3 desculpas mais comuns para não economizar (e como fazer para fugir delas)

Você vive sonhando em ser milionário mas, por algum motivo inexplicável, sempre termina o mês no negativo? Então, é bem provável que você esteja se enganando ao dizer que tenta economizar.

Todo mundo quer ser rico mas ninguém quer guardar dinheiro. Você pode dizer para si mesmo que quer, sim, salvar uma grana, mas, no fundo, a vontade não é o suficiente para te fazer reduzir os gastos com a cerveja no final de semana ou com o novo tênis de corrida que você não precisa.

A verdade é que, se a gente não traça uma meta, economizar vira uma atitude completamente abstrata e, como não temos um objetivo claro, guardar dinheiro, para o nosso subconsciente, parece algo inútil.

Eu já dei muitas desculpas esfarrapadas para mim mesma quando resolvi pegar grana das minhas economias porque, até então, eu não tinha traçado um objetivo e não tinha entendido a importância de manter uma reserva financeira.

Você também já deve ter criado desculpas e prometido para si mesmo que no próximo mês agiria diferente. Então, para não cair novamente nessa armadilha da mente, veja quais são as 3 desculpas mais comuns entre aqueles que não guardam dinheiro (e como fazer para fugir delas):

Eu não ganho dinheiro o suficiente para poder economizar

Esta é uma das minhas desculpas favoritas. Tirar de nós mesmos o peso da nossa irresponsabilidade financeira é tentador, mas é preciso mudar essa linha de raciocínio o quanto antes.

Você não precisa economizar uma fortuna por mês, basta separar uma porcentagem do seu salário e não mexer mais nela. Tente, por exemplo, economizar 5% do que ganha todo mês e você vai se surpreender em como essa pequena contribuição pode fazer maravilhas.

Você pode expandir essa porcentagem para outros ganhos, como, por exemplo, o seu décimo terceiro ou valores extras que entrem na sua conta.

Gradualmente, você pode aumentar a porcentagem de acordo com o ajuste do seu salário e, em pouco tempo, vai perceber que foi a melhor atitude que você já tomou em relação ao seu dinheiro.

Eu faço isso depois

Todo mundo já empurrou com a barriga a ideia de economizar uma grana. Essa é certamente a desculpa mais comum entre aqueles que não conseguem guardar dinheiro de jeito algum.

Um jovem de 20 anos, por exemplo, costuma pensar: “Eu tenho mais uns 60 anos para economizar dinheiro, preciso aproveitar minha juventude agora”. Bom, amigo, se você pensa assim, saiba que essa faixa etária é a ideal para começar a guardar uma grana!

Começando agora, você vai precisar separar menos dinheiro por mês e vai ter mais tempo para aproveitar os benefícios que essa economia te proporcionou.

Eu mereço esse presente!

Muitas pessoas sabotam suas economias com essa desculpa. Por trabalhar demais ou por acreditar que não é recompensado pelos seus esforços, você pode querer se presentear com mais frequência e tentar compensar o cansaço gastando dinheiro em coisas supérfluas.

É preciso traçar prioridades e objetivos. É preciso saber diferenciar o que você precisa do que você simplesmente deseja. Em vez de pensar no gasto como um luxo, pense na economia como um luxo, afinal, você vai estar se dando ao luxo de ter uma liberdade financeira no futuro.

Você realmente precisa trocar de computador agora? Você tem dinheiro para fazer isso ou vai se endividar para conquistar essa compra?

É óbvio, você pode ceder aos seus caprichos de vez em quando, mas não pegue o dinheiro que está destinado ao seu futuro para isso!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »