Fazer o dia render é um dos grandes desafios da atualidade. O mundo anda tão imediatista, que por mais que a gente trabalhe, parece que nunca é suficiente, não é mesmo?
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Parte do processo de fazer o seu dia render está em uma rotina de hábitos que contribuam para esse rendimento. Por isso, separamos essas 6 dicas que vão te ajudar muito a ter um dia super produtivo.
Defina os objetivos do dia em uma lista
Um dia antes faça uma lista com as coisas que você precisa fazer no dia seguinte. Isso vai te ajudar a ter uma noção mais clara da sua produtividade.
Coloque tudo nesta lista. Se quiser, pode dividir entre tarefas domésticas, estudos, trabalhos e lazer. Mas coloque todas as atividades. Pode ser como no exemplo abaixo.
Após realizar cada atividade, risque da lista. No fim do dia, você pode conferir sua produtividade através das coisas finalizadas. Mas lembre-se de preparar uma lista que seja plausível. Não criei uma lista enorme, pois as chances de a produtividade ser menor são grandes, neste caso.
Por isso, comece aos poucos. E saiba que não faz mal não conseguir fazer tudo de primeira. Amanhã é um novo dia e você pode tentar mais uma vez.
Pratique alguma atividade física antes das suas tarefas
Praticar uma atividade física logo pela manhã, ajuda a despertar o corpo. Quando você começa a manter uma rotina de atividades físicas, seu dia começa a render melhor.
Isso se deve ao fato de que os exercícios estimulam seu corpo, fazendo com que você tenha mais disposição no decorrer do dia.
Você não precisa começar direto no crossfit. Você pode começar com exercícios aeróbicos simples, como dançar, pular corda e caminhar ou correr. Comece com 10 minutinhos por dia, aumente o tempo conforme se sentir pronto
Tenha uma garrafa de água ao seu lado
A hidratação é a parte mais importante do seu dia. Por isso, tenha sempre uma garrafa de água ao seu lado. De preferência, uma de 1 litro ou mais.
Isso porque quando estamos procrastinando, tendemos a encontrar motivos para para o que estamos fazendo. Levantar com a desculpa de que vai pegar água, pode se tornar uma pausa para mexer no celular. Você pode perder o foco e acabar influenciando no seu rendimento.
Por isso, deixe a garrafa de água ao seu lado e beba regularmente. Existem alguns aplicativos que podem te ajudar a lembrar de beber água. Experimente baixar um, que pode contribuir para sua hidratação.
Se possível, desligue as notificações
Defina um tempo para que você fique em foco total.. Existe a técnica pomodoro, por exemplo, onde você permanece em foco total por 25 minutos e faz uma pausa de 5 minutos para um café, por exemplo.
Se você está de home office, dificilmente você vai conseguir desligar todas as notificações. Mas tente desligar notificações de aplicativos específicos e criar pequenas metas de foco. Deixar o celular com a tela virada para baixo ajuda. Isso porque mesmo que ele acenda, você não verá, então seu foco não vai se desviar para aquilo.
Faça pausas programadas
Ter um dia produtivo não significa trabalhar o dia inteiro sem parar. Você precisa fazer pausas. Saber a hora de descansar é importante.
Se a sua jornada de trabalho começa, por exemplo, às 8h. Defina o horário que você vai almoçar, mas defina uma pausa antes disso, para fazer um lanche leve. Nessa primeira pausa, você pode comer uma fruta, olhar as redes sociais, preparar um café ou chá e volte a trabalhar em seguida.
Tente fazer essa pausa ter, no máximo, 20 minutos. É um bom tempo para você voltar à rotina disposto e pronto para trabalhar até a hora do almoço. Na hora do almoço, desligue-se do trabalho. É extremamente importante que essa seja uma hora de descanso. Você ainda tem metade do dia pela frente e precisa estar pronto para isso.
Cerca de 2 a 3 após o almoço, faça mais uma pausa. No mesmo esquema da pausa da manhã. Em seguida, finalize seu dia de trabalho produtivo.
Faça uma coisa de cada vez
Nós temos a mania de achar que estamos sendo produtivos quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Na verdade, estamos apenas nos sobrecarregando. Por isso, para fazer o dia render é importante que você faça uma coisa de cada vez e definir prioridades.
Você pode responder aquele e-mail, depois de terminar o relatório. Quando não definimos prioridades, acabamos fazendo o que é menos importante primeiro, e deixando o que realmente importa para depois.
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