Todos nós procrastinamos de vez em quando. Às vezes, procrastinamos para fazer coisas simples, como arrumar o armário, limpar o quarto ou jogar o lixo fora. Porém, o pior cenário é a procrastinação de coisas importantes e sérias: atualizar o currículo, trocar de emprego, finalizar aquela apresentação importante, terminar a sua parte em um projeto ou entregar aquele relatório. Esse tipo de procrastinação não prejudica apenas o seu trabalho ou a sua vida, prejudica a vida e o trabalho de outras pessoas que dependem de você.
- Veja como mudar o hábito da procrastinação com dicas de especialistas
- Veja 6 passos para transformar seu estresse em sucesso
É claro que as pessoas apresentam todos os tipos de razões para a procrastinação: “eu estou muito ocupado, muito cansado, muito estressado. Fazer isso é muito arriscado, muito incerto. Eu sou muito inexperiente, muito velho, muito jovem pra isso”. Enfim, os motivos são inúmeros mas, mais frequentemente, eles são simplesmente desculpas para fazer o trabalho real e experimentar o desconforto emocional inerente de fazer mudanças significativas.
No cerne desse desconforto está o medo. Essa emoção potente e instintiva cujo motivo da existência é nos proteger da dor (incluindo a variedade emocional) e nos afastar de tudo o que pode nos ameaçar, ferir nosso orgulho ou atrapalhar nossa vida. No entanto, quando perdemos o controle, esses medos podem nos levar a acreditar que, se procrastinarmos tempo suficiente, nossa situação melhorará, ou nossas dúvidas desaparecerão magicamente e serão substituídas por clareza e coragem. Nós nos enganamos dizendo que “um dia” estaremos prontos para fazer uma mudança, ou “um dia” seremos mais confiantes e encontraremos circunstâncias mais fáceis.
Infelizmente, o inverso é geralmente verdadeiro. À medida que os dias evoluem de forma constante, nossos medos crescem. Com o tempo, eles acabam criando um funeral para sonhos não cumpridos e para um potencial inexplorado. Com o tempo, a nossa procrastinação pode abalar as nossas finanças, carreira, negócios, relacionamentos e saúde. Não queremos admitir isso, mas ao optar por deixar para amanhã o que deveríamos fazer hoje nós, inadvertidamente, vendemos nossa felicidade.
Para acabar de procrastinar de uma vez por todas, veja 7 estratégias fundamentais:
Anote seu objetivo e dê um prazo: Um objetivo sem prazo pode se estender indefinidamente.
Quebre seu objetivo em pequenos pedaços: Quanto maior o seu objetivo ou a mudança que deseja fazer, mais rapidamente ele pode te sobrecarregar. Então, se o seu objetivo parecer assustadoramente grande, quebre-o em passos gerenciáveis e fáceis de tomar. Lembre-se, você não precisa saber cada passo do caminho; apenas os próximos passos imediatamente à frente. Seus próximos passos se tornarão óbvios quando você se movimentar.
Visualize o futuro que deseja: Imagine as emoções que você sentirá. Imagine-se em seu lugar favorito comemorando o que você realizou. Imagine aqueles que te amam comemorando seu sucesso.
Aproveite o medo: O medo é uma emoção poderosa que pode nos manter atormentados em desculpas. No entanto, se você se concentrar no que você não quer, você pode usar o medo para alcançar seus objetivos. Então, anote como você acha que vai se sentir daqui um ano se você não alcançar seus objetivos neste momento. Seja corajoso e realmente honesto consigo mesmo sobre o custo dessa inação contínua. Permita que o medo te faça agir, não permita que ele te congele.
Crie responsabilidade: Crie alarmes para te lembrar de prazos, e peça para alguém chamar a sua atenção quando eles estiverem acabando. Seja seu próprio vigia, anote suas metas em post-its e espalhe esses papeis pela sua casa. Seja responsável.
Crie recompensas: Configure um sistema de recompensas para garantir que você sinta o progresso das suas metas. Quando alcançar um pequeno objetivo dentro do seu objetivo maior, dê algo de presente para você mesmo. Saia com seus amigos, escute aquela música que você gosta, vá dançar, saia para jogar futebol ou tire meia hora para jogar videogame.
Aja bravamente diariamente. Começando hoje: Criar um impulso é crucial. Então, comprometa-se a sair da sua zona de conforto pelo menos uma vez por dia. A partir de hoje – e antes que suas desculpas carregadas de medo, disfarçadas de pura preguiça, comecem novamente. Não importa o quão rápido você está indo, desde que você esteja avançando em uma direção que o inspire. Então, dê esse primeiro passo, depois outro, depois outro e, no fim, vai ver que o caminho valeu a pena.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso