As melhores cores de roupa para destacar seu tom de pele

Já falamos aqui antes que a única regra da moda que você tem que seguir é: a regra que te faz se sentir confortável e confiante dentro de uma roupa.

Porém, é claro que existem algumas dicas que podem te ajudar a ficar ainda mais elegante e atraente, e você pode seguí-las para transmitir profissionalismo e até mesmo fazer com que as pessoas se sintam confortáveis do seu lado.

As cores que você escolhe, por exemplo, podem te apagar ou destacar ainda mais o tom da sua pele.

Além de saber qual é a sua tonalidade, também é interessante descobrir se a sua pele tem o fundo quente ou frio. Isso vai te ajudar a descobrir, por exemplo, se você fica melhor em roupas com a tonalidade mais forte, como laranja e vermelho, por exemplo, ou mais fria, como azul.

Para descobrir isso, o visagista Philip Hallawell ensina um truque: na luz natural, coloque uma moeda dourada e uma prateada sobre a mão e analise com qual cor a pele combina mais. Caso fique mais harmonizado com a dourada a pele é quente, já se for com a prateada, é fria.

Nós separamos algumas dicas para você descobrir as cores ideais para o seu tom e fundo de pele. Veja quais são elas:

Pele clara/pálida

As melhores cores de roupa pra destacar seu tom de pele

Cabelo vermelho, loiro ou castanho claro? Sardento?

Se você tem a pele pálida e um tom claro, usar as cores certas que contrastem com ela é o necessário para dar mais vida para a sua pele.

Cores para usar: Cores mais escuras como o cinza escuro, o marrom, a borgonha – que é tipo um vinho, porém mais fechado -, o verde escuro, o azul marinho e os tons mais escuros de azul.

Cores para evitar: Como o seu tom de pele é bem pálido, usar cores muito claras em determinadas iluminações pode ser um erro gravíssimo, afinal, você não vai se destacar dentro dela; pelo contrário, vai ficar completamente sem vida. Então, em vez de branco e bege claro, escolha tons mais ricos, como areia, camelo e cáqui e cinza chumbo.

O vermelho, embora não seja o tom mais adequado para homens com a pele pálida puxada para tons de rosa, pode funcionar com peles claras mais puxadas para o amarelo – ou seja, peles claras com fundo quente.

Pele oliva/tom médio

As melhores cores de roupa pra destacar seu tom de pele

Se a sua pele segue a tonalidade oliva – ou, em outras palavras, se você é moreno e sua pele varia entre uma vasta quantidade de tons mais puxados para o marrom – provavelmente seu fundo de pele também é quente.

Cores para usar: Embora a maioria das cores funcione perfeitamente bem com um tom de pele oliva, você pode garantir as melhores opções escolhendo tons que são um pouco mais brilhantes ou mais escuros do que o “meio termo”.

O que isso significa exatamente? Escolha bege claro em vez de tons de areia quente se você quiser um tom neutro leve, ou tente uma tonalidade mais ousada de púrpura (como magenta) em vez de malva, por exemplo.

Ficou com um nó na cabeça com toda essa quantidade de cores que você sequer sabia o nome? Calma, a imagem acima ilustra exatamente as cores que te aconselhamos a usar!

Cores para evitar: Como sua pele provavelmente tem um subtom puxado para o amarelo ou para o verde, você deve evitar usar tons dessas cores que são muito próximas ao seu tom de pele.

Afinal, se você usar essas tonalidades provavelmente vai “sumir” dentro da roupa, e a ideia é o contrário, você precisa se destacar. Então, evite tons como o pistache, o mostarda e o marrom mocha.

Pele negra

As melhores cores de roupa pra destacar seu tom de pele

Assim como aqueles com “pele média”, caras com a pele mais escura podem usar praticamente qualquer cor de roupa sem medo de ser feliz. Porém, algumas podem te destacar ainda mais se a sua pele for negra. Veja os exemplos:

Cores para usar: A cor da sua pele é praticamente perfeita para combinar com a grande maioria das cores porque você não corre o risco de sumir em tons mais claros ou apagados. Porém, mesmo assim, algumas cores podem te ajudar a se destacar: tons bem vivos e fortes, como o verde jade e o azul cobalto, vão ficar absurdamente marcantes no seu tom de pele.

Cores para evitar: Tente evitar o marrom, afinal, é possível que esse tom apague a sua pele – assim com os tons pasteis apagam uma pele mais pálida. Como a sua pele tem uma tonalidade bem versátil, uma dica criativa é evitar o preto, por exemplo, e optar por outras cores que contrastem mais com ela.

Além das dicas que demos acima, tente prestar atenção nas cores que você estava usando quando alguém te elogiou ou elogiou a sua roupa: é possível que esse elogio seja um forte indicador das cores que funcionam melhor no seu tom de pele.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »