Como parar de ser um frouxo extremamente vulnerável

Por que às vezes nos sentimos tão frouxos quando enfrentamos problemas de vida e por que nos sentimos fortes em outros momentos?

Eu, por exemplo, já me vi forte em situações extremamente difíceis e complicadas, mas também já me vi frágil e vulnerável diante de problemas simples e de pessoas que não deveriam me ameaçar.

Então, o que torna uma pessoa forte na vida e o que a torna, às vezes, tão frouxa?

O que te faz um frouxo

Como parar de ser um frouxo extremamente vulnerável

Depois de pesquisar a opinião de psicólogos através de estudos realizados no mundo todo, eu conclui que alguns fatores principais causam a sensação de fraqueza na maioria das pessoas:

Crenças falsas: as crenças são formadas como resultado da experiência de vida, mas o fato interessante que muitas pessoas não sabem é que as pessoas coletam inúmeras crenças “falsas” sobre o mundo à medida que crescem. Acreditar que o sol nasce do leste é ótimo porque é um fato, mas acreditar que não há esperança, que você nunca vai ser bem sucedido, que a vida não lhe dará o que você quer ou mesmo que você não vale a pena é algo catastrófico.

A falta de conhecimento torna você fraco: a falta de conhecimento sobre a solução para um problema ou a falta de capacidade de procurar uma solução torna a pessoa indefesa. Afinal, se você enfrentou um problema, mas sabia que você pode alcançar a solução em algum lugar, você não se sentiu tão mal. A fraqueza e o desamparo são dois lados da mesma moeda, e ambos são desencadeados quando você se encontra incapaz de fazer qualquer coisa para resolver um problema. Se você quer ser forte, então, aprenda a procurar soluções quando enfrenta um problema em vez de ficar impotente na cama.

Recursos limitados podem torná-lo fraco: não, eu não estou falando de dinheiro ou nada material; estou falando de tempo. Vamos supor que você enfrentou um certo problema e teve que procurar uma solução, mas ao mesmo tempo costumava trabalhar 15 horas por dia, isso não impedirá que você encontre a solução? Certamente isso irá torná-lo fraco. Ser incapaz de encontrar tempo para procurar uma solução é exatamente similar a não conseguir encontrar uma solução. Então, como evitar esse tipo de fraqueza? Tire um tempo para respirar e se coloque em primeiro lugar.

Ficar preso no passado: um dos maiores fatores que podem tornar a pessoa fraca é se prender ao passado. É acreditar que a única solução possível para um problema são as que foram testadas no passado. Isso não limita apenas a sua criatividade, mas te ajuda a se tornar um frouxo, permitindo que você crie falsas crenças. Afinal, se você tentou tudo e nada funcionou, então não há esperança, certo?

Então como eu deixo de ser frouxo?

Como parar de ser um frouxo extremamente vulnerável

Com base em tudo o que eu disse e nas pesquisas realizadas por especialistas, reuni dicas que vão te impedir de ser um frouxo:

  1. Livre-se de concepções passadas e crenças falsas;
  2. Trabalhe para resolver um problema logo de cara, não fique enrolando;
  3. Continue procurando respostas até você sair com um possível plano de ação;
  4. Volte para sua rotina de vida normal ao aplicar o plano.

Saiba dizer não (na hora certa)

Como parar de ser um frouxo extremamente vulnerável

Todos sabemos quando não queremos fazer algo, mas continuar fazendo as coisas por hábito ou por “medo de dizer não” pode ser mais fácil do que você pensa, infelizmente. Para combater isso, você precisa tirar um tempo para realmente identificar o que é que você não quer fazer. Obviamente, você precisa ser razoável: todos nós precisamos fazer coisas que não queremos para que a gente possa conviver sem sociedade, manter um relacionamento e etc., -, mas você precisa pensar racionalmente sobre o assunto para não “fazer coisas além da conta”.

No começo do dia, ou quando você estiver menos distraído, tire um tempo para fazer um balanço de suas responsabilidades. Para cada item, pergunte a si mesmo: “O que eu conseguirei ou aprenderei com isso? Como isso vai me ajudar?” Agora, ao digitalizar sua lista, mova qualquer coisa que não se alinhe com suas principais prioridades para uma lista de coisas para “não fazer”.

Você pode criar uma lista de “coisas para não fazer” no trabalho, em casa ou qualquer lugar específico ou em relação ao grupo de pessoas que você se sente fraco ao redor. O importante é que você seja honesto consigo mesmo e liste as coisas que você não quer fazer ou realmente não valem o seu tempo. Mas seja sincero e entenda a importância de determinadas tarefas para o seu sucesso e para a felicidade dos relacionamentos que você tem!

Estressado porque você está sempre fazendo favores para colegas de trabalho? Mova algumas de suas tarefas para a lista de “não-fazer”; você tem seu próprio trabalho para fazer. É você que sempre pega bebidas e lanches quando seus amigos se reúnem? Coloque essa tarefa para a lista de “não-fazer”.

Pode ser difícil identificar os momentos em que você foi trouxa quando já se acostumou com as coisas, então é bom pedir ajuda a alguém. É sempre mais fácil para alguém do lado de fora notar os problemas, e um amigo próximo ou familiar que você confia pode te ajudar.

Boa sorte!

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »