Passamos grande parte da nossa vida no trabalho. Na verdade, quem leva uma rotina comum no escritório costuma passar mais horas lá do que acordados em casa, afinal, dormirmos cerca de 8 horas por noite – ou deveríamos – trabalhamos nas outras oito e levamos, muita vezes, mais de duas horas para ir e voltar do escritório.
Por isso, é normal criar vínculos com os colegas de trabalho e, entre esses laços, também é relativamente comum surgir relacionamentos amorosos. Porém, é preciso bastante cuidado para manter a descrição e, consequentemente, o emprego, já que muitos chefes associam a união de um casal dentro da empresa com a falta de produtividade.
Se você já embarcou em um namoro com uma colega de trabalho ou pensa em iniciar um relacionamento com uma, veja as dicas de Lailton Sabino, CEO do banco de empregos WinJob e do site de encontros Ever2:
- Caso a relação se consolide, vale prestar atenção na política da empresa sobre relacionamentos entre funcionários. Jamais deixe com que isso atrapalhe seu desempenho;
- Tenha bom senso. Evite usar apelidos que vocês costumam usar em casa;
- Evite beijos e abraços mais calorosos. Isso pode dar demissão por justa causa;
- Não envie bilhetes e e-mails pessoais: eles podem acabar nas mãos erradas, principalmente se a empresa possuir intranet;
- Jamais crie situações para ficar a sós com sua(seu) namorada(o) durante o trabalho. Isso demonstra falta de comprometimento com suas obrigações profissionais e também pode gerar fofocas na empresa que podem chegar ao seu chefe;
- Não fiquem discutindo relacionamento no ambiente de trabalho, afinal, ninguém precisa saber o motivo da discussão do casal;
- Não seja ciumento no ambiente profissional. Lembre-se que durante o expediente vocês são colegas de trabalho e não namorados. Se o ciúme já pode destruir um relacionamento fora do escritório, imagine dentro dele;
- Falar ao telefone não é proibido, mas procure evitar. Se não for possível, seja breve, fale somente o necessário. Ninguém precisa saber o assunto. Estar sempre ao telefone pode dar a entender que você está com tempo livre ou não cumpriu com seus afazeres profissionais.
No fim, todas as dicas se resumem em saber separar um relacionamento pessoal e profissional. Será que você consegue?
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