Vamos ser honestos um com o outro: você gosta e precisa da aprovação dos outros. Tudo bem, eu também sou assim, a Oprah também é assim, o presidente dos Estados Unidos também é assim e provavelmente o seu vizinho não é diferente.
- Veja 6 passos para ser menos ansioso e parar de pensar demais sobre tudo o tempo todo
- Veja 8 passos para ser mais confiante e atraente segundo a ciência
Muitas pessoas buscam aprovação e, na verdade, não há nada de errado nisso porque todo mundo quer ser amado tanto quanto quer ter um teto e ter o que comer. Porém, se você vive para os outros e diz “sim” para todo mundo o tempo todo, você não está agindo naturalmente. Pelo contrário, você está desesperado pelo afeto dos outros, você tem medo da desaprovação.
Então você não fala, não consegue dizer o que está em sua mente, não se permite ser quem você realmente é. Você não consegue alcançar seus objetivos na sua vida pessoal nem profissional, não consegue sair do lugar, só se envolve com pessoas que tiram o seu melhor e se aproveitam de você ou, no pior dos cenários, vive sozinho porque as pessoas te acham carente demais ou “sem graça” demais.
Aos olhares alheios, você é aquele que sempre vai aceitar todo o trabalho do mundo e vai ficar atolado nisso; você é aquele que é humilhado em qualquer relacionamento porque não sabe se impor; você é aquele que aceita um emprego medíocre, um amor medíocre ou uma amizade medíocre porque não consegue levantar sua voz, afinal, você é aquele que nunca diz não.
O equilíbrio é fundamental
Você não precisa ser o cara egoísta que diz “não” para tudo e não se importa com os desejos e necessidades dos outros, mas você precisa ser honesto com seus desejos e necessidades para entender se determinada atitude é realmente plausível, ou se condiz com a sua moral ou até mesmo com as suas capacidades emotivas e físicas.
Não é vergonha nenhuma dizer “sim” e ajudar quem você ama, ceder às vezes e também dar o b braço à torcer, mas você também precisa saber se impor e fazer sua voz ser ouvida.
Veja 10 razões surpreendentes para você parar de tentar agradar todo mundo o tempo todo:
Você vai atrair pessoas melhores
Pessoas fortes atraem pessoas fortes, pessoas fracas atraem pessoas fracas, e pior do que isso: pessoas fracas atraem manipuladores e narcisistas. Pessoas fracas atraem dominadores, atraem pessoas ruins que se enxergam na posição de poder diante de alguém que sempre diz “sim”.
Você vai se amar mais
Quando você for rejeitado por aqueles que você ama e admira, você vai começar a acreditar que tem algo de errado com você, afinal, você só terá por perto pessoas que querem abusar de você. Consequentemente, você começa a acreditar que não é digno de carinho ou afeto e, então, você passa a se amar menos.
Se você aprender a colocar suas necessidades em primeiro lugar, você vai aprender a se amar mais.
Você vai ser menos manipulável
É claro que algumas pessoas são ruins e manipuladoras por natureza, porém, outras não: algumas pessoas simplesmente agem de acordo com o rumo da correnteza. Por exemplo: você sempre abaixou a cabeça e topou tudo o que determinada pessoa te pedia, mesmo quando não queria, não estava com vontade ou acabaria saindo prejudicado da situação. Então é natural que essa pessoa continue exigindo o “sim” de você, afinal, ela sempre teve o “sim” como garantia. Para ela, a situação sempre foi confortável então ela não tinha razões para refletir sobre a relação de vocês.
No fim das contas, o pior manipulador de si mesmo é você.
Você vai transmitir mais confiança
Sempre concordar com tudo ou dizer “a coisa certa” o tempo todo pode parecer algo bom, porém você faz tudo isso no automático e os animais sentem o sinal de perigo. É bem provável que as pessoas ao seu redor sintam que você não está sendo honesto, ou talvez elas estejam sentindo algo estranho vindo de você e não entendem exatamente o que é – porém, ficam com um pé atrás sobre suas atitudes.
Você vai ser mais confiante
As pessoas acham que você não é confiável porque você só diz o que eles querem ouvir, então elas provavelmente hesitam em confiar em você. Por isso, você raramente sabe o que essas pessoas estão pensando, e consequentemente se sente mais inseguro de confiar ou interagir com elas.
Você vai ter mais amigos
Tentar agradar todo mundo desesperadamente é ter medo da rejeição. A ironia nisso tudo é simples: como você fica menos atraente e menos confiável, você acaba atraindo poucas pessoas, e, além disso, você atrai pessoas narcisistas.
Além disso, sem intimidade, os relacionamentos desaparecem e morrem. E ninguém quer ser íntimo ou vulnerável com alguém que esconde seus verdadeiros sentimentos.
Você vai conseguir o melhor dos dois mundos
E o que acontece quando você tentar agradar duas pessoas que não se gostam? Se você se aproximar demais de uma pessoa e oferecer amizade, como vai conseguir agradar a outra pessoa sem criar um problema? Como você decide para quem quer dar prioridade?
O resultado? Você vai fazer com que duas pessoas não gostem de você pois elas vão acreditar que você vai apunhalá-las pelas costas.
Você vai se tornar menos ressentido
Descobri isso sozinha: você acaba ressentido com as pessoas que você está tentando agradar. Você sente que elas estão se aproveitando de você. No entanto, se você for sincero, você também se machucou colocando as necessidades dessas outras pessoas na frente das suas.
Você imagina que essas pessoas só gostam de você porque você diz “sim” para todos os seus caprichos. E na verdade, você não tem nenhuma maneira real de saber se isso é verdade ou não, então você se torna cada vez mais ressentido com eles.
Mudando de comportamento, você vai guardar menos rancor no seu coração.
Você vai voltar a amar o que agora odeia
Novamente, isso também é algo que aprendi por experiência própria. Por exemplo, você pode gostar de cozinhar, talvez até goste de fazer doces. Então você se oferece para cozinhar alguns bolos como uma maneira de receber amor e apreciação.
Porém, com o tempo e pelo medo de dizer “não”, você vai começar a cozinhar bolos para todo mundo, o tempo todo, sem receber nada por isso, e vai acabar ficando cansado no processo. Ou seja: antes você amava cozinhar, depois de ser atolado de tarefas exaustivas envolvendo o tema, passa a odiar.
Quando você aprender a dizer “não” ou limitar seu próprio trabalho, você vai voltar a amar o que agora odeia.
Você vai voltar a agradar a primeira pessoa que deve importar
Mas o motivo mais importante para parar de tentar agradar a todos não tem nada a ver com os outros; tem tudo a ver com você.
Tentar agradar a todos desesperadamente é temer o fracasso, mas o maior fracasso na vida é não ser você mesmo. E a maior rejeição na vida é rejeitar a si mesmo.
Ao tentar agradar a todos, você faz ambos os medos se tornarem realidade.
Lembre-se: você deve estar sempre em primeiro lugar.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso