Inscreva-se no Canal

10 combinações de cores para você nunca mais errar

Combinar cores não é uma tarefa absurdamente fácil, mas também não é impossível, e com o tempo e com a prática você vai perceber que o processo se tornará instintivo.

Mas, enquanto isso, o ideal é ter algumas cartelas de cores para decorar e não correr o risco de sair por aí parecendo um palhaço indo pro circo – e também sair um pouco dos visuais monocromáticos em preto ou branco.

Conheça o círculo cromático

10 combinações de cores para você nunca mais errar

Saber combinar cores é uma estratégia interessante para ficar visualmente mais atraente, isso porque as cores harmônicas são mais atraentes para os nossos olhos, e é mais agradável olhar alguém que veste cores que combinam do que o contrário.

Normalmente, tons da mesma família de cores combinam bastante, e cores próximas dentro do círculo cromático também – esse tipo de combinação é conhecida como combinação análoga, aliás.

Mas você também pode trabalhar com a combinação complementar. As cores complementares são as que estão diretamente opostas no círculo cromático. A dica, neste caso, é escolher uma quente e uma fria: as cores quentes ficam na fatia da diagonal que tem as cores laranja, amarelo e vermelho/rosa, e as cores frias na fatia oposta.

Você também pode brincar com as combinações triangulares, tanto primária quanto secundária. A primária é a mais chamativa das combinações, por isso, tome cuidado. Para fazer, é só escolher três cores que tenham a mesma distância entre si no círculo cromático e usar sem medo de ser feliz!

Por fim, lembre-se que as cores neutras também existem, e elas são “coringas” para usar em qualquer visual porque combinam com tudo: cinza, bege, branco e preto, por exemplo.

Acha tudo isso complexo demais? Então, veja as nossas combinações já prontas para treinar sua mente a criar visuais parecidos.

Tons terrosos

10 combinações de cores para você nunca mais errar

A natureza obviamente é harmônica, então você pode se inspirar nela para conseguir criar visuais que fiquem visualmente confortáveis. Os tons terrosos, por exemplo, encontrados naturalmente em florestas – é claro – são a maior aposta para os dias de frio do outono e do inverno. Pode usar sem medo de errar!

Azul e vinho

10 combinações de cores para você nunca mais errar

Azul e tons de marrom e vermelho, como o vinho, por exemplo, combinam bastante. No caso do Daniel Craig, ele optou por trabalhar tom sobre tom, tanto na parte de baixo quanto na parte de cima – inclusive na bolsa – e deixou o único ponto diferente de cor para os sapatos.

Tons terrosos com foco no verde

10 combinações de cores para você nunca mais errar

No primeiro exemplo, trabalhamos com uma união de tons terrosos mais puxada para o marrom e para o vermelho. Neste caso, a combinação dirige o nosso olhar para os tons de verde. Mesmo o azul do casaco é puxado para o verde dentro do círculo cromático.

Combinação Triangular Primária

10 combinações de cores para você nunca mais errar

Nesta combinação triangular primária, o modelo escolheu subtons de vermelho, azul e amarelo e, para não resultar em um visual muito carregado, ele optou por deixar o vermelho apenas no detalhe da gravata.

Combinação Triangular Primária com tons mais fechados

10 combinações de cores para você nunca mais errar

Enquanto o primeiro visual de tons terrosos era mais aberto, este é mais fechado. As cores não foram trabalhadas em tons mais claros, pelo contrário: o bege da calça é mais escuro e está puxado para o marrom, assim com o vinho fechado do suéter.

Branco em destaque

10 combinações de cores para você nunca mais errar

Uma das combinações mais fáceis que existe é mesclar o branco com qualquer outra sobreposição de tons. Não tem segredo, basta usar peças em cores que conversem entre si e combinar essa mistura com uma camisa branca ou preta.

Casual com tons fechados

10 combinações de cores para você nunca mais errar

Marrom e azul combinam bastante, mas opte por tons mais fechados e que não chamem muita atenção: o azul marinho, por exemplo, é uma ótima opção.

Sobreposição de tons

10 combinações de cores para você nunca mais errar

A sobreposição de tons no exemplo acima está aliada à estratégia de combinar as cores em um triângulo no círculo cromático. Como você pode ver na cartela de cores, o modelo combinou três tons de azul com dois tons de marrom.

Harmonia entre cores complementares

10 combinações de cores para você nunca mais errar

O preto e o cinza se destacam, mas outras cores também foram trabalhadas no visual, com o azul e o bege. Como as cores principais são neutras, é possível combiná-las com praticamente qualquer outra cor.

Tons terrosos com cores neutras em destaque

10 combinações de cores para você nunca mais errar

Novamente as cores neutras se destacaram no visual acima, e o foco da nossa atenção está no centro do corpo do modelo por causa do cinza do suéter. Porém, para deixar o visual mais agradável, ele optou por utilizar tons terrosos no cachecol e no casaco.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »