Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma nota apresentando os principais produtos que podem substituir o álcool em gel 70% para limpar superfícies.
- Saiba como fazer a máscara contra o coronavírus em casa
- Conheça 16 equipamentos para montar seu treino em casa
- Não tem álcool em gel? Descubra como higienizar a sua mão
Este produtos têm ação de desinfectar os objetos e superfícies que podem estar contaminados pelo novo Coronavírus (Covid-19).
A nota tem por objetivo esclarecer como funciona a antissepsia do novo coronavírus, além de fornecer alternativas ao uso de produtos à base de álcool, tendo em vista a grande procura, escassez e alta nos preços.
Produtos alternativos
Confira abaixo a relação de produtos alternativos ao álcool em gel 70% que são tão eficientes quanto este para limpeza de objetos e superfícies:
- hipoclorito de sódio a 0,5%;
- alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
- iodopovidona (1%);
- peróxido de hidrogênio 0,5%;
- ácido peracético 0,5%;
- quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%;
- compostos fenólicos;
- desinfetantes de uso geral com ação contra vírus
Segundo a Anvisa, as ‘toalhas com desinfetante’ servem para a limpeza, mas como a superfície higienizada não permanece molhada por mais do que alguns segundos, provavelmente não são muito úteis contra o coronavírus.
De acordo com a nota, não é recomendado o uso de alguns materiais e equipamentos para desinfecção de superfícies e objetos, tais como vassouras e esfregões secos, nebulizadores e termonebulizadores ou frascos de spray com prepelente.
Como fazer
Recomenda-se que os desinfetantes fiquem em contato direto com o objeto a ser limpo por 5 a 10 minutos. Não enxague de imediato o local, dê um prazo suficiente para que o produto destrua o vírus.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso