5 dicas de marketing para vender na internet

Se você tem um negócio próprio ou trabalha na área de comunicação e vendas, sabe que conquistar e reter a atenção das pessoas na internet está cada vez mais difícil - afinal, a competição por alguns segundos de tempo de tela de um lead é acirrada.

Se você tem um negócio próprio ou trabalha na área de comunicação e vendas, sabe que conquistar e reter a atenção das pessoas na internet está cada vez mais difícil – afinal, a competição por alguns segundos de tempo de tela de um lead é acirrada.

O especialista Gustavo Chapchap, que é CMO da JET, coordenador de Marketing da ABRADi-SP e fundador do Zapcommerce, preparou 5 dicas para ajudar os leitores do Manual do Homem Moderno com as vendas online. Você já segue esses passos no seu negócio online?

  1. Tenha um bom site

Quando falamos sobre ter um bom site para o seu e-commerce, podemos considerar muitas variáveis. O foco deve ser a experiência do cliente. Deve-se estabelecer as personas que são o alvo e criar algo aderente para esse público.  Porém, alguns itens básicos são essenciais para proporcionar uma experiência de navegação agradável aos seus consumidores, como:

  • Informações e ícones visíveis e funcionais;
  • Avanço em etapas com poucos cliques de distância;
  • First mobile. O site deve funcionar nos computadores, mas os celulares são cada vez mais relevantes. Os acessos via celular já são maioria, o desafio é transformar isso em vendas).
  • Fácil acesso à comunicação e ao serviço de suporte;
  • Sem bugs ou recursos muito pesados que fazem o site ‘travar’ ou simplesmente não carregar.

Esses são apenas alguns pontos que devem ser levados em consideração para que seu site seja bem visto pelo público. Lembre-se de que não adianta nada investir em mídia paga, influenciadores e outras estratégias se quem entra no seu ambiente digital não gosta, não fica e não volta. O contato com a marca independe do ambiente em que acontece.

A loja virtual deve ser tão bem cuidada quanto uma loja física em todos os aspectos: atendimento, clareza das informações e boa visibilidade dos produtos, entre outros fatores.

  1. Faça listas dos desejos ou lista de favoritos

Uma das melhores coisas quando se trabalha com e-commerce é a lista de possibilidades que essas plataformas têm. Diferentemente de uma loja física, as plataformas online oferecem mais facilidade para criar listas de desejos ou selecionar itens favoritos.

Se o consumidor permitir uma abordagem por e-mail ou celular, você ainda pode enviar notificações em datas especiais ou simplesmente avisar quando os produtos que aquela pessoa quer estiverem disponíveis ou com desconto. Assim, você utiliza o recurso da personalização do digital para estar sempre marcando presença na mente de seus leads e clientes.

  1. Use os recursos de publicidade segmentada 

Hoje em dia, graças às plataformas de análise e cruzamento de dados, podemos saber com bastante precisão quem é nosso público-alvo na internet. Na hora de anunciar, considerando que esteja dentro das normas da nova LGPD, você pode e deve direcionar anúncios para pessoas que têm mais afinidade com seu produto ou serviço.

Contudo, vale lembrar que todos os passos que esse lead vai seguir dentro de uma campanha precisam estar bem conectados e funcionando perfeitamente bem, pois uma vez que o usuário clicou em um anúncio para entrar no seu e-commerce, se qualquer coisa der errado logo na primeira vez, existe uma grande chance dessa pessoa nunca mais voltar.

  1. Crie pesquisas de satisfação 

Para vender, precisamos nos manter competitivos no mercado. E para isso, é necessário saber em quais pontos estamos indo bem e em quais precisamos melhorar. Com os meios digitais, fica muito mais fácil fazer pesquisas rápidas de satisfação.

Considerando que o foco é a experiência, ouvir seu cliente é fundamental para entender as percepções para melhorar ou criar novas estratégias. As pesquisas são também uma oportunidade de relacionamento com o cliente. Ao perceber que está disposto ao ouvi-lo, a tendência é ele tornar-se fiel à sua marca.

Por mais que seja difícil ouvir um feedback negativo de um cliente, esteja aberto e ouça tudo atentamente. Nunca se esqueça de que um cliente que reclama, na verdade, só reclama porque quer ter seu problema resolvido e continuar comprando com você. Se ele sai de um e-commerce sem reclamar de nada após ter um problema, pode ter certeza de que ele não tem intenção de voltar. Portanto, resolva o problema dele o quanto antes, da melhor forma possível, e crie espaços que possibilitam uma comunicação fácil e rápida entre as partes.

Esse processo de captar a opinião dos clientes deve ser constante, assim como as melhorias, que devem ser implementadas o tempo todo. Quando falamos de vendas, especialmente vendas online, jamais fique na zona de conforto.

  1. Proporcione uma experiência Omnichannel

Ter uma operação bem-sucedida de vendas depende de uma série de fatores, contudo, cada vez mais, os resultados são melhores para quem consegue valorizar essas três questões: personalização, proximidade e privacidade.

No caso da personalização, estamos falando da necessidade de fazer ofertas customizadas, de acordo com as necessidades de cada grupo de clientes. Isso hoje vale tanto para os produtos em si, como na hora de se comunicar com o seu público.

Com a difusão da internet, ninguém mais gosta de abordagens genéricas, até porque sabemos que as empresas têm condições de monitorar melhor o comportamento do consumidor.

E quanto mais se investe nessa personalização, mais proximidade você terá com o seu cliente. Lembre-se de que as vendas hoje devem ser baseadas em relacionamento.

Uma operação omnichannel, que integra vários canais, viabiliza essa aproximação, com a vantagem de que a loja tem condições de reunir muito mais informações sobre o comportamento do cliente.

Não é incomum alguém comprar um item pelo e-commerce para retirar na loja física, tirando suas dúvidas pelo WhatsApp no meio do caminho, enquanto paga pelo app do banco e recebe o comprovante por e-mail, certo?

Então, observe quantos meios podem ser utilizados em uma única compra. Partindo daí, entenda que sua missão como varejista, é proporcionar uma boa experiência, sem estresse para o cliente final. Mas para isso você deve investir na personalização e na proximidade.

Outro aspecto importante, considerando o cenário atual, é a questão da privacidade. Negócios bem-sucedidos são aqueles que cuidam adequadamente das informações dos clientes. Ou seja, entende a importância desses dados e sabe que deve garantir ambientes seguros para as compras.

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Colaboradores MHM
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