Para algumas pessoas, fazer novos amigos é tão natural quanto respirar. Para outras, todo o processo é bem torturante e parece impossível de ser realizado.
- Veja 5 dicas para ter uma boa conversa e parecer mais interessante
- Aprenda como falar bem (e escutar melhor)
O seu caso é o segundo? Então, nós preparamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer novas amizades sem sofrimento. Mas, antes, você precisa ter a plena consciência de que nem sempre alguém vai querer ser o seu amigo – e não há problema algum nisso. Por exemplo: você gostaria de ser amigo de todo mundo que já conheceu? Inclusive daquele cara que não tem gosto nenhum em comum com você? Ou daquele outro cara que vive saindo para festas que não fazem o seu estilo?
Então, o mesmo vale para você! Nem todo mundo vai querer firmar uma amizade com você e isso pode acontecer por inúmeros motivos, e a maioria deles não tem relação alguma com a sua personalidade ou simpatia.
Dito isso, vamos lá:
Se conheça
Antes de se preocupar em conhecer outras pessoas e fazer amizade com elas, você precisa se conhecer. Isso é importante para você descobrir o tipo de pessoa que você quer ter por perto. Por exemplo: você é tímido, gosta de ficar em casa assistindo seriados e curte rock? Então, é bem provável que não vá se dar muito bem com um cara extremamente baladeiro que gosta de sertanejo.
É claro que muitas vezes o contraste de gostos cria uma amizade bem legal, mas normalmente isso acontece quando existem outros gostos em comum para sustentar o relacionamento.
É difícil criar uma identificação e fortificar um laço quando a outra pessoa não tem relação alguma com você.
Tente agregar conhecimento
Para ser interessante, é fundamental ter uma noção básica do universo em que você vive. Não estamos falando apenas do universo como um todo, estamos falando do seu mundo: da faculdade uqe você cursou, do bairro que você vive, de séries, livros, músicas, enfim. Ter conhecimento sobre esse tipo de coisa é importante porque quando você estiver conversando com as outras pessoas, vai ter o que agregar e vai se mostrar alguém interessante.
É muito chato quando só uma pessoa fala e a outra apenas escuta, sem acrescentar nada na conversa. Você não precisa ser um gênio, extremamente comunicativo e saber sobre absolutamente tudo o que acontece no mundo, mas se manter atualizado é fundamental para criar uma identificação em um grupo de amigos.
Frequente lugares que te façam bem
Para fazer amigos, é importante estar nos lugares certos – e um lugar que, por exemplo, pode ser o certo pra mim, nem sempre é o certo pra você. Você gosta de futebol? Então, tente participar de jogos durante a semana para conhecer gente nova.
Lá, além do futebol, você vai poder puxar assunto sobre outras coisas que permeiam esse universo. Se você é mais reservado e gosta de jogar jogos online, participe de grupos no Facebook. Vários grupos reúnem fãs de jogos como League of Legends e Counter-Strike, por exemplo. Neles, você vai encontrar pessoas que têm esse gosto em comum com você e daí você pode criar uma amizade.
Seja você, mas tenha bom senso
Em uma conversa, é claro que você precisa demonstrar quem você é, afinal, nenhuma amizade se sustenta com mentiras. Mas também é preciso encontrar um equilíbrio: quando estiver conhecendo um novo grupo de amigos, não tente ser o cara engraçadão que fala demais e não deixa ninguém conversar, mas, ao mesmo tempo, não é legal ser o cara calado que não abre a boca pra dizer uma palavra sequer e só concorda com o que todo mundo diz. O ideal é manter o equilíbrio e sentir como a conversa segue!
Por fim, não esqueça que o mundo é muito grande. Com certeza existe alguém parecido com você por aí que pode se tornar um excelente amigo.