Inscreva-se no Canal

Por que competir pode ser essencial para o seu sucesso pessoal e profissional

Para muitas pessoas que se identificam como espirituais ou progressistas, a competição é um tabu. Para muitas pessoas, a concorrência, ou a ideia de “competição”, é algo que buscamos erradicar do nosso espírito para evoluirmos, criarmos harmonia e alcançarmos a iluminação. Mas, para se tornar verdadeiramente conscientes, precisamos tirar a competição da lata de lixo e precisamos perceber que a competição não é algo bom ou ruim, na verdade, ela é os dois.

Se você olhar ao redor, vai notar que o planeta é composto inteiramente de competição. Toda forma de vida na terra evoluiu para ser a melhor para alcançar sua prerrogativa. Na verdade, a sobrevivência dos mais fortes garante que, se você não evoluir de acordo com outras espécies, você será eliminado. Por exemplo, o único cervo cuja prole viverá é aquele que é mais rápido e, portanto, para que a prole de um leão evolua, ele precisa evoluir para ser ainda mais rápido ou mais inteligente do que o cervo. Existe competição na natureza, e não importa se você gosta disso ou não, não estamos isentos disso no mundo natural.

É claro que nós nos diferenciamos dos animais pois temos a capacidade de pensar e usar a razão para tomar nossas atitudes, e nem tudo o que é natural pode ser considerado algo bom. Por exemplo: animais matam outros animais na luz do dia, sem moral ou ética, mas um ser humano que fizer isso certamente irá preso – ou pelo menos deveria. Então, nós precisamos tomar muito cuidado na hora de usar como argumento a naturalidade das coisas. Por isso, a competição pode ser algo bom ou ruim – e o que vai definir isso é como você a enxerga e usa esse conceito para crescer pessoalmente e profissionalmente.

Como você deve encarar a competição

Por que competir pode ser essencial para o seu sucesso pessoal e profissional

Competir é se esforçar para ganhar algo, derrotando ou estabelecendo superioridade sobre outra pessoa que está tentando fazer o mesmo. Por sua natureza, você pode ver que a concorrência é uma rivalidade. Você não pode competir sem se comparar com outra coisa. Então, a questão é, a comparação e a rivalidade podem ser benéficas?

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Quando experimentamos pensamentos e coisas, essas coisas se tornam a plataforma para o pensamento novo e o novo pensamento é a expansão. Ficou confuso? Calma. O papo filosófico vai fazer sentido: Esses novos pensamentos dão origem a novos desejos. Por exemplo, a Internet teria sido totalmente inconcebível para as pessoas há 200 anos. O simples “pensar” sobre a internet seria impossível em 1800, por exemplo. Mas depois que o telefone foi inventado, as pessoas começaram a imaginar um mundo futurista de fantasia onde a informação poderia viajar invisivelmente no espaço e no tempo.

E eles só podiam pensar isso porque tinham uma base para traçar uma comparação, o telefone. Porém, a internet está colocando outras criações em cheque: por exemplo, você conhece alguém que ainda aluga DVDs? Muitas locadoras fecharam ao longo dos anos, e outras precisaram se reinventar para manter a relevância. Não é divertido perder o seu negócio porque algo o substituiu ou o tornou obsoleto. Mas, olhando o exemplo anterior, as mudanças surgem para facilitar a nossa vida, e é inimaginável pensar que teríamos que voltar algumas casas no jogo da evolução para vivermos sem elas.

Então, o que eu quero dizer é: para evoluirmos, precisamos pensar fora da caixa e também precisamos de algo que nos desafie a sair da mesmice. Precisamos de algo, ou alguém, que passe na nossa frente para que a gente perceba que há lugares avançados até então inexplorados. Se alguém não passar na nossa frente, nós não vamos ter um ponto de comparação ou perspectiva para enxergar que há uma “frente” para ser ultrapassada. Quando a competição existe, todos que estão competindo precisão evoluir, e isso é ótimo.

Os rivais são a chave para o seu sucesso

Por que competir pode ser essencial para o seu sucesso pessoal e profissional

No mundo dos esportes, existe um fato bem conhecido: você não se tornará um jogador realmente excelente jogando com pessoas que você pode facilmente vencer. São apenas os seus verdadeiros rivais, aqueles que podem realmente derrotá-lo, que te tornam o melhor atleta que você pode ser. Por isso muitos grandes atletas consideram seus rivais os principais responsáveis ​​pelo seu sucesso. Os rivais nos fazem aumentar nossa própria expectativa, ultrapassar nosso próprio limite.

É natural: se você quer competir com outra pessoa, você deve crescer. Não há como mudar isso. É por isso que sempre que eu quero melhorar em algo, faço amizade com pessoas que já são boas nisso.

A melhor coisa sobre ter concorrentes é que você precisa inovar e ser criativo. Você tem que pensar fora da caixa e seguir o novo para avançar. Se todos nós abandonássemos o seu espírito competitivo, este mundo seria um lugar muito diferente.

Mas a competição também pode ser ruim

Por que competir pode ser essencial para o seu sucesso pessoal e profissional

O problema com a competição começa a surgir quando vemos o rival como a razão pela qual não podemos ter o que queremos, em vez de enxergá-lo como quem nos mostra o que queremos e nos desafia a alcançar o que sonhamos. O problema com a competição começa quando vemos “algo que está errado conosco” sendo a razão pela qual não podemos ter o que queremos. É assim que a competição cria uma rivalidade que não é saudável. Ou seja, quando começamos a tentar impedir a expansão de outras pessoas com o objetivo de obter o que queremos. E é essa forma de competição que a maioria das pessoas associa à concorrência.

Temos a tendência de fazer uma das duas coisas quando nossa atitude em relação à concorrência é insalubre.

Temer o conflito é natural, assim como competir é natural, porém, quando o medo do conflito é absurdamente grande – por traumas passados ou até mesmo por questões psicológicas – nós preferimos jogar baixo e manter a discrição. Enxergar a competição dessa forma é extremamente prejudicial, então, a melhor solução é mudar sua perspectiva.

Outro problema comum relacionado ao ato de competir é tentar erradicar a concorrência de alguma forma. Quando simplesmente queremos eliminar as outras pessoas, acabamos prejudicando elas, nos prejudicando e, consequentemente, prejudicando todo mundo. Todos saem perdendo quando a competição morre.

Aprenda com a competição

Por que competir pode ser essencial para o seu sucesso pessoal e profissional

Para alguém ganhar, alguém tem que perder, e isso pode parecer horrível. Mas se você olhar para essa derrota com a atitude certa, vai enxergar tudo como um aprendizado. Todos nós perdemos uma vez ou outra, mas aqueles que aprendem com suas perdas realmente transformam suas perdas em algo positivo.

Quem aprende com a derrota e aceita a perda como uma experiência positiva provavelmente vai ser o próximo a vencer. Ao tirar a concorrência do quadro, você não está apenas tirando a chance de outra pessoa ganhar, mas você também tira a sua chance de aprender.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »