Inscreva-se no Canal

6 erros fatais que você nunca deve cometer com seu dinheiro

Uma pesquisa divulgada em 2016 mostra que o consumidor brasileiro, além de não ter disciplina financeira, esquece de fazer o acompanhamento do orçamento doméstico. Esse comportamento piorou em 2015, aliás: em um ano, caiu de 61% para 41% o número de consumidores que conseguem fechar o mês com dinheiro sobrando na conta.

Se identifica com isso? É de se esperar, afinal, de acordo com uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 45,8% dos entrevistados não realizam um controle sistemático do seu orçamento, sendo que 29,3% fazem a organização das finanças “de cabeça”, sem qualquer anotação ou utilização de ferramentas, aplicativos.

Para mudar esse cenário, separamos – em parceria com o Warren, aplicativo que te ajuda a investir seu dinheiro – 6 erros fatais que você nunca deve cometer com o seu dinheiro:

Comprar por impulso

6 erros fatais que você nunca deve cometer com seu dinheiro

Apear da crise, quatro em cada dez brasileiros compram por impulso, segundo pesquisa divulgada em maio de 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojista (CNDL). Entre os itens que mais instigam essa compra impulsiva, segundo a pesquisa, estão roupas, calçados e acessórios (14%), perfumes e cosméticos (8%), idas a bares (6%) e smartphones (6%). A pesquisa foi realizada com 601 consumidores de todas as regiões do Brasil, com idade igual ou maior a 18 anos e de diversas classes sociais.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Comprar por impulso é um erro gravíssimo porque ao comprar sem pensar você pode estar comprando coisas que realmente não precisa, ou pagando mais caro em produtos que poderia encontrar com um preço mais acessível na internet, por exemplo. Sem contar que a compra por impulso também pode te fazer comprar produtos de qualidade duvidosa acreditando que está comprando algo que realmente vale o seu dinheiro.

Não pesquisar antes de comprar

6 erros fatais que você nunca deve cometer com seu dinheiro

Este erro é bem comum, mas, pelo menos, as coisas estão mudando. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, destacou que nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas. A pesquisa aponta que o comportamento é frequente em todas as faixas etárias, mas surge com mais força entre os indivíduos com idade entre 18 e 34 anos (93%).

Ou seja: muita gente faz a pesquisa, e quem não faz sai na pior porque é bem provável que você encontre algo mais barato na internet do que na loja física. Além disso, é importante pesquisar na internet outros detalhes sobre o produto que você quer, não apenas o preço: pesquise as reviews desse produto, a opinião dos clientes sobre ele e se ele realmente atenderá suas necessidades. Dessa forma, você não corre o risco de gastar dinheiro com porcaria.

Guardar apenas o dinheiro que sobra no fim do mês

6 erros fatais que você nunca deve cometer com seu dinheiro

Este erro é extremamente comum e fácil de cometer. Muitas pessoas guardam apenas o dinheiro que sobra no fim do mês – isso quando o dinheiro realmente sobra.

De acordo com um novo indicador, levantado pelo SPC Brasil e CNDL, apenas 7% dos brasileiros afirmaram reservar um valor fixo por mês em janeiro de 2017. Ou seja: a maioria dos brasileiros espera o fim do mês para saber se vai ter um dinheiro e, mesmo assim, não reserva mensalmente um valor fixo para investir.

Então, todo começo de mês tente separar 10% do seu salário para investimentos.

Ostentar sem ter

6 erros fatais que você nunca deve cometer com seu dinheiro

Este erro é muito comum, e ele parte da ideia de que “parecer ser” é mais importante do que “realmente ser”. Muitas pessoas criam dívidas apenas para ter determinada peça de roupa, carro, moto ou outro item mais caro só para perecer ter um estilo de vida que não condiz com a realidade. Não faça isso, você pode se prejudicar, e muito, se cair nessa.

Não se planejar

6 erros fatais que você nunca deve cometer com seu dinheiro

Não planejar seus gastos é um erro muito comum. Quando você não se planeja, seu dinheiro vai embora sem você perceber. Por exemplo: você viu uma promoção de passagem área e achou que valia a pena comprar porque o preço estava bom – e, de fato, ele poderia estar e você pode economizar dessa maneira. Porém, e os outros gastos? Você planejou o valor da comida que vai consumir lá? Das compras? Da hospedagem? Para não entrar em furadas, se planejar é fundamental.

Comprar as coisas no lançamento

6 erros fatais que você nunca deve cometer com seu dinheiro

Comprar as coisas quando elas são lançadas é um erro bem comum e perigoso. Por exemplo: você compra roupas de inverno no alto inverno? Roupas de calor na época mais quente do ano? Compra aquele jogo ou celular assim que eles foram lançados? Então, você está jogando dinheiro fora. Tudo fica mais barato depois de meses do lançamento, então, aguarde para comprar!

Se você não cometer esses erros, temos certeza que a sua saúde financeira vai melhorar!

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »