, não ficam tão legais com bonés de aba reta: nesse caso, a melhor opção é um boné de baseball ou qualquer um com a aba mais arredondada.
Não vista o que você não é
Sabe aquela história clássica do garoto que usa uma camiseta do Ramones mas não conhece uma música sequer? Não seja esse garoto. Não use o boné de um time se você não torce por ele – por mais que seja um time lá de fora e que pouca gente conheça.
Quando alguém reconhecer, ou, pior, quando alguém torcer pelo time que está no seu boné e você não conhecer nada sobre ele o clima vai ficar bem chato. Então, não arrisque!
Por último: não tenha medo de mostrar seu estilo para o mundo. Por mais que você trabalhe em um escritório cuja regra seja usar terno e gravata, você pode vestir seu boné no caminho ou até na hora do almoço, o importante é se sentir bem e não perder a sua essência.