Por que Jackie Chan não faz mais filmes?

Jackie Chan parou de fazer filmes? Sumiu? Por que não o vemos mais tanto como antes? Há algumas razões para isso, e ele mesmo explica aqui.

Por que Jackie Chan parou de fazer filmes?

Quando foi a última vez que você viu um filme com Jackie Chan? Ok, quando foi a última vez que viu um filme NOVO com Jackie Chan? Depois de se tornar uma das maiores estrelas de Hollywood graças ao seu talento para filmes de ação e artes marciais, Jackie Chan sumiu. Ele parou de fazer filmes?

Desde “A Hora do Rush”, de 1998, nos acostumamos a ver o ator de Hong Kong em quase todos os filmes de comédia/ação que tivessem um policial asiático no elenco. E assim Chan se tornou um dos rostos mais conhecidos do mundo. Mas ele praticamente desapareceu dos holofotes globais nos últimos anos. Só quem acompanha o cinema de Hong Kong tem visto suas atuações mais recentes. Por quê?

Em busca de novos papéis

Jackie Chan e Chris Tucker em "A Hora do Rush"

Em uma entrevista ao site português Filmelier, Chan revelou no fim de 2020 por que estava fazendo menos filmes. Sem conseguir encontrar “o roteiro certo”, ele se sentia muito rotulado pelas propostas que chegavam.

“O papel é [sempre] um policial de Hong Kong”, disse. “É por isso que levei sete anos depois de ‘Karate Kid’ para aceitar um papel em outro filme de Hollywood, com ‘O Estrangeiro'”, explicou. “Karate Kid”, o remake, é de 2010; e “O Estrangeiro” saiu em 2017.

Atualmente, Chan quer diversificar seus papéis com trabalhos mais dramáticos. Os personagens nos dois filmes citados acima são os que ele gostaria de fazer daqui para a frente. Em The Karate Kid, Chan interpretou o Sr. Han, um zelador/mestre de kung fu (uma versão atualizada do Senhor Miyagi) que se torna o mentor de Dre Parker (Jaden Smith), um menino de 12 anos que recentemente se mudou para Hong Kong e quer aprender a se defender. Já em “O Estrangeiro”, ele interpretou um ex-agente das forças especiais chamado Ngoc Minh Quan, que se tornou um gerente de restaurante em Londres após a Guerra do Vietnã. Quando sua filha adolescente morre em um atentado terrorista, Minh busca vingança.

Chega uma hora que o corpo não aguenta mais

Por que Jackie Chan parou de fazer filmes?

Essas participações nos filmes de Hollywood permitiram que Chan explorasse um novo território – não o mesmo papel do velho policial de Hong Kong. Mas o ator não está só de saco cheio dos papeis de sempre. Os filmes de ação já não são algo que ele aguenta mais, fisicamente.

Conhecido por fazer todas as suas próprias acrobacias e lutas, sem dublês, ele diz já há alguns anos que está chegando no limite. “Não sou mais jovem”, brincou Chan em uma entrevista no Festival de Cannes em 2012. “Estou muito, muito cansado”, concluiu na ocasião.

Foco no cinema asiático

Jackie Chan no filme Jie you za huo dian (Namiya)

É na Ásia que Chan tem encontrado espaço para mostrar esses “outros lados” ao público – e com menos esforço. No mesmo ano de 2017 em que filmou “O Estrangeiro”, por exemplo, ele foi um humilde dono de mercearia que acolhe jovens que fugiram de casa no drama chinês “Jie You Za Huo Dian”. Depois disso, voltou à telona em obras de fantasia e ficção científica como “A Máscara de Ferro”, de 2019.

Mesmo assim, “Bater ou Correr 3” e “A Hora do Rush 4” estão nos planos para os próximos anos. Talvez esses filmes sejam uma despedida oficial daquele Jackie Chan que aprendemos a amar.

Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso