10 Erros mais comuns na hora de usar protetor solar

Shutterstock

 

Com a temporada de calor, vem com ela a necessidade de se proteger ainda mais dos raios do sol. Os efeitos nocivos dos raios ultra-violetas vão para além de pequenas queimaduras. Doenças de pele e câncer podem ser consequências de uma pessoa descuidada.

Para que isso não ocorra, o filtro solar é um grande aliado. Elencamos os erros mais comuns na hora de usar o protetor solar.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

1# Não aplicar o protetor solar diariamente

Ao contrário do que parece, o filtro solar não serve só para dias ensolarados. Mesmo em dias nublados, os raios ultravioletas (UV) afetam a pele. Além do mais, o uso deve ocorrer em todas as estações do ano e não só no verão.

Além do tradicional filtro solar, dependendo da situação, você precisa uma proteção extra. Chapéus, óculos de sol, protetor labial, entre outros.

2# Usar o filtro solar só quando tiver contato com água

Shutterstock

 

Outro equívoco grande é usar o filtro somente na praia ou na piscina. O produto precisa ser usado na rotina do seu dia-a-dia, tanto no meio quanto no fim de semana.

3# Aproveitar o protetor do verão passado

Cuidado ao reaproveitar o filtro solar do verão anterior. Produtos com prazo de validade vencido podem perder o princípio ativo, não tendo o efeito de proteção devido.

4# Passar uma camada bem fina do protetor na pele

Shutterstock

 

Não precisa ficar ‘miguelando’ na hora de passar o filtro na pele. Especialistas indicam que adultos usem cerca de 30g de protetor solar para ter uma proteção eficaz e adequada.

5# Proteger todas as partes expostas

O rosto, braço e pernas são o padrão na hora de passar o protetor. Mas, algumas áreas são negligenciadas e também precisam de atenção. Costas, orelhas, pés são áreas expostas que normalmente ficam sem proteção.

6# Não reaplicar o protetor solar

Shutterstock

 

O filtro solar não é uma capa mágica que, basta usar uma vez e ela protegerá por todo sempre. Durante o dia, o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas. Se entrar na água, ou praticar uma atividade física, deve recolocá-lo logo após a atividade.

Vale lembrar que, mesmo os protetores resistentes à água precisam de reaplicação. A camada de proteção falha após o contato com a umidade.

7# Usar protetor solar para o outro tipo de pele

Escolha o produto de acordo com seu tipo de pele e com o fator de proteção correto. Caso contrário, pode ocasionar problemas como ressecamento, espinhas e cravos. A dica é usar cremes e loções para pele seca, gel e loções oil-free para pele oleosa.

8# Passar o protetor após sair de casa

Shutterstock

 

Para conseguir uma proteção efetiva, o filtro deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar, para que possa ser absorvido pela pele.

9# Praticar esportes sem protetor específico

Quem pratica esportes com contato direto com o sol acaba perdendo a proteção junto com o suor que escorre da pele. Para conquistar mais eficiência, recomenda-se o uso de filtros com dióxido de titânio e óxido de zinco na fórmula, uma vez que essas substâncias formam uma barreira física.

10# Não aplicar protetor nas áreas do corpo cobertas com roupa

Não é porque a área vai ficar por baixo da sunga ou de camisetas que você não precisa se proteger. É fundamental usar o filtro em todas as partes do corpo, já que raios solares também penetram em certas fibras e tecidos.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »