Dicas para fazer amigos sendo tímido

A timidez pode ser um charme ou sua pior inimiga. Quando você reconhece suas características e aceita seus pontos fracos e fortes, fica mais fácil controlar tudo isso e até usar suas inseguranças ao seu favor.

Fobia social é um transtorno que pode ser tratado com ajuda médica, mas a timidez também pode ser controlada sem a necessidade de consultas ao psicólogo ou psiquiatra.

Os tímidos tendem a analisar muito mais tudo o que acontece ao redor e o seu estilo de pensamento pode dificultar seu progresso pela vida. Por isso, selecionamos dez dicas para ajudar a reduzir a timidez e introduzir mais sociabilidade na sua vida.

Cada uma dessas dicas, vale lembrar, foi desenvolvida de acordo com conselhos de médicos consultados pelo portal norte-americano Life Hack.

1. Visualize resultados positivos

Frequentemente, pessoas tímidas ficam mais receosas e inseguras com a expectativa de conhecer gente nova do que realmente com o evento em si. Nossos pensamentos podem nos assustar mais do que a realidade, e só de imaginar a possibilidade de bancarmos os bobos e sermos criticados ou rejeitados já nos faz temer encontros sociais.

Então, em vez de imaginar o pior, faça o contrário: se imagine feliz na festa ou no encontro com o pessoal do trabalho. Enxergue-se em uma conversa agradável, pense em você como alguém que está acrescentando algo para a discussão ou simplesmente alguém que sorri e se sente confortável em um grupo de pessoas.

Esse processo é bastante recomendado na psicologia e a repetição dele permite que o cérebro processe eventos de forma mais rápida e, quando você for socializar, a experiência vai te parecer mais familiar.

2. Fale com você mesmo de forma positiva

É comum, principalmente entre as pessoas mais tímidas, conversar de forma negativa consigo mesmo. Então, quando você perceber que está dizendo para si mesmo coisas como: “eu sou tímido, vou acabar fazendo papel de idiota naquela festa e não vou conseguir conversar direito com ninguém”, inverta a situação.

Pensamentos negativos devem ser substituídos por pensamentos positivos, como: “Eu posso ser tímido e não gostar de sair da minha zona de conforto, mas eu posso lidar com isso e vencer esse problema”.

3. Saia da sua zona de conforto regularmente

Não permita que a sua timidez vire uma bola de neve. A única forma de estimular a auto-confiança é encarar os seus medos.

Quanto mais você ouvir seus pensamentos negativos, mais eles vão te devorar e, por isso, mais você vai evitar socializar. Então, desafie esse problema e, além de substituir os pensamentos negativos por pensamentos positivos, confronte seus medos e saia da sua zona de conforto.

Pode ser difícil no começo, mas você precisa sair mais e, quanto mais você sair, mais o seu cérebro vai se acostumar com os eventos sociais e com a ideia de conversar com outras pessoas.

Comece devagar e, aos poucos, passe a conversar e socializar com as pessoas: entre na academia, descubra uma atividade que goste de praticar, invista em algum esporte ou até saia com pessoas que conhece através da internet.

Ter gostos em comum com alguém facilita o dialogo e também pode te deixar mais confiante.

4. Seja curioso, as pessoas amam falar sobre elas mesmas

Pessoas carismáticas costumam ser aquelas que fazem as outras se sentirem bem consigo mesmas. Elas são positivas, abertas, expansivas e genuinamente interessadas no que as outras têm para dizer.

Por isso, quando começar uma conversa, se interesse pelos gostos da outra pessoa, pergunte coisas interessantes para ela e, assim, você vai prolongar a conversa e fazer com que a outra pessoa se sinta importante.

Mas é importante ter limites e sentir como o dialogo flui. Não faça perguntas pessoais, por exemplo, se não sentir o clima para isso.

Não se sinta obrigado em conversar sem parar. É bem normal que existam pausas nas conversas e que as pessoas que participam dela tomem tempo para pensar ou refletir sobre o assunto.

5. Foque na outra pessoa

Quando somos tímidos e inseguros, é normal que a gente se preocupe muito mais com a nossa aparência e com a imagem que transmitidos do que com a pessoa que está parada na nossa frente. Então, ao prestar atenção nela, nós relaxamos.

Repare nos movimentos do corpo da pessoa com a qual você está conversando, procure por sinais que demonstrem que ela também pode estar nervosa ou ansiosa, essa é uma boa tática para esquecer de si mesmo ou, no mínimo, não se sentir sozinho.

Pode ter certeza que fazendo isso, sua auto-confiança vai aumentar.

6. Comece com passos pequenos

Não há necessidade de se apressar e querer, logo de uma vez, fazer um discurso em uma festa ou chamar toda a atenção para você. Em vez disso, vá devagar. Se você mergulhar de cabeça em uma interação social intensa, pode acabar perdendo a confiança em si mesmo em vez de recuperá-la ou aprimorá-la.

Se você é muito tímido, os primeiros passos vão ser menores mas muito importantes. Então, se orgulhe de cada saída e de cada conversa. Use essas experiências para testar seus limites.

7. Esteja aberto

Ninguém tem vontade de fazer amizade ou conversar com uma pessoa de cara fechada. Sorrir, manter os braços descruzados e fazer contato visual são apenas alguns gestos interessantes de serem tomados em uma festa ou em qualquer situação social.

Para perder a timidez, como foi dito anteriormente, é preciso encarar os medos. Se você está lendo esta matéria, você quer conversar com as pessoas, certo? Então, treine o diálogo com todas elas, não apenas com as pessoas que você quer ter por perto.

Por exemplo: se você se abrir para conversar com os colegas de sala na faculdade, vai estar mais confiante para conversar com aquela garota em uma festa ou com um cara que quer ter como amigo.

8. Lembre-se, regularmente, dos seus pontos fortes

Em que você é bom? Quais são seus filmes favoritos? Qual era sua matéria preferida na escola, o que você gosta de fazer, qual assunto você domina? Responda essas perguntas com freqüência e você certamente vai se tornar mais confiante.

Pessoas com baixa autoestima têm dificuldades para responder esse tipo de coisa porque elas não conseguem enxergar suas qualidades. A timidez é fruto dessa falta de confiança, então, para aprimorar seus pontos fortes, faça uma lista sempre que se sentir fraco.

Coloque suas qualidades no papel e mantenha o foco nelas, esse exercício vai facilitar a conversa com outras pessoas.

9. Faça uma lista de tópicos básicos para uma conversa

Se você for extremamente tímido, seu cérebro pode experimentar uma série de “brancos” na hora de começar uma conversa. Por isso, inicialmente, é uma boa ideia manter uma lista de assuntos que gosta ou domina e que podem gerar uma boa conversa.

Manter esses assuntos em mente vai facilitar o processo e te tornar mais descontraído em uma conversa: liste notícias que te interessem, filmes, bandas e até viagens legais que você tenha feito ou tenha vontade de fazer.

10. Não se preocupe com o que os outros pensam

Este talvez seja o exercício mais difícil para alguém com baixa autoestima ou muito tímido. Porém, é um dos pontos mais importantes!

Quanto mais você se preocupar com o que os outros estão pensando, mais você vai se sentir inibido. Se você viver a sua vida de acordo com os pensamentos de terceiros, você vai estar vivendo a vida dos outros, e não a sua.

Por isso, se lembre que seu caminho é apenas seu para trilhar. As pessoas que possivelmente vão te julgar não estão na sua pele, não viveram a sua história e também não vão viver as conseqüências dela.

Tenha em mente aquela frase da Eleanor Roosevelt: “Ninguém pode te fazer se sentir inferior sem o seu consentimento” e não permita que a opinião de alguém seja tão importante quanto a sua quando o assunto é a sua própria vida.

A timidez não é, necessariamente, algo negativo. Mas permitir que ela extrapole os limites e te impeça de viver, é.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »