Como lidar com o fim de um relacionamento de acordo com a ciência

Existem poucas verdades universais com as quais nós, meros seres humanos, podemos concordar: o cabo USB sempre está de cabeça para baixo na primeira tentativa, todo mundo já cometeu algum erro na vida e términos são um saco.

Felizmente, você pode aplicar um fato comprovado para corrigir o primeiro problema: o pequeno símbolo do USB que você precisa encaixar está no topo do cabo. Términos, porém, não são vencidos pela ciência. Ou pelo menos é nisso que a gente acredita.

Porém, um pequeno e crescente corpo da literatura científica sugere que você possa “piratear” sua separação. Embora não haja uma cura mágica para um coração partido, a pesquisa sugere que existem algumas práticas que você pode fazer para ajudar a superar sua separação, e sair dela uma pessoa melhor e mais casca grossa.

Gary Lewandowski é um pesquisador da Universidade de Monmouth que estuda relacionamentos românticos. Ele fundou o blog ScienceofRelationships.com e conversou com o portal norte-americano Daily Dot sobre algumas dicas, com base em sua própria pesquisa, que você pode usar para se orientar depois do fim de um relacionamento:

Corte todo o contato por um tempo

Como lidar com o fim de um relacionamento de acordo com a ciência

Nos primeiros dias, semanas e até meses depois de uma separação, pode ser tentador pensar que você pode voltar ao modo como as coisas estavam antes de você namorar com a garota – afinal, vocês eram amigos, as coisas eram fáceis. E, depois, vocês chegaram a se amar, não se amaram? Então, por que não tentar de novo? A pesquisa, porém, sugere o contrário. Casais que reatam normalmente são ainda mais infelizes do que eram na primeira vez que namoraram. “Você deve tratar uma ruptura como uma decisão séria – o que quer que tenha causado o fim provavelmente ainda está ‘vivo’, então não há realmente nenhum motivo para voltar atrás nessa decisão”, disse Lewandowski.

A dica, aliás, é cortar o contato até nas redes sociais: “Eu acho que o mais seguro é não seguir e não manter a amizade com a ex nas mídias sociais”, disse Lewandowski. Se você está constantemente seguindo sua ex no Instagram e no Facebook – acredite, todos nós já fizemos isso – pode ser ainda mais difícil superar.

Quando você está chateado por ter sido recentemente descartado, ou se sentindo excluído e ignorado, você precisa de um tempo para si mesmo.

Retome o relacionamento com você mesmo

Como lidar com o fim de um relacionamento de acordo com a ciência

Este é o maior conselho de Lewandowski: volte para seus hobbies antigos. Muitas vezes, quando as pessoas entram em relacionamentos, podem deixar de praticar algumas de suas atividades favoritas porque a parceira não curtia ou não participava delas. Então, volte a fazer o que você amava fazer antes de namorar.

As pessoas nos relacionamentos “tendem a investir nas partes de si mesmas que melhor acomodam seus parceiros”, segundo Lewandowski. E quando essa relação se dissolve, uma parte de sua personalidade se dissolve com ela, disse o pesquisador. Então, redescobrir as coisas que você costumava fazer antes de estar com a sua ex serve como uma lembrança de que você ainda é uma pessoa completa sem ela.

Escreva sobre isso

Como lidar com o fim de um relacionamento de acordo com a ciência

Lewandowski disse que sua pesquisa descobriu que escrever seus pensamentos e sentimentos podem ajudar a superar uma ruptura. Concentrar-se nos resultados positivos do término – como ter mais tempo para seus hobbies, amigos e trabalho, por exemplo – é particularmente útil. “O que você deve evitar é uma ruminação excessiva”, disse Lewandowski. “Depois do término, é normal sentir aquele desejo de continuar falando sobre ele repetidamente. Porém, chega uma hora que isso isso se torna extremamente prejudicial para a sua saúde”.

Talvez não seja uma boa embarcar em outro namoro logo de cara

Como lidar com o fim de um relacionamento de acordo com a ciência

É realmente tentador pensar que a melhor maneira de superar alguém é ficar com outra pessoa. E, embora não haja muita evidência para sugerir diretamente que engatar outro namoro é algo arriscado, Lewandowski acha que pode não ser a coisa mais produtiva pra você fazer.

“Eu acho que as pessoas passam pouco tempo pensando sobre suas escolhas de relacionamento”, disse Lewandowski. “Se você não passar um tempo em profunda reflexão sobre seu relacionamento anterior, você acaba entrando em outro namoro para cometer os mesmos erros”.

Isso é especialmente verdadeiro se seu relacionamento não foi o mais saudável possível. Você deve se perguntar por que você foi atraído por essa pessoa e o que o fez ficar para que a história não se repita.

Porém, novas relações podem ajudar

Como lidar com o fim de um relacionamento de acordo com a ciência

Lewandowski explica: “A longo prazo, uma das coisas que ajuda as pessoas a superar um término é encontrar um relacionamento novo e significativo”. Mas ele advertiu que um relacionamento novo e significativo não é o mesmo que investir em um relacionamento qualquer apenas para não ficar sozinho.

Ele fez uma analogia com a perda de emprego. Você pode arrumar uns bicos para sobreviver ou complementar sua renda por um tempo, mas você quer criar uma carreira nesses bicos ou quer conseguir um emprego que realmente esteja de acordo com seus planos?

Controle suas expectativas

Como lidar com o fim de um relacionamento de acordo com a ciência

Isso é importante para qualquer pessoa depois de um término, não importa se foi você quem terminou ou se você foi quem levou a bota. As pessoas são realmente ruins ao avaliar como elas vão se sentir sobre situações. Um dos estudos de Lewandowski pediu para que as pessoas avaliassem o quão mal elas achariam que se sentiriam se o relacionamento terminasse. Os entrevistados, em sua maioria, disseram que esperavam o pior.

Mas quando ele seguiu com os participantes logo após terem passado por um término, a maioria deles disse que sentia uma mistura de sentimentos positivos e negativos sobre o fim. Apenas uma minoria disse que se sentia exclusivamente mal.

Você vai superar no seu próprio tempo

Como lidar com o fim de um relacionamento de acordo com a ciência

Não há um período de tempo pré definido para que você supere o fim. Às vezes, as pessoas superam bem rapidamente e ficam até felizes com o término. Outras vezes, o término pode parecer destruir alguém por dentro. Porém, se você seguir os conselhos acima, pode ter certeza que vai sobreviver, afinal, você já conheceu alguém que literalmente morreu de amor?

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »