Guia para iniciantes no CrossFit: dicas para potencializar seu treino

O CrossFit se popularizou muito nos últimos anos e, com sua popularização, muita gente começou a treinar sem se preparar direito, e, por isso, se prejudicou fisicamente.

Como o CrossFit envolve exercícios de alta intensidade e treinos mais pesados, você precisa ter uma noção clara das exigências e dos limites do seu corpo. Um bom treinador obviamente vai desenvolver um treino específico pra você e te ajudar a seguir o seu ritmo sem exageros e, com o tempo, você vai acabar chegando mais longe e evoluindo ainda mais a intensidade dos exercícios. Porém, para não se prejudicar logo de cara, todo iniciante precisa seguir um guia.De acordo com profissionais da área entrevistados pelo site Life Hack, nós listamos os principais pontos que você deve prestar atenção na hora de começar a fazer CrossFit.

O que é o CrossFit

Guia para iniciantes no CrossFit: dicas para potencializar seu treino

O CrossFit foi originalmente um programa de força e condicionamento introduzido pela primeira vez para unidades militares de operações especiais, academias de polícia, treinamento de campeões de artes marciais e atletas fortes em todo o mundo.

O treino Consiste em diferentes tipos de exercícios desafiadores que ajudarão a preparar seu corpo para enfrentar praticamente qualquer coisa.

Coisas que você pode não saber sobre CrossFit:

      • Exercícios de CrossFit podem ser realizados facilmente por pessoas de todas as idades. Somente pessoas com histórico de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral precisam tomar mais cuidado na hora de praticar a atividade;
      • Embora o CrossFit inclua movimentos intensos, os iniciantes não precisam dar os passos mais intensos logo no início. Se a capacidade de um indivíduo for de apenas 45kgs, eles devem começar com 45kg, por exemplo, e, mais tarde, passar para pesos mais pesados e para um treinamento mais intenso;
      • Como o CrossFit é um treino intenso, você precisará de muita motivação. Assim, praticar CrossFit em um grupo ou em um ambiente onde as pessoas vão te animar vai ser essencial para você se sentir motivado.

Agora sim, vamos para as dicas:

Faça aquecimento

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O aquecimento é uma parte fundamental em qualquer treino. Você não pode começar a malhar sem aquecer seu corpo. Isso ajuda você a preparar seus músculos para os movimentos durante um treino, e o CrossFit – por ser mais intenso que as formas regulares de treino – requer ainda mais aquecimento, uma vez que os músculos precisam se preparar para uma série de movimentos vigorosos. Então, se aquecer vai te prevenir de lesões musculares.

Consulte um médico antes

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Como já falamos acima, o CrossFit é um treino que pode ser realizado por qualquer pessoa, porém, há exceções. No entanto, as pessoas com histórico de doença cardíaca geralmente são aconselhadas a evitar movimentos intensos. Se você ainda pensa que pode ter um bom desempenho, consulte um médico para saber o que é melhor para você.

Mantenha consistência em seus treinos

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O cronograma padrão para CrossFit indica que ele deve ser realizado três vezes por semana, com um dia de descanso no meio. Mas isso é um pouco demais para um novato ou um iniciante, certo? No começo, você pode seguir um ritmo mais tranquilo e treinar de acordo com suas necessidades musculares e capacidade, afinal, os músculos precisam de um tempo para se recuperar. Mas não fique muito tempo sem treinar!

Trabalhe com técnica

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Ao contrário dos exercícios regulares, você não pode simplesmente aumentar os pesos quando achar que o treino já ficou fácil. O CrossFit aborda técnicas e não se foca exclusivamente no peso levantado. Não se concentre nos pesos que você usa, mas certifique-se de dominar as técnicas que você está fazendo. Mais importante ainda, um treinador é a melhor pessoa para aconselhá-lo na próxima etapa da sua progressão no treino.

Cuidado com a recuperação muscular

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Esta etapa é tão importante quanto o aquecimento. O CrossFit faz você executar exercícios intensos que podem fazer com que os músculos funcionem de forma mais intensa. Você precisa dar aos músculos tempo suficiente para que eles se recuperem, e eles costumam levar entre 24 e 48 horas para se recuperarem naturalmente. Mas se você quiser que eles se recuperem mais cedo, alguns exercícios de alongamento após uma sessão de CrossFit ajudarão a relaxar seus músculos e reduzir a quantidade de dor que você pode experimentar mais tarde.

Mantenha uma dieta saudável

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Todos sabemos que a dieta desempenha um papel importante em tudo o que fazemos. Você precisa de força e motivação para realizar os exercícios incluídos na sua sessão de CrossFit. Assim, uma dieta rica em nutrientes ajudará no fortalecimento da mente e dos músculos também. Há também uma variedade de suplementos naturais de exercícios disponíveis que podem te ajudar, mas, quando optar por uma dieta com suplementos, consulte um nutricionista.

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