A ciência diz que psicopatas tendem a tolerar mais ambientes estressantes, ou seja, aqueles que gostam e aguentam seguir carreira em determinadas profissões provavelmente (segundo essa lógica) têm um nível de psicopatia mais elevado.
Aliás, psicopatas se saem melhor quando precisam tomar decisões frias e objetivas ou quando vivem em um mundo cheio de status, poder e glamour.
Uma pesquisa realizada pelo psicólogo Kevin Dutton, da Universidade de Oxford, concluiu que os psicopatas se sentem melhor nas seguintes funções:
- Presidentes de empresa
- Advogados
- Profissional de rádio e tevê
- Vendedor
- Jornalista
- Policial
- Pastores e padres
- Chef de cozinha
- Funcionários públicos
Além da escolha profissional, os psicopatas também compartilham outra característica: a dificuldade em diferenciar cheiros.
Maluquice, não é? Mas pesquisadores australianos descobriram isso quando pediram para que 79 jovens respondessem um teste de personalidade e cheirassem 19 aromas (couro, café e etc). Segundo uma matéria publicada na revista Superinteressante, quanto mais psicopata, maior a dificuldade para identificar odores.
A culpa é do córtex orbitofrontal. Em pessoas menos empáticas, essa área não funciona tão bem como deveria.
Ironicamente, a profissão de chef de cozinha está em oitavo lugar no ranking.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso