Queda de cabelo em adolescentes: o que fazer?

Queda de cabelo em adolescentes é um problema

Ir perdendo o cabelo com a idade é normal. Além dos motivos genéticos, há vários outros fatores, como o estrese e outras doenças, que podem provocar isso. Mas quando a queda de cabelo é em adolescentes (e até em crianças) é bom ficar de olho.

Sim, adolescentes também podem enfrentar perdas abruptas e severas de fios de cabelo. Ao perceber falhas, é preciso procurar ajuda. Jovens têm particularidades e não estão biologicamente maduros o suficiente para receber os mesmos tratamentos de adultos, por exemplo.

O que causa a perda de cabelo em adolescentes

“Crianças e adolescentes até 14 anos desenvolvem diversos tipos de queda de cabelo”, explica o médico e tricologista Ademir Leite Junior. “A maioria é vinculada ao estresse, cobranças de vida e ansiedade”, completa.

O médico explica que a perda de cabelos que se propaga formando falhas circulares é um tipo específico de alopecia, chamada alopecia areata – já falamos de tipos de alopecia aqui. As causas para a alopecia podem vir de diversos fatores e, em crianças e jovens, principalmente de desordens emocionais, traumas físicos ou questões genéticas.

A calvície também tem aparecido mais precocemente, inclusive em meninas. Segundo o tricologista, a “culpa” pode ser dos hormônios esteroides que atuam na pele e passam a interferir no comportamento das raízes capilares.

O que fazer quando jovens começam a perder o cabelo

Como é o tratamento?

Não é o mesmo para homens adultos. Dr. Ademir esclarece que “crianças e adolescentes nem sempre podem usar tratamentos semelhantes aos de adultos e precisam ser, eventualmente, tratados em parceria com psicólogos”. As terapias capilares são, assim, combinadas com abordagens terapêuticas da saúde mental. Todos os medicamentos também devem ser orientadas segundo critérios seguros de posologia.

De qualquer forma, independente do problema, a recomendação médica é de que a família toda se engaje no tratamento. São os parentes mais próximos que ajudam a manter o tratamento em dia e podem contribuir muito para o suporte emocional de quem perde cabelo antes da hora.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Stock Images by Depositphotos
Tudo na mão para você ficar ON
Homem também tem que ter estilo
A Pod360 ajuda você na construção do seu podcast.
Loja oficial do Manual do Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »