Você precisa começar a rotular suas amizades. Veja por quê!

Ao longo dos anos, você desenvolveu algumas amizades. Enquanto alguns são obviamente mais próximos, outros não são tão próximos assim e ainda há aqueles que são apenas colegas, e não amigos de verdade, afinal você não conhece muito sobre eles.

Aqueles amigos que se afastaram são especiais por algum motivo mas, por outro motivo que você desconhece, é difícil manter uma conversa ou se manter tão próximo como antigamente.

Talvez seus caminhos tenham se afastado, seus interesses novos sejam muito diferentes ou a mentalidade de vocês tenha mudado. Não importa o motivo: você provavelmente já se afastou de alguns amigos especiais.

Os seres humanos são animais sociais e a conexão é importante para formar e manter uma sensação de felicidade nas nossas vidas. Mas algumas conexões apenas não precisam durar. Segurar as pessoas, apesar de uma conexão ruim, pode acabar drenando sua energia ou mesmo abalando seu crescimento pessoal.

Abrace a ideia de rotular uma amizade

Você precisa começar a rotular suas amizades. Veja por quê!

Você já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez na vida, sobre a importância de rotular e classificar as coisas na sua casa para limpar o ambiente. Nunca ouviu? A gente explica: no ramo da organização de casas, profissionais colocam rótulos coloridos em objetos para, mais tarde, seu dono identificar os itens que quer manter, os que quer doar e os que quer tentar vender.

Você pode – e deve – fazer o mesmo com suas amizades. É claro: você não vai vender nem doar pessoas, mas pode abraçar o afastamento delas, se desligar de amizades tóxicas e até compreender que determinados amigos não são amigos para todas as horas – e não há problema algum nisso.

Quer aprender como fazer isso? Selecionamos as principais dicas:

Rótulo vermelho: conexões ruins

Você precisa começar a rotular suas amizades. Veja por quê!

Essas são as pessoas que drenam sua energia. Essa concepção geralmente se manifesta no sentimento de que as amizades ruins são melhores que nenhuma amizade. Eles tendem a fazer você sentir emoções negativas em uma base regular, costumam drenar sua energia ou simplesmente não criam uma conexão profunda.

Exemplos desse tipo de amizade podem ser pessoas que te culpam por gastar pouco tempo com elas. Elas são carentes e acham engraçado menosprezar você em uma frequência estranhamente regular. Além disso, você também sente que dá muito nessa relação e recebe pouco de volta. Por fim, também não há um sentimento de confiança entre você e essa pessoa.

Em última análise, você não pode crescer a partir de um relacionamento como esse porque de certa forma essa pessoa faz com que você se sinta pequeno, culpado, envergonhado ou assustado.

Rótulo azul: as conexões pseudo-boas

Você precisa começar a rotular suas amizades. Veja por quê!

Essas amizades são difíceis de decifrar. Embora sejam pessoas positivas e até encorajadoras, a relação tende a ser superficial. Não há vulnerabilidade, nenhum reconhecimento do lado não tão divertido da vida e você não compartilha seus problemas. Eles terão uma tendência a dizer o que você quer ouvir em vez da opção mais honesta.

Pode ser uma amizade onde você sabe muito pouco sobre o que o outro sente, ou não sabe se ele confia em você e você sente que não pode confiar nele. Vocês fazem muitas coisas divertidas juntos, mas você ainda não sente que você realmente o conhece.

Embora seja agradável, a amizade ainda não é muito profunda.

Rótulo verde: as conexões realmente boas

Você precisa começar a rotular suas amizades. Veja por quê!

Essas são amizades para a vida toda. Vocês compartilharam suas alegrias, medos, êxitos e fracassos um com o outro de uma maneira genuína e favorável. Não há julgamento, mas um forte sentimento de que existe um investimento profundo no futuro um do outro. Se você faz algo questionável, eles vão te questionar para te ajudar. Se você estiver no meio de uma crise, eles serão os primeiros a te ajudar.

Rotular amizades é difícil, mas é essencial

Você precisa começar a rotular suas amizades. Veja por quê!

Quando você controla seu ambiente, você controla sua vida. Se você cultivar as melhores amizades, você manterá uma melhor qualidade de vida. É muito mais provável que, assim, você alcance seus objetivos, afinal, você vai receber a influência das pessoas que você gasta mais tempo, e isso pode moldar sua mentalidade mais do que você pensa. As pessoas que o motivam, apoiam você e vêem o melhor em você, consciente e subconscientemente, te impulsionam para o caminho que você quer seguir.

Depois de rotular, é só equilibrar seu tempo entre essas amizades e descobrir como manter a distância certa daquelas que não são tão boas assim. Dedique seu tempo principalmente nas amizades “verdes”,  analise com cuidado as relações que traça com as amizades “azuis” e descarte as amizades “vermelhas” o quanto antes.

Sua saúde agradece!

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »