Inscreva-se no Canal

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

Se perder dentro do relacionamento é mais fácil do que você pensa. Infelizmente, muitas pessoas acabam abrindo mão da própria identidade e personalidade para viver em torno do parceiro e se dedicar exclusivamente para fazer a outra pessoa feliz.

E que fique claro: isso é bem diferente de realmente querer fazer a outra pessoa feliz sem abrir mão de quem você realmente é. Em um namoro saudável, você deve, sim, fazer pequenos sacrifícios, abrir mão de algumas coisas e se dedicar. Porém, você não deve perder a sua essência e nem sua identidade no processo.

Veja como:

Passe tempo com seus amigos (sem sua namorada)

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

É ótimo quando sua namorada se dá bem com seus amigos, mas é muito saudável ter um tempo sozinho com seus amigos sem a presença da sua namorada. Então, planeje – e compareça – em happy hours, almoços ou simplesmente em passeios com seus amigos pelo menos uma ou duas vezes por mês.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Identifique hobbies e interesses que você não compartilha com sua namorada

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

Você e sua namorada não vão gostar completamente das mesmas atividades e hobbies. Porém, não deixe de fazer o que você gosta de fazer porque sua namorada não gosta – o mesmo vale para ela. É importante apoiar os interesses um do outro – mesmo, e talvez especialmente quando, eles não são compartilhados.

Tenha voz

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

Se comprometer com outra pessoa pode ser uma experiência incrível, porém, desistir de suas necessidades e sentimentos por causa dessa pessoa não é. Não comprometa ou prejudique seus próprios desejos apenas porque a) você quer dar a outra pessoa tudo o que ela quer – mesmo que isso te faça mal – ou b) você tem medo de que você perca essa pessoa se ela precisar de algo diferente. Uma relação funcional dá espaço para o que você precisa, porém, a pessoa que você está não pode saber o que você precisa se você não se expressar. Mas se ela te ignorar quando você diz o que precisa ou se mostrar nada disposta a te ajudar, é melhor partir pra outra.

Tenha seus próprios planos

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

É bom, e saudável, fazer planos com sua namorada e até discutir um futuro possível ao lado dela, mas é tão importante quanto estabelecer para si mesmo o que você quer como carreira, por exemplo, e trabalhar para alcançar as coisas que deseja em sua vida pessoal. Tente traçar metas de curto e longo prazo que não tenham relação direta com a sua namorada, porém, cuidado para não se afastar demais e se isolar em uma ilha.

Você não tem obrigação de fazer tudo com ela e nem ela com você

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

É claro que é legal compartilhar experiências e memórias com a pessoa que você ama – aliás, isso é fundamental para manter um relacionamento saudável e feliz. Porém, você não precisa fazer absolutamente tudo com a outra pessoa, e também não deve se sentir mal ou culpado quando sair com ela ou quando ela sair com você.

Seja sempre a melhor versão de si mesmo

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

Se sua namorada não te motiva a ser a melhor versão de você, vale a pena perguntar se este é o relacionamento certo para você. Se você estiver em um relacionamento saudável, ambos provavelmente se sentem livres e encorajados.

Esteja aberto ao novo

Parte do segredo para manter sua identidade é saber que você pode tentar algo novo sem sacrificar seus valores e gostos fundamentais. Dê aos passatempos e aos interesses da sua namorada pelo menos uma chance. Se você gostar deles, ótimo. Caso contrário, você não tem obrigação nenhuma de continuar fazendo o que não gosta. Porém, seja honesto com você e mesmo e tenha certeza de que você não gostou do hobbie que ela te apresentou por questões pessoais e não por egoísmo ou mimo.

Não se torne dependente

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

Estar em um relacionamento não significa que você não deva cuidar de si mesmo e dos seus próprios sentimentos. É fácil se perder na sua namorada e querer protegê-la do mundo e esquecer de lutar suas próprias batalhas. É bom ter alguém que queira consolar você, e não tem problema se apoiar e servir de apoio, mas certifique-se de que você não precisa disso para vencer seus problemas.

Não abra mão de outras relações importantes

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

Se você já tem planos com a família ou com seus melhores amigos, não fure no último minuto para ficar com a sua namorada. Um bom relacionamento consiste em compreensão, e se você já marcou algo com seus amigos ou família antes de marcar algo com a sua namorada, ela deve entender que você já tem planos.

Não pule de um namoro para o outro

Como não perder sua identidade dentro de um relacionamento

Todos nós conhecemos alguém que emenda um namoro no outro e não consegue encontrar um tempo para si mesmo nos intervalos. Essa pessoa é você? Então, não use relacionamentos como uma desculpa para nunca se concentrar em quem você é, nas suas falhas ou no seu crescimento pessoal. Parece clichê, mas se amar é importante, e não conseguir ficar solteiro pode dizer muito sobre você e sobre seu medo de se encarar sem a aprovação de outra pessoa.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »