Como falar bem (e escutar melhor)

Cada conversa tem dois lados, fala bem quem escuta melhor… Enfim, você conhece os ditados populares mas, até agora, ainda não aprendeu muito com eles?

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Fique tranquilo, nós temos algumas dicas para te fazer se sair melhor nos dois lados da situação.

Quando falar

1. Organize seus pensamentos

Você é do tipo que fala antes de pensar? Sua boca parece atropelar seu cérebro? Bem, esse é um erro comum na construção de qualquer discurso. Quando você não elabora as frases com paciência, a confusão é refletida na sua fala.

É lógico, você não precisa levar cinco minutos para falar uma frase de seis palavras, mas é importante praticar o exercício simples de pensar antes de falar. Isso vai ser útil em várias áreas da sua vida, aliás.

Então, organize seus pensamentos para defender suas idéias ou te fazer transparecer confiança.

2. Diga o que você quer dizer

Não fique dando voltas na sua mente antes de falar o que quer dizer, não troque muitas palavras, não se enrole.

Se você quer dizer sua opinião sobre algo no trabalho, por exemplo, diga o que realmente quer dizer. Parece óbvio, mas muitas pessoas se enrolam e acabam sendo mal compreendidas porque mexem demais em uma frase elaborada de outra forma na mente delas.

3. Seja objetivo

Comunicações efetivas não são baseadas em enrolação. Se você quer algo, peça. Se você quer que alguém faça alguma coisa, diga exatamente o que você precisa que seja feito.

Muitas coisas se perdem porque as pessoas não são claras e objetivas na hora de pedir algo ou de dizer o que sentem.

4. Seja conciso

Não desperdice palavras. A confusão cresce proporcionalmente ao número de palavras utilizadas. Então, fale de maneira breve e plena utilizando as palavras mais familiares e fáceis.

5. Seja real

Cada um de nós tem a própria personalidade – ou deveria ter, né? Ela é formada por uma mistura de características, padrões de pensamento e maneirismos que pode nos ajudar a traçar uma comunicação com clareza. Para estimular essa clareza ao máximo, seja natural.

Se você não se preocupar em mudar sua personalidade para se encaixar nos padrões que alguma garota espera, por exemplo, ou mudar quem você é para agradar algum colega de trabalho, você vai parecer mais convincente por estar mais confortável e, consequentemente, mais confiante.

6. Fale por imagens

Preste atenção nesse truque da psicologia: visualizar conceitos transformando uma ideia em imagem na sua mente pode ser extremamente útil na hora de comunicar uma mensagem.

Transforme seus pensamentos em uma foto, visualize o que quer dizer e, então, diga.

Um bom comunicador deve escutar tão bem quanto fala

Falar é apenas metade do processo. Para realmente traçar uma comunicação de qualidade, você também deve escutar e receber as mensagens da melhor maneira possível.

1. Se interesse pela outra pessoa

Ouvir, assim como falar e escrever, requer interesse genuíno e atenção. Então, se você não se concentrar em ouvir, você não vai captar muitas coisas e também não vai se lembrar dos pontos que são chave na fala de alguém.

A maioria de nós retém apenas 25% do que ouvimos, então, se você puder aumentar a retenção e compreensão de informações, vai estabelecer um diálogo muito mais efetivo.

2. Use seus olhos

Para captar cada informação de uma mensagem, escute com os olhos. Bons ouvintes analisam a linguagem corporal, o movimento do rosto e suas expressões. Um simples gesto pode dizer: “estou falando sério”, “estou brincando”, “é doloroso para mim te contar isso” ou “eu to muito feliz em compartilhar isso com você”.

3. Preste atenção nos sinais não verbais quando ouvir alguém

  • Quando alguém coçar o olho enquanto diz algo como: “acho que você está certo”, normalmente é um sinal de que ele está tendo problemas em aceitar algo. É claro: às vezes, o olho dele está realmente coçando, por isso, preste atenção em todo o contexto;
  • Bater os pés no chão normalmente indica uma relativa falta de confiança naquilo que diz;
  • Esfregar os dedos enquanto fala costuma significar que a pessoa está escondendo algo ou deixando de dizer alguma coisa;
  • Se você perceber que a outra pessoa está encarando o teto, por exemplo, e piscando com uma freqüência maior, ela provavelmente está levando o assunto em consideração;
  • Sorrisos, normalmente, são simétricos. Se você vê um sorriso meio quebrado ou descompensado, saiba que a pessoa provavelmente está sorrindo sem vontade.
  • Quando alguém não estabelece um contato visual, provavelmente a autoestima está baixa. Isso normalmente acontece com alguém que se sente inseguro ou com alguém que está contando alguma mentira.
    Não é muito inteligente tomar uma decisão se baseando apenas nos sinais visuais mas, mesmo assim, prestar atenção nisso pode te dar uma indicação da direção da conversa e te ajudar a decidir quais perguntas fazer e quais respostas esperar.

4. Facilite o diálogo

Aqueles que não são bons ouvintes costumam deixar a outra pessoa desconfortável ou não facilitam a conversa. Bons ouvintes deixam claro que estão interessados no assunto, são receptíveis e abertos.

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