10 benefícios do CrossFit para a sua vida

A moda pode ter pegado nos últimos anos, mas a origem do CrossFit é bem mais antiga. A febre de agora teve início nos anos 2000, e o CrossFit foi criado pelo ex-ginasta Greg Glassman, que, ainda quando criança, teve poliomielite e usou uma série específica de exercícios para recuperar sua força. Ele passou por várias academias e realizou vários treinos diferentes, mas não encontrava um que realmente o agradasse e atendesse todas as suas necessidades.

Com o tempo, Greg percebeu que ao combinar o uso de halteres, barras e kettlebells, ele conseguia alcançar melhores resultados em seus exercícios. Depois, quando começou a praticar várias modalidades esportivas, Greg percebeu que encontrava esportistas melhores que eles em atividades específicas, mas não em todas as modalidades combinadas – como levantamento de peso, bicicleta e ginástica por exemplo.

Depois de passar por mais de 7 academias – e ficar infeliz em todas – Greg começou a desenvolver séries de exercícios que se tornariam, mais tarde, os princípios do CrossFit.

Ele buscou criar uma série de exercícios que usasse movimentos básicos que acabamos deixando de lado na vida moderna, como agachar, pular, correr e empurrar coisas. Esses exercícios parecem simples e banais, mas, como são movimentos importantes para facilitar o nosso dia a dia, são fundamentais para o desenvolvimento e para a manutenção das nossas capacidades físicas.

Greg abriu sua academia na Califórnia em 1995, e em 2000, a comunidade de CrossFit foi formalmente instituída.

Curtiu a história? Então, se liga nos 10 benefícios do CrossFit para a sua vida:

A intensidade é ótima para a sua saúde

10 benefícios do CrossFit para a sua vida

CrossFit é um treino rápido e intenso que pode demorar menos de 15 minutos por dia. O treino pode contar com apenas três ou quatro exercícios, como burpees, jogging e agachamentos, mas a idéia é que você siga repetindo a série durante o treino. Por seguir um esquema de “tiro”, o treino é de alto gasto calórico e extremamente eficaz.

Ele é bem motivacional

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A chave para o CrossFit é a intensidade, mas um benefício escondido atrás dessa característica é o viés psicológico do exercício: você se obriga a dar o melhor de si no menor tempo possível. Todo mundo quer resultados, mas nem todo mundo se esforça pra isso. Em uma academia regular, é fácil trapacear os treinos e se enganar, pegando mais leve de vez em quando ou dando uma pausa maior do que a necessária pra aguentar chegar até o fim, mas o treino de CrossFit é feito sob medida, e você e observado o tempo todo – então, não há como fugir.

O tempo é usado da melhor maneira possível

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Em um período de 15 ou 20 minutos, você precisará completar quantas rodadas de um circuito específico você puder. Ao final, devido à intensidade e ao esforço acima mencionados, você terá queimado mais calorias do que queimaria em um treino regular.

É ótimo para criar relações saudáveis

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Muitas vezes, a academia é apenas uma coleção de pessoas aleatórias focadas em fazer seus próprios exercícios. Porém, uma academia de CrossFit é uma comunidade. Você está cercado por um grupo de pessoas que o encoraja e o ajuda a ultrapassar seus limites. Todos têm o mesmo objetivo em mente: superar suas próprias capacidades. A camaradagem no CrossFit transforma esse exercício em uma experiência única.

Treinos dinâmicos

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Os exercícios às vezes são difíceis de descrever porque são bem multidimensionais. Quando você está fazendo CrossFit, você não está apenas indo para a academia para aumentar ou escalar etapas. Ele não é um circuito básico de levantamento de peso; É um programa que mistura muitos exercícios diferentes que empurram todas as partes do seu corpo para seus limites. Os treinos de CrossFit mudam constantemente para evitar que a mente e o corpo se acostumem.

Coaching pessoal

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Todas as aulas de CrossFit são lideradas por um treinador para garantir uma forma adequada, fornecer modificações, encorajar, manter os padrões e, ocasionalmente, te dar um puxão de orelha quando eles vêem você fazer algo do jeito errado ou não dar o máximo de si. Seu treinador se tornará uma inspiração, um conselheiro, um amigo, uma espécie de guia nutricional e seu maior torcedor.

É bom para o seu coração

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Sua frequência cardíaca permanece elevada durante todo o treino, o que aumenta sua resistência. De fato, os dados de um estudo do American Council on Exercise mostraram que as frequências cardíacas dos participantes foram elevadas em 90% da frequência cardíaca máxima, que foi sustentada em dois exercícios CrossFit. As diretrizes da indústria fitness sugerem uma frequência cardíaca máxima entre 64% e 94% se você busca melhorar a sua resistência. Os cientistas também descobriram que indivíduos que fazem CrossFit alcançam cerca de 80% de VO2max – que é a quantidade máxima de oxigênio que uma pessoa pode utilizar durante o exercício intenso – e as diretrizes da indústria sugerem que você precisa de algo entre 40% e 85% para melhorar a sua condição cardíaca.

Aumenta a mobilidade das suas articulações

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Isso é resultado dos movimentos funcionais variados envolvidos em um treino de CrossFit – você não faz apenas exercícios simples para os bíceps, mas move seus membros em todas as direções diferentes. Além disso, ao aprender as maneiras adequadas de levantar coisas pesadas do chão e mantê-las sobre as costas, por exemplo, o risco de lesões na sua vida diminui significativamente.

Sua saúde melhora de uma maneira geral

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O CrossFit foi criado para dirigir o foco dos praticantes nestes principais domínios: resistência, força, coordenação, flexibilidade, potência, velocidade, agilidade, equilíbrio, precisão e resistência – e isso é conquistado através da promoção de adaptações neurológicas e hormonais em todas as vias metabólicas do corpo. A combinação da grande variedade de movimentos leva a uma transformação completa da sua qualidade de vida pessoal.

Melhora no estilo de vida

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Quando você se cerca de pessoas que também estão focadas em levar um estilo de vida mais saudável, você acaba abraçando esses hábitos com maior facilidade, afinal, suas “influências” negativas são menores.

E aí, já se convenceu?

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