O que você realmente precisa para se sentir seguro em um relacionamento

As pessoas que são inseguras em seus relacionamentos fazem coisas irracionais o tempo todo. Mandam mensagens desesperadamente para a namorada um milhão de vezes seguidas, ou ligam para checar a veracidade das informações constantemente.

As pessoas inseguras ficam desesperadas para ver as redes sociais dos parceiros, ou até mesmo verificar suas mensagens de e-mail sempre que possível. Talvez você tenha experimentado isso, tanto no papel da pessoa insegura quanto no papel pessoa que está namorando a pessoa insegura. Ou, quem sabe, você já tenha vivido os dois papeis em momentos diferentes da sua vida.

Mesmo que estes não sejam os sinais mais saudáveis dentro de um relacionamento, esses comportamentos são assustadoramente comuns, e algumas vezes não representam um caráter duvidoso – são apenas sintomas de alguns problemas sociais e também reflexos de comportamentos vistos como aceitáveis na nossa cultura.

E essas “pequenas” ações podem prejudicar um relacionamento. Quer se livrar delas? Veja como:

A origem da insegurança

O que você realmente precisa para se sentir seguro em um relacionamento

Imagine um mundo onde todos tenham uma certa quantidade de combustível em suas mãos. Ao mesmo tempo, um fogo está aceso em seu coração e esse fogo precisa de combustível constante para sobreviver.
Toda pessoa encontrará a pessoa compatível, alguém que possa encontrar o combustível com o qual eles podem manter o fogo do outro.

Às vezes, rola troca suave de combustível. Os indivíduos encontram em outros, como membros da família ou amigos, a ajuda para manter seus fogos “iluminados”, mas muitas vezes, as se pessoas recusam a ceder combustível.

Essas pessoas podem ser, por exemplo seus pais, que não conseguiram te dar atenção suficiente quando ainda eram crianças. O desenvolvimento da infância depende da capacidade de uma criança em formar um relacionamento forte com seu “cuidador”. É crucial que os bebês e as crianças sobrevivam em parceria com alguém que cuida delas. Se as crianças crescem sem a atenção suficiente, elas podem crescer se sentindo insegura e com dificuldade em confiar em outras pessoas. Sentindo-se abandonado quando criança, eles podem até duvidar de sua própria dignidade.

Mas essa falta de confiança pode ter nascido em outro lugar: em relacionamentos anteriores, por exemplo, essa pessoa pode ter sido rejeitada ou ter se sentindo insuficiente ou menor por causa de comportamentos abusivos do antigo parceiro. Ser rejeitado ou traído por um amigo ou parceiro romântico faz com que as pessoas se sintam indesejadas. Eles se sentem feridas e até duvidam de sua autoestima. Essas pessoas podem ter dificuldades em se abrir para outros e confiar em qualquer outra pessoa, e se elas acham difícil confiar em alguém, elas inevitavelmente se sentirão inseguras em qualquer relacionamento.

Com a falta de combustível, essa pessoa se torna fraca e apagada. Quando alguém finalmente surge para aumentar o estoque desse combustível, a pessoa com problemas de rejeição acaba exigindo demais, afinal, o medo subconsciente de ficar sem combustível outra vez é muito grande.

A fim de garantir um suprimento constante de combustível, essa pessoa faz tudo o que pode: é quando ela pode começar a verificar o e-mail ou mensagens de seus parceiros, ou ligar com muita frequência para garantir a sua fidelidade. Ela não pode confiar em seu parceiro por causa do que aconteceu no passado.

Mas quando ela exige tanto combustível, drena a outra pessoa.

Como deu pra entender, a insegurança não vem do relacionamento ou da parceira atual. Vem, em vez disso, do medo interno de ser abandonado, não ser amado e não ser valorizado – e esse sentimento foi construído ao longo do caminho.

Onde encontrar segurança

O que você realmente precisa para se sentir seguro em um relacionamento

Seguindo a analogia do combustível e do fogo: esperar que outra pessoa lhe dê combustível é apenas alimentar suas inseguranças. Quando outros não querem fazer isso, ou quando o seu combustível dos outros não funciona bem para você, seu fogo fica mais fraco. Quando sua segurança depende de outra pessoa, você dá para essa pessoa todo o poder. É por isso que quando você é rejeitado, negligenciado ou traído, você se sente inseguro.

Alimente-se sozinho e você será o bastante.

Talvez você se sentiu rejeitado quando era pequeno ou quem sabe, em seu relacionamento anterior, a outra pessoa te fez se sentir sem importância ou não te respeitava. Mas quando você se sente inseguro, muitas vezes você está focado em algo que você sente falta. Por exemplo, quando você não se sente bem com si mesmo, acaba esperando a validação dos outros para se sentir melhor – mas isso não é bom! Então, em vez disso, faça algo para se sentir bem e seguro, e você não vai mais procurar a validação da sua personalidade em outras pessoas. Faça um novo corte de cabelo, comece a estudar algo que gosta e faça o que te faz bem.

Mesmo quando você estiver em um relacionamento, é crucial manter sua independência. Qualquer relação saudável é composta por duas pessoas saudáveis. Tornar-se excessivamente dependente em um relacionamento pode levar a fronteiras mal definidas: você terá um sentido excessivamente difuso de suas próprias necessidades.

Quando você não é dependente do seu relacionamento para preencher suas necessidades, você se sente mais seguro com sua vida. É importante manter uma sensação de auto-identidade e cuidar de suas próprias necessidades. Se você tinha passatempos e paixões antes de seu relacionamento, continue mantendo-os. Por exemplo, se você é um corredor, continue levando-se cedo e tornando isso uma prioridade na sua vida. Ter sua própria vida fora de um relacionamento também o torna continuamente interessante e ajuda você a crescer.

Todo mundo tem o que precisa para se sentir seguro. A maioria das pessoas não percebe e tenta procurar esse segredo nos outros. Mas confiar nos outros para fazer você se sentir seguro não é saudável e drenará um relacionamento. Faça o que faz você se sentir confiante e digno, pare de procurar a validação de outros e você encontrará a segurança que você sempre precisou. Acenda seu próprio fogo.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »