Saiba quais produtos que podem substituir o álcool em gel 70% para limpar superfícies (segundo Anvisa)

Saiba quais produtos que podem substituir o álcool em gel 70%

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma nota apresentando os principais produtos que podem substituir o álcool em gel 70% para limpar superfícies.

Este produtos têm ação de desinfectar os objetos e superfícies que podem estar contaminados pelo novo Coronavírus (Covid-19).

A nota tem por objetivo esclarecer como funciona a antissepsia do novo coronavírus, além de fornecer alternativas ao uso de produtos à base de álcool, tendo em vista a grande procura, escassez e alta nos preços.

Produtos alternativos

Saiba quais produtos que podem substituir o álcool em gel 70%

Confira abaixo a relação de produtos alternativos ao álcool em gel 70% que são tão eficientes quanto este para limpeza de objetos e superfícies:

  • hipoclorito de sódio a 0,5%;
  • alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
  • iodopovidona (1%);
  • peróxido de hidrogênio 0,5%;
  • ácido peracético 0,5%;
  • quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%;
  • compostos fenólicos;
  • desinfetantes de uso geral com ação contra vírus

Segundo a Anvisa, as ‘toalhas com desinfetante’ servem para a limpeza, mas como a superfície higienizada não permanece molhada por mais do que alguns segundos, provavelmente não são muito úteis contra o coronavírus.

De acordo com a nota, não é recomendado o uso de alguns materiais e equipamentos para desinfecção de superfícies e objetos, tais como vassouras e esfregões secos, nebulizadores e termonebulizadores ou frascos de spray com prepelente.

Como fazer

Recomenda-se que os desinfetantes fiquem em contato direto com o objeto a ser limpo por 5 a 10 minutos. Não enxague de imediato o local, dê um prazo suficiente para que o produto destrua o vírus.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »