Ninguém além de você, que tem um cabelo crespo, consegue entender o quão complicada a manutenção desse tipo de fio pode ser, mas a gente vai te surpreender: na verdade, cuidar do seu cabelo crespo pode ser, e na verdade é, mais fácil do que você imagina.
- Veja os melhores cortes para o cabelo masculino crespo
- Veja 4 dicas para deixar seu cabelo afro crescer
Cuidar desse tipo de cabelo não se resume apenas em encontrar o produto certo. Com as dicas que separamos a seguir, você vai perceber que a manutenção de um cabelo forte e saudável tem mais a ver com a técnica adequada e a limpeza correta, do que realmente encontrar algum creme milagroso que funcione como um hidratante e uma cera para seus cabelos.
Pegue leve com o shampoo
Exagerar no shampoo muitas vezes pode fazer com que o seu cabelo crespo fique seco e quebradiço. Isso acontece porque a maioria dos shampoos tem um produto químico chamado Lauril Sulfato de Sódio, um detergente que tem a função de limpar o cabelo mas que, infelizmente, também pode tirar o óleo natural que protege os fios. Como os cabelos crespos têm menos óleo do que os outros tipos de cabelo, exagerar no shampoo significa retirar quase que completamente essa camada de proteção. Então, use shampoo apenas duas ou três vezes por semana no máximo!
Hidrate com frequência
Seu cabelo precisa ser hidratado diariamente, não importa se você lavou ele com shampoo ou não, para reabastecer a hidratação que é perdida pelas condições climáticas ou pela própria poluição. Um óleo simples pode ser aplicado nas raízes do cabelo para fazer seu cabelo parecer mais suave e ajudá-lo a evitar caspas e couro cabeludo seco. Experimente óleo de amêndoa doce ou de coco; aplique um pouco na ponta dos seus dedos e passe suas mãos pelo cabelo para distribuir uniformemente. Aplique um pouco de óleo todos os dias, especialmente quando seu cabelo estiver seco ao toque.
Escolha o corte e o penteado certo
Para ter um cabelo crespo bonito e bem cuidado, é fundamental escolher o corte correto. Não tem ideia de como começar? O ideal é identificar o formato do seu rosto e, então, escolher um tipo de corte e comprimento de cabelo que favoreça as suas proporções. Depois você precisa entender qual é o estilo do seu cacho: ele é mais aberto ou mais fechado? Seu cabelo é mais seco ou mais oleoso? É isso que vai definir qual tipo de corte é ideal para o seu cabelo natural. Alguns cabelos com os cachos mais fechados “crescem para cima” e, por isso, o ideal é usar um corte que favoreça esse crescimento, como por exemplo o flat top ou o mini afro – se você não quiser ousar muito.
Seu cabeleireiro pode te dar a dica correta do melhor corte para o seu estilo de cabelo, e também do penteado mais fácil que combine melhor com o seu estilo de vida.
Use o pente certo e penteie direito
Nunca penteie o seu cabelo com ele seco! Quando você faz isso, acaba com a definição dos fios que formam os cachos e ainda deixa as pontas com aspecto ressecado. E não é isso que você quer, né? Por isso, a melhor forma de desembaraçar os fios crespos é depois do banho e com ajuda do creme para pentear.
Se o seu cabelo é mais curto, o ideal é usar uma escova para pentear os fios. Se o seu cabelo é mais longo, você vai precisar de um pente de dentes largos ou um pente “afro” para estilizá-lo. Mas, no geral, o tipo ideal para os cabelos crespos são esses pentes com dentes largos, pois quebram menos os fios e ajudam a manter a forma dos cachos. Além disso, também é importante olhar o material do pente: o de madeira é o preferido por gerar menos frizz, efeito muito comum neste tipo de fio.
Escolha os produtos corretos
Escolher produtos que são especificamente feitos para homens negros pode ajudá-lo a obter um cabelo mais saudável e com melhor aparência. A maioria dos produtos disponíveis em farmácias são formulados para os cabelos mais suaves. O cabelo afro é geralmente frágil, e é por isso que você precisa usar produtos especificamente para cabelos crespos. Procure produtos sem álcool e ricos em óleos e hidratantes.
As máscaras de hidratação são uma verdadeira munição para os seus cabelos pois elas funcionam como recuperadores de nutrientes e proporcionam uma hidratação profunda, devolve o brilho e evita o ressecamento dos fios. Tanto para os cabelos compridos quando os curtos, o ideal é usar máscaras de hidratação pelo menos uma vez por semana.
Depois de lavar os cabelos, tire o excesso de água dos fios, aplique no sentido do comprimento até as pontas. Deixe agir em média de 20 minutos fazendo uma massagem leve e, por fim, tire completamente o produto. Depois, passe um leave-in próprio para o seu tipo de cabelo ou um dos óleos essenciaiscomo o Argan, óleo de Coco e Queratina, por exemplo.
Outra dica fundamental é: não seque o cabelo com secador, ele vai ressecar ainda mais os seus fios e isso não é uma boa ideia.
Pronto: com essas dicas, você vai sentir a diferença no seu cabelo crespo!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso