Veja por que você deve se preocupar ainda mais com DSTs hoje em dia!

DSTs estão mais resistentes aos tratamentos convencionais

Você ainda arrisca e transa sem camisinha? Infelizmente, você não está sozinho. Em 2015, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 45% dos brasileiros costuma fazer o mesmo.

+ Conheça as principais DSTs e o que fazer se transou sem camisinha

Essa estatística assustadora pode ser um dos principais fatores para o aumento nos casos de DSTs no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 340 milhões de pessoas são infectadas todos os anos com DSTs, e dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 13 milhões de brasileiros já sentiram algum sintoma de DST- mas nem todos procuram um médico.

Recentemente, o Ministério da Saúde também alertou a população que o Brasil vive uma epidemia de sífilis.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Se esse cenário alarmista ainda não foi o suficiente para te convencer que você precisa usar camisinha, temos a cereja do bolo:

A clamídia, a gonorreia e a sífilis estão mais fortes do que nunca, em crescente resistência aos antibióticos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) até divulgou um alerta sobre isso.

DSTs estão mais resistentes aos tratamentos convencionais

Essas três DSTs causadas por bactérias são geralmente curáveis com antibióticos. Porém, a falta de diagnóstico, o mau uso de medicamentos e a prescrição excessiva dos mesmos remédios resultaram na resistência aos efeitos dos antibióticos e reduziram as opções de tratamento.

Você já deve ter ouvido falar sobre o fortalecimento de bactérias – principalmente porque a um tempo é necessário apresentar a receita médica para comprar antibiótico – mas, se você ainda não entende muito bem como isso funciona, vamos explicar: quando ficamos doentes, centenas de bactérias aparecem no nosso organismo. Ao tomarmos antibiótico, nós matamos as bactérias.

Mas você já se sentiu tão bem que achou melhor parar de tomar o antibiótico antes do período prescrito pelo médico? Com certeza sim. E esse é o problema! Quando interrompemos o uso, podemos deixar de matar algumas bactérias, e são elas que se tornam resistentes ao antibiótico.

Ana Cristina Gales, infectologista e professora da Unifesp, complementou essa explicação em uma entrevista para o UOL: “E não é porque você nunca tomou um antibiótico errado na vida que não precisa se preocupar. Você pode ser infectado de primeira por bactérias mais resistentes que foram selecionadas em outro organismo”.

A estimativa da OMS é de que, a cada ano, 131 milhões de pessoas são infectadas com clamídia; 78 milhões com gonorreia; e 5,6 milhões com sífilis.

DSTs estão mais resistentes aos tratamentos convencionais

Entre as três doenças, foi a gonorreia que desenvolveu a maior resistência aos medicamentos: foram identificadas cepas de N. gonorrhoeae multirresistentes que não reagem diante de nenhum dos antibióticos existentes.

Para tentar impedir o avanço das superbactérias, a solução sugerida no guia da OMS é o uso de antibióticos mais eficazes e, é claro, o reforço da necessidade de usar a dosagem correta, pelo período e horário prescrito pelo médico.

Porém, Ana Cristina Gales faz outro alerta: “Um remédio mais eficaz vai resolver o problema agora. Mas podemos entrar em um ciclo vicioso”.

Ou seja, os antibióticos mais comuns não serão mais usados e novos medicamentos mais eficazes serão distribuídos em larga escala. Daqui alguns anos, as bactérias também podem ficar resistentes a eles e o ciclo vai se repetir.

Então a melhor forma de prevenção continua sendo a mesma: use camisinha. 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »