Você sente que mesmo mantendo uma rotina de limpeza e hidratação a sua pele não está lisa e sem impurezas? Isso é porque, às vezes, nós temos hábitos que podem estar destruindo a nossa pele – e a gente nem sabe.
- 12 produtos básicos de cuidado masculino que você deveria ter
- Autocuidado masculino: as práticas que todo homem deveria adotar
Por isso, separamos 8 práticas para você parar ou evitar de fazer no dia-a-dia. E, claro, não esqueça de lavar o rosto todo dia com um sabonete especial para a sua pele.
Ingerir álcool
Quem não curte uma cerveja gelada em um churrasco com os amigos? Mas, infelizmente, o excesso de álcool pode ser prejudicial não só para a sua saúde, mas também para a sua pele.
As bebidas alcóolicas podem afetar a circulação sanguínea, a produção de colágeno e a cicatrização, destruindo completamente a sua pele.
Fumar cigarro
Quem fuma cigarro tem completa consciência de que o hábito faz mal para a saúde – afinal o pacote da embalagem já diz tudo. Mas além de estragar o seu pulmão, fumar tabaco também é um dos hábitos que está destruindo a sua pele.
O cigarro tem substâncias que aumentam a liberação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular – por isso, muitas pessoas que fumam têm a pele envelhecida e cheia de rugas.
O tabaco também apresenta substâncias tóxicas que, assim como o álcool, afetam a circulação sanguínea, prejudicando a síntese do colágeno.
Não lavar a fronha do travesseiro
Fronhas e lençóis acumulam muito ácaro, por isso é recomendada a lavagem duas vezes na semana. As fronhas ficam em contato com nosso rosto por muito tempo, caso não seja higienizadas corretamente, tendem a acumular ácaros e esses ácaros farão contato com o rosto. O que pode causar problemas na sua pele.
Por isso também é importante fazer a limpeza do rosto corretamente.
Não usar protetor solar
Para aqueles que não sabem, usar protetor solar é um dos cuidados para a pele que você deve tomar todos os dias – mesmo em dias pouco ensolarados.
Os raios ultravioletas são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e, por isso, se proteger do sol é fundamental para manter a saúde da sua pele.
O Conselho Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), recomenda os protetores com Fator de Proteção Solar (FPS) a partir de 30.
Tomar banho muito quente
A gente já sabe que o banho muito quente pode estragar o seu cabelo, mas ele também pode estar prejudicando a sua pele.
Isso porque a água em alta temperatura remove a lubrificação natural da pele, deixando-a ressecada e com aspecto quebradiço.
Mas não se preocupe, não é preciso tomar um banho gelado para ter a pele tão macia quanto a bunda de um bebê, vale apenas diminuir um pouco a temperatura da água, deixando ela morna.
Passar a mão no rosto
Passar a mão no rosto é um péssimo hábito, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Mas esta mania pode estar te impedindo de ter a pele dos sonhos.
Como as nossas mãos estão constantemente sujas e cheias de bactérias, ao tocarmos o rosto, estamos transmitindo todas essas impurezas para a pele, deixando ela mais oleosa.
Ter uma alimentação ruim
Manter uma alimentação ruim é prejudicial não apenas à saúde, mas também à aparência da pele. Uma dieta a base de açúcar, gordura e alimentos industrializados pode ser um dos hábitos que mais está destruindo a sua pele.
Isso se deve ao fato de que esses alimentos favorecem a inflamação na pele, causando acnes, deixando a pele oleosa e contribuindo para o envelhecimento precoce das células..
A ingestão excessiva de açúcares pode colaborar para o processo de glicação (quando as fibras de colágeno endurecem), o que deixa a sua pele sem flexibilidade.
Beber pouca água
Beber pouca água não só pode te levar a ter pedras no rim, como também afeta diretamente na aparência da sua pele. Isso porque a desidratação pode fazer com que sua pele fique seca e até causar rachaduras.
Então, se você é uma daquelas pessoas que não bebe pelo menos 2 litros de água por dia, está na hora de ter esse costume.
O consumo adequado de água, além de ajudar no seu funcionamento do seu organismo, te ajuda a ter a pele dos sonhos. Então, depois de ler essa matéria, vá encher uma garrafinha de água!
Espremer cravos e espinhas
Tem gente que ama tanto espremer espinha que pede até para espremer as dos outros. E, apesar de ser extremamente prazeroso para alguns, esse hábito está destruindo a sua pele.
Mesmo sendo extremamente tentador, o mais recomendado é deixar as espinhas secarem naturalmente. Isso porque ao cutucarmos a pele, deixamos feridas abertas para bactérias, além de manchar a pele e deixar possíveis cicatrizes.
Caso você esteja com muitos cravos e espinhas na pele, o melhor a se fazer é consultar um médico para resolver a sua situação, e nunca espremer cravos e espinhas.
Pronto, agora nada te impede de ter a pele perfeita!
Gostou desse conteúdo? Confira também!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso