Com a temporada de calor, vem com ela a necessidade de se proteger ainda mais dos raios do sol. Os efeitos nocivos dos raios ultra-violetas vão para além de pequenas queimaduras. Doenças de pele e câncer podem ser consequências de uma pessoa descuidada.
Para que isso não ocorra, o filtro solar é um grande aliado. Elencamos os erros mais comuns na hora de usar o protetor solar.
1# Não aplicar o protetor solar diariamente
Ao contrário do que parece, o filtro solar não serve só para dias ensolarados. Mesmo em dias nublados, os raios ultravioletas (UV) afetam a pele. Além do mais, o uso deve ocorrer em todas as estações do ano e não só no verão.
Além do tradicional filtro solar, dependendo da situação, você precisa uma proteção extra. Chapéus, óculos de sol, protetor labial, entre outros.
2# Usar o filtro solar só quando tiver contato com água
Outro equívoco grande é usar o filtro somente na praia ou na piscina. O produto precisa ser usado na rotina do seu dia-a-dia, tanto no meio quanto no fim de semana.
3# Aproveitar o protetor do verão passado
Cuidado ao reaproveitar o filtro solar do verão anterior. Produtos com prazo de validade vencido podem perder o princípio ativo, não tendo o efeito de proteção devido.
4# Passar uma camada bem fina do protetor na pele
Não precisa ficar ‘miguelando’ na hora de passar o filtro na pele. Especialistas indicam que adultos usem cerca de 30g de protetor solar para ter uma proteção eficaz e adequada.
5# Proteger todas as partes expostas
O rosto, braço e pernas são o padrão na hora de passar o protetor. Mas, algumas áreas são negligenciadas e também precisam de atenção. Costas, orelhas, pés são áreas expostas que normalmente ficam sem proteção.
6# Não reaplicar o protetor solar
O filtro solar não é uma capa mágica que, basta usar uma vez e ela protegerá por todo sempre. Durante o dia, o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas. Se entrar na água, ou praticar uma atividade física, deve recolocá-lo logo após a atividade.
Vale lembrar que, mesmo os protetores resistentes à água precisam de reaplicação. A camada de proteção falha após o contato com a umidade.
7# Usar protetor solar para o outro tipo de pele
Escolha o produto de acordo com seu tipo de pele e com o fator de proteção correto. Caso contrário, pode ocasionar problemas como ressecamento, espinhas e cravos. A dica é usar cremes e loções para pele seca, gel e loções oil-free para pele oleosa.
8# Passar o protetor após sair de casa
Para conseguir uma proteção efetiva, o filtro deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar, para que possa ser absorvido pela pele.
9# Praticar esportes sem protetor específico
Quem pratica esportes com contato direto com o sol acaba perdendo a proteção junto com o suor que escorre da pele. Para conquistar mais eficiência, recomenda-se o uso de filtros com dióxido de titânio e óxido de zinco na fórmula, uma vez que essas substâncias formam uma barreira física.
10# Não aplicar protetor nas áreas do corpo cobertas com roupa
Não é porque a área vai ficar por baixo da sunga ou de camisetas que você não precisa se proteger. É fundamental usar o filtro em todas as partes do corpo, já que raios solares também penetram em certas fibras e tecidos.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso