Jornalista Norte-Americano seleciona as 5 Melhores cervejas vendidas no Brasil

Jornal escolhe os rótulos campeão nos botecos cariocas durante as Olimpíadas

No meio da cobertura e do clima Olímpico, o jornalista americano Luke DeCock (do jornal The News & Observer) resolveu, entre uma pauta e outra, fazer uma reportagem investigativa para selecionar as melhores cervejas encontradas nos botecos cariocas.

Pela lista que segue, dá pra ver que a proposta do repórter foi procurar os rótulos encontrados nos clássicos botequins e não em bares especializados em cerveja especial (talvez ele não tenha encontrado a segunda opção).

“Enquanto o Brasil é merecidamente famoso pela caipirinha, uma mistura enganosamente forte e devastadoramente doce de limão, açúcar e aguardente de cana, a maioria dos brasileiros desfruta sentado na rua em um dos muitos bares uma garrafa gigante de cerveja ou um “chopp”. Depois de considerável pesquisa, é possível restringi-los a um top cinco”. (Luke DeCock)

Confira a lista completa com uma breve análise e indique embaixo qual é, na sua opinião, a melhor cerveja vendida no Brasil!

5. Skol

Reprodução

“A cerveja oficial dos Jogos Olímpicos – e isto é uma coisa que o Brasil fez estoque suficiente de antemão – vem em uma lata amarela e não tem relação com o tabaco de mascar norte-americano de mesma pronúncia. Infelizmente, é a bebida de massa mais repugnante do Brasil, com gosto de meias molhadas e carpetes de fraternidade (repúblicas estudantis)”.

4. Stella Artois

Reprodução

Para ele, é a mesma Stella que é servida ao redor do mundo, mas tem um certo status no Brasil. “Tem o mesmo gosto no Rio como em qualquer outro lugar, o que é bom. Mas, não é particularmente brasileira”.

3. Eisenbahn Pale Ale

Reprodução

Como um bom estrangeiro no Rio de Janeiro, o jornalista afirma que teve dificuldades de encontrar cervejarias artesanais no Brasil (se tivesse dado uma procurada no Google, teria encontrado com facilidade vários pubs e bares com craft beers).

Mas, pelos padrões americanos e mundiais, achou a Eisenbahn perfeitamente aceitável e, mesmo assim, colocou na terceira posição da lista, porque ‘não é tão essencialmente brasileira como os dois rótulos que vem a seguir’.

2. Brahma

Reprodução

A cerveja clássica brasileira. Segundo ele, 90% das vezes que você pedir um “chope”, vai ser ela que virá. Ele descreveu como um belo padrão pilsner aguado, melhor do que as cervejas de massa (comerciais) americana: limpa e suave com muito pouco sabor residual e sempre servida maravilhosamente gelada.

1. Antarctica

Reprodução

“Quando os brasileiros pedem uma garrafa de 600 ml para se sentar em uma mesa na calçada, é esta cerveja que costuma aparecer. Ela vem com um tubo de refrigerador de plástico para mantê-la frio (camisinha), uma versão mais barata do que as usadas com vinho branco nos Estados Unidos. Eles despejam em pequenos copos (americanos) para você e saborear antes que ela tenha a chance de se aquecer. Não tem nada de especial a partir de uma perspectiva de sabor, mas tem um sabor mais limpo, mais nítida do que Brahma e provavelmente faria muito bem no mercado americano”.

Fonte: News Observer

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso