5 Melhores exercícios para peitoral – treino para ganhar músculo e perder gordura

melhores exercícios para o peitoral

Quais são os melhores exercícios para peitoral?

Na maioria dos homens, a gordura extra é armazenada na barriga ou no peito em vez de coxas e quadris, sabia? Além disso, a gordura armazenada no peito pode causar um efeito normalmente chamado de ‘peitos masculinos’.

Para resolver essa questão, o buraco é mais embaixo e você vai precisar, na maioria das vezes, procurar uma ajuda médica, principalmente se a origem for hormonal. Mas, se você simplesmente quer se livrar da gordura que tem nessa área, nós selecionamos os melhores exercícios para ganhar músculo peitoral.

Nos movimentos do dia a dia, o peitoral é utilizado sempre que empurramos algo para frente, por isso a importância de seu desenvolvimento e manutenção diária.

Ao trabalhar os exercícios do peitoral é preciso não descuidar da rotação interna dos ombros para não ficar com a posição cifótica das costas e causar problemas na coluna.

Cifose é o termo utilizado para descrever uma curvatura externa anormal da coluna vertebral. Se for grave, a condição pode contribuir para uma aparência corcunda e pode exigir cirurgia da coluna vertebral para o tratamento.

Dito isso, vamos aos 5 melhores exercícios para ganhar músculo peitoral:

Flexão de braço aberta

flexão aberta- treino para peitoral

A flexão de braço é uma das atividades mais simples e práticas, pois não necessita de qualquer aparelho e pode ser realizada em qualquer lugar.

Além disso, é uma boa atividade para trabalhar seu peitoral ou ser usada como aquecimento no treino.

É um exercício feito no chão, com a posição das pernas estendidas, coluna reta e braços retos no início; depois flexionamos os braços em 90 graus na finalização do movimento.

Importante: a coluna deve estar bem alinhada com os quadris e pernas durante todo o movimento. As mãos devem estar na mesma linha dos ombros ao iniciar o exercício.

Entretanto, se você é iniciante e ainda não consegue realizar o movimento completo, pode optar pela posição na qual os joelhos estejam apoiados no solo.

Principais Músculos ativados

Peitoral maior, deltoide anterior e tríceps braquial.

Flexão de braço com inclinação

Flexão inclinado - treino para o peitoral

O princípio é o mesmo da flexão de braço aberta, mas com uma variação maior e de maior intensidade.

Desse modo, a flexão de braço e apoio pode ter um auxílio de um banco para apoiar as mãos, formando uma inclinação.

Apoie as mãos no banco e os pés no solo, flexione os braços até o peitoral chegar próximo ao apoio, depois estender os cotovelos completamente, retornando a posição inicial.

Principais Músculos ativados

Peitoral maior, deltoide anterior e tríceps braquial

Barras Paralelas – melhores exercícios para peitoral

barras paralela

As barras paralelas são ótimos exercícios para trabalhar o peitoral inferior. Você precisa de algum lugar onde tenha duas barras paralelas de apoio para movimentar seu corpo para cima e para baixo.

Para fazer esta atividade, deve manter os braços mais afastados e o tronco mais inclinado.

Dessa forma, quando você tiver craque no movimento, vale fazer uma sobrecarga externa, usando caneleiras de ginástica.

Principais Músculos ativados

Peitol maior, Peitoral menor, tríceps braquial, deltoide anterior, grandes dorsais, trapézio e abdômen.

Equipamento necessário:

  • Barra paralela

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Supino Reto com barra – melhores exercícios para peitoral

supino barra - exercícios para o peito

O Supino Reto com barra dos mais conhecidos e praticados exercícios para trabalhar os músculos peitoral.

Deitado no banco, retirar a barra e descer até chegar próxima do peitoral. Depois estender os cotovelos, retornando a posição inicial.

Para fazer a atividade, é importante que os pés estejam bem apoiados no solo, as escapulas ativadas e a coluna reta

Aliás, para os iniciantes, evite colocar muita carga. Priorize os pesos menores, mas a amplitude completa do movimento. Além de ser mais efetivo, evita lesão.

Principais Músculos ativados

exercicio-supino-reto-barra

Peitoral maior, deltoide anterior e tríceps braquial

Equipamento necessário:

  • Barra fixa e anilhas

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Supino reto com halteres

supino halteres - exercícios para o peito

Uma variação para o exercício anterior. Este aqui é um pouco mais fácil de fazer em casa, porque necessita de halteres e não uma barra fixa para realizar o movimento.

Para fazê-lo, é necessário uma coordenação maior, porém você consegue realizar o movimento com amplitude e liberdade de articulação maior.

Assim, deitado no banco ou colchonete com dois halteres em mãos, descer o peso até a altura do tronco e depois estender novamente os braços.

Em princípio, a coluna deve estar bem apoiada no banco horizontal, com suas curvaturas fisiológicas preservadas e os pés bem apoiados no solo.

Dessa forma vale lembrar que na parte concêntrica do movimento, não estender completamente o braço com o objetivo de manter maior tensão no peitoral.

Principais Músculos ativados

exercicio-supino-halteres

Peitoral maior com mais intensidade. Tríceps braquial e deltoide anterior como auxiliares.

Equipamento necessário:

  • Halteres

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Crucifixo reto – melhores exercícios para peitoral

crucifixo reto - exercícios para o peito

O crucifixo reto é um dos melhores exercícios para peitoral pois é perfeito para isolar e dar uma ênfase maior aos músculos do peito.

Comece o exercício segurando os halteres ao lado do corpo e braços levemente flexionados. Realize o movimento de levar os halteres até o centro, sem tocar os aparelhos.

Depois retorne para a posição inicial.

Em resumo, é importante ter a coluna bem apoiada no banco, os pés no solo e os cotovelos ligeiramente flexionados durante a execução.

Aliás, foque em cargas menores, mas na melhor execução e amplitude.

Principais Músculos ativados

crucifixo reto

Peitoral maior e deltoide anterior

Equipamento necessário:

  • Halteres

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