Inscreva-se no Canal

Como superar um amor que foi foda

Superar um relacionamento péssimo e tóxico é relativamente fácil. Apesar dos traumas que ele pode gerar na nossa vida, a consciência de que o namoro ou casamento foi horrível nos faz querer esquecer tudo de ruim que vivemos.

Porém, quando o relacionamento foi foda, é difícil aceitar que existe luz no fim do túnel e que algo melhor pode acontecer.

Fique tranquilo: existe, sim, luz no fim do túnel e todo aquele papo de autoajuda que a gente cresce ouvindo é verdade. O melhor está por vir e o motivo é bem simples.

Cada relacionamento nos faz ser uma pessoa melhor no próximo e, consequentemente, lidamos melhor com os problemas e com os altos e baixos dos namoros que surgem em seguida. O reflexo esperado é que a outra pessoa se comporte do mesmo jeito e, então, a maturidade emocional é finalmente atingida.

Mas, na verdade, essa maturidade emocional não é um estado constante. Ela é uma conquista diária que só quem já aprendeu muito com relacionamentos passados – ou no próprio relacionamento atual – consegue entender.

O problema é que quando relacionamento termina, fica difícil enxergar que o melhor ainda está por vir e acreditar nessa tal de maturidade emocional.

O problema é que é dói. Dói porque tudo o que você pensa é: “se era ótimo, por que acabou?”. Dói porque foi bom, dói porque quando algo acaba, nossa mente insiste em lembrar apenas das coisas boas e nossas memórias ficam confusas.

Dói porque foi importante, porque marcou, porque te fez crescer, mudar, amadurecer e sonhar.

É por isso que você não supera um amor que foi foda. Você vive com ele pra sempre e leva esse amor para os seus próximos relacionamentos. Afinal, foi esse amor que te mudou e te trilhou para eles.

Quando o amor foi foda, mas terminou, ele segue com você e não dá pra lutar contra isso. Esse é o maior erro daqueles que sofrem pelo fim de uma grande história: querer apagá-la e fingir que ela nunca aconteceu, querer substituí-la.

Ela nunca vai ser substituída. Você vai viver uma história provavelmente melhor, mais intensa e duradoura com outra pessoa, mas são histórias diferentes.

Quando você entender isso, a dor vai ser mais suportável e você vai estar pronto para conhecer outro alguém e viver outras histórias tão ou mais perfeitas que as anteriores.

Chorar depois do término é importante. Ficar em casa por alguns finais de semana, refletir e ouvir as músicas mais tristes possíveis são atitudes fundamentais para equilibrar as emoções.

Mas, nesse processo, você precisa ter em mente que você não vai esquecer esse grande amor, não vai colocar uma pedra em cima e seguir em frente.

Para conseguir se apaixonar novamente, você precisa olhar para trás e aprender com o relacionamento que teve, enxergar o passado para cometer outros erros no futuro, mas não os mesmos que você já cometeu.

Conseguir se apaixonar por outra pessoa é parar de procurar nos outros pequenos detalhes do seu relacionamento passado. Se você se interessar por alguém com o mesmo corte de cabelo ou com a mesma paixão por determinada banda, você vai estar iniciando um novo relacionamento baseado nos fantasmas do anterior.

Você precisa ver em outro alguém características novas e se apaixonar por elas. Mas não precisa fazer isso agora, não precisa largar o seu sofá agora e sair de casa agora, não precisa ir para a balada agora, encher a cara em um bar agora, sair beijando todo mundo agora.

Agora você precisa deixar o tempo fazer o trabalho dele e apenas sentir cada lembrança, aprendizado e arrependimento.

O futuro guarda outras lembranças e outros aprendizados, e você ainda vai se arrepender de muitas coisas, mas se você souber que um grande amor não se apaga, pelo contrário, se leva no peito para caminhar mais longe com um outro alguém, você vai perceber que amar de novo não vai ser tão difícil.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »