Erros da adolescência: como aprender com eles

Erros da adolescência: como aprender com eles

Ah, os erros da adolescência! Como viver sem eles?

Todos nos lembramos da nossa adolescência, embora haja momentos em que realmente preferiríamos não lembrar. Ser adolescente nos dá a chance de aprender sobre quem somos.


Erros da adolescência: como aprender com eles

É uma chance de nos confundirmos e nos envergonharmos sem sermos julgados como adultos.

Por isso erramos tanto. E errar, na verdade, faz parte do processo de amadurecimento. Então, como aprender com os erros da adolescência?

Podemos aprender a escutar nossos pais

Erros da adolescência: como aprender com eles

Com certeza, não ouvir os mais velhos é um dos piores e mais comuns erros da adolescência.

Pode parecer chato ler algo assim quando se é adolescente, mas a verdade é que, bom, é importante escutar os seus pais.

Este é o erro mais comum cometido pelos adolescentes. Às vezes, eles não ouvem seus pais e também não escutam as pessoas mais velhas.

Os pais, em sua maioria, sempre querem que seus filhos se deem bem na vida e não repitam os erros que eles cometeram. Então, eles nos guiam, ou nos dizem as coisas que deveriam ser feitas e quais atitudes não deveriam ser tomados.

Nós, adolescentes, não percebemos isso e acabamos fazendo algo que não deveria ser feito. E, obviamente, lamentamos mais tarde.

Podemos aprender a passar menos tempo colados na internet

Erros da adolescência: como aprender com eles

Deve-se notar aqui que eu não quero dizer que as pessoas apenas “desperdiçam” seu tempo na internet ou no celular. Mas, adolescentes (não todos) gastam muito tempo em coisas que são apenas perda de tempo. Como alguns aplicativos e etc.

Embora seja bom matar o tempo, às vezes isso leva ao desperdício de tempo.

Internet, é óbvio, pode ser usada ​​para aprender coisas, mas passar tempo demais no computador pode prejudicar a vida de inúmeras maneiras, tirar tempo que deveria ser utilizado para estudo ou para conviver fisicamente com outras pessoas (entenda como quiser).

Sejamos realistas: é impossível ficar desconectado. Porém, é importante equilibrar o tempo para não ser completamente sugado pelas redes sociais.

Podemos aprender como entender nossos sentimentos

Erros da adolescência: como aprender com eles

Adolescentes nem sempre diferenciam com facilidade o que é amor, tesão, paixão ou apenas um crush – aliás, na vida adulta já é difícil diferir, imagine só na adolescência.

Nós sempre confundimos tesão com amor, e isso pode acabar nos machucando – e machucando outra pessoa. Na adolescência, isso é ainda pior. Por isso, é importante aprender isso o quanto antes.

Tomar decisões de acordo com os seus amigos NÃO é legal

Erros da adolescência: como aprender com eles

Outro exemplo bem comum entre os erros da adolescência.

Na adolescência nós tendemos a tomar nossas decisões com base em nossos amigos. Eu mesmo fiz isso e me arrependo bastante agora.

Por isso, é importante pensar de forma independente e, se possível, pedir a opinião de pessoas mais experientes.

Não é legal fazer algo apenas porque todo mundo está fazendo.

Fazer sexo desprotegido é um dos piores erros da adolescência

Erros da adolescência: como aprender com eles

Transar sem proteção é um dos piores erros que você pode cometer na adolescência – e depois dela, é claro. Mas na época da juventude, os hormônios e a insegurança podem acabar nos impedindo de raciocinar direito e, nessa confusão, erros gravíssimos podem acabar acontecendo.

Transar sem camisinha é um desses erros. Você pode pegar uma DST e acabar engravidando alguma garota por apenas alguns segundos de falta de bom senso. Por isso, acredite quando dizem que usar camisinha é importante.

Estamos tendo um aumento nos casos de sífilis e outras DSTs que até então estavam praticamente erradicadas do país. Por isso, se cuide!

Leia mais

Erros da adolescência: como aprender com eles

>

Um dos maiores erros da adolescência é ler pouco e dar pouco valor para a literatura.

Ler vai te tornar alguém melhor e te fazer entender o mundo de outra forma. Ler vai te tornar mais empático.

Novelas de mistério, thrillers, livros de romance. Não importa o gênero! Apenas leia. Você vai agradecer mais tarde por ter tomado essa decisão, e abrir mão da leitura na adolescência é um péssimo passo para a sua carreira no futuro.

Por fim: aproveite. A adolescência é uma das fases mais leves da vida.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »