Em relacionamentos saudáveis, as duas pessoas precisam ter voz. Mas o que isso significa? Ter uma voz significa que você é capaz de se comunicar e compartilhar coisas sobre você e como você se sente. Quando apenas uma pessoa tem uma voz, o relacionamento fica fora de equilíbrio e se torna completamente insalubre.
- Você precisa ler o livro do MHM: o Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara! Veja aqui!
- Veja o que fazer se você estiver em um relacionamento abusivo
- Veja 7 diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico
Em resumo: você se torna um trouxa.
Acha que se encaixa nessa situação? Há algumas coisas que você pode fazer para criar a sua própria voz dentro desse relacionamento, afinal, muitas vezes a culpa de você não ter presença no namoro não é da outra pessoa, é sua. Porém, mesmo assim, para o namoro dar certo a outra pessoa também precisa estar disposta a equilibrar as coisas.
Veja 4 dicas para parar de ser trouxa nos relacionamentos, de acordo com os psicólogos do Mental Health America:
Promova respeito
Tente mudar sua mentalidade para mostrar a pessoa que está com você que você é igual a ela. Lembre-se de que você tem o direito de estar em um relacionamento equilibrado e poder se expressar honestamente. Se sua voz não foi ouvida por algum tempo, é possível que você e sua parceira estejam presos em uma rotina. Porém, pelo hábito, no início ela pode se surpreender se você falar e esperar que ela ouça. Mas, com o tempo, você vai perceber que dizer o que você está pensando e o que você quer vai se tornar cada vez mais fácil – mas tome cuidado para não confundir atitude com grosseria e arrogância.
Converse sobre isso
Encontre um bom momento para você e sua namorada conversarem honestamente e sem interrupções antes de uma briga acontecer. Então, diga o que você sente. Se ele começar a descartar seus sentimentos ou falar em cima de você, com calma, peça para que ela ouça. Como você ficou sem voz no relacionamento por muito tempo, é possível que ela esteja acostumada a sempre tomar decisões e falar mais e, por isso, inconscientemente, ela queira repetir o padrão. É claro que ela também pode agir dessa forma por falta de caráter – vamos falar disso mais pra frente – mas, se for apenas hábito, peça para que ela te escute e diga que você sente falta disso.
- Compre o livro aqui: Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara
Não se perca na outra pessoa
Você pode ter perdido sua voz se a sua identidade inteira se perdeu na sua namorada. Se a sua namorada sempre parece ter um problema, por exemplo, e você é sempre o apoio dela, quem “conserta” as coisas e quem nunca recebe a mesma atenção e ajuda em retorno, você pode estar em um relacionamento co-dependente. De acordo com a Mental Health America, pessoas que são co-dependentes geralmente desenvolvem relacionamentos unilaterais e às vezes abusivos. Os co-dependentes gostam de resgatar os outros e podem estar envolvidos com indivíduos extremamente abusivos. Então, fale com um profissional se você acredita que mostra sinais de co-dependência.
Não tenha medo de terminar se sentir que não está feliz
Lembre-se que a única pessoa que você pode mudar é você mesmo. Se você tentou fazer mudanças em você, você criou uma voz no relacionamento e as coisas ainda não estão melhorando, é hora de reavaliar esse namoro ou casamento. Você precisa decidir se realmente deseja permanecer com alguém que não te valoriza e não valoriza seus sentimentos ou opiniões. Se ela sabe como você se sente e não está disposta a fazer mudanças, as coisas provavelmente não irão melhorar, então, é melhor sair desse relacionamento para buscar a felicidade com você mesmo.
Conheça o Guia Definitivo para Não Quebrar a Cara
Uma boa maneira de adquirir inteligência emocional e aprender com os seus próprios erros é ler sobre o assunto e se conhecer através das palavras de terceiros.
Ao ler e expandir a sua mente, você consegue elaborar auto-crítica e até analisar os próprios comportamentos.
O Edson Castro e o Leonardo Filomeno, criadores do Manual do Homem Moderno, acabaram de publicar um livro para te ajudar neste processo. O Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) reúne os melhores conselhos, toques verdadeiros que dispensam palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas.
Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida.
- Compre o livro aqui: Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara