4 hábitos que podem te levar ao sucesso (principalmente durante os estudos)

4 hábitos que podem te levar ao sucesso (principalmente durante os estudos)

Parece cada vez mais difícil encontrar pessoas que adorem ler livros mesmo quando não são obrigadas a fazer isso.

Assim que saímos da escola, estamos ansiosos para rejeitar qualquer forma de aprendizagem, incluindo a leitura de livros de nossa própria vontade: não ler livro algum depois de formado parece ser verdade para um terço dos graduados do ensino médio e até mesmo 42% dos graduados da faculdade. Pelo menos, é isso que diz uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, nós nos tornamos tão resistentes à aprendizagem porque a enxergamos como uma obrigação. O que não entendemos é que a aprendizagem constante deve ser uma parte importante de nossas vidas, pois não apenas nos proporciona conhecimento, mas melhora muitas outras habilidades e oferece inúmeros benefícios.

Busque sempre aprender coisas novas

4 hábitos que podem te levar ao sucesso (principalmente durante os estudos)

O aprendizado constante pode nos tornar mais adaptáveis aos desafios e mudanças no trabalho e na vida, e também pode melhorar nossas habilidades de resolução de problemas.

Há mudanças constantes acontecendo ao nosso redor – inovações tecnológicas e mudanças no local trabalho são apenas algumas. Neurobiólogos da Universidade da Califórnia Irvine descobriram que o aprendizado ajuda seu cérebro a funcionar em um nível mais alto e, assim, te torna mais adaptável às mudanças.

Aprender também pode nos tornar mais felizes e saudáveis, o que ajuda a combater a demência e o envelhecimento cerebral.

Ganhar conhecimento constantemente e aprender novas habilidades não é apenas útil, mas também é bom para o seu cérebro. Um estudo realizado por Thomas Bak analisou a correlação entre o bilinguismo e o envelhecimento cerebral. Suas descobertas sugerem que aprender um segundo idioma, mesmo que tarde, pode beneficiar o cérebro e atrasar a demência.

O aprendizado constante também pode nos tornar mais confiantes e interessantes, o que ajuda com nossos relacionamentos interpessoais.

Trabalhar em seu crescimento pessoal vai te dar confiança para se envolver em interações sociais e participar de qualquer conversa, e expressar livremente suas idéias com o conhecimento recém-adquirido. Enquanto aprendemos, encontramos muitos fatos interessantes que podemos compartilhar com os outros e assim conseguimos formar muitos relacionamentos novos.

Por fim, aprender pode ampliar nossos pontos de vista e nos ajudar a tomar as melhores decisões.

Ao aprender constantemente, você também está constantemente expandindo sua base de conhecimento e, portanto, se torna capaz de ver as coisas de diferentes perspectivas. Quando você desenvolve essa habilidade para abordar cada situação de um ângulo diferente, tem mais confiança para tomar novas decisões com base em nos novos conhecimentos.

Mantenha um objetivo em mente, mas faça o mínimo de trabalho

4 hábitos que podem te levar ao sucesso (principalmente durante os estudos)

É normal querer atingir metas significativas no processo, mas pode ser esmagador quando você diz, por exemplo: “Eu quero aprender um novo idioma em 6 meses”, e você se esforça para aprender 50 novas palavras todos os dias. Depois de um tempo, isso vai começar a te sobrecarregar você, e você vai acabar desistindo.

A melhor prática é ter o objetivo principal em mente, mas tentar dividi-lo em conjuntos de objetivos alcançáveis menores, e assim você sentirá vontade de fazer progresso e estará mais ansioso para continuar. Decida o que deseja alcançar no próximo mês, por exemplo, e o mínimo de trabalho que você precisa fazer todos os dias. Ao aprender um novo idioma, você pode dizer que deseja ler 5 páginas de um livro nessa língua todos os dias.

Faça associações

4 hábitos que podem te levar ao sucesso (principalmente durante os estudos)

Ao incorporar novos hábitos, muitas vezes é difícil mantê-los e encontrar tempo durante o dia, já que sempre temos algo para fazer e tendemos a esquecer que planejamos aprender algo.

Se você quiser que o seu hábito de aprendizado se mantenha, tente conectá-lo com suas rotinas atuais, em vez de tentar mudá-los completamente.

Como assim? Para fazer isso, você pode usar gatilhos. Quando você diz “hoje eu quero aprender por uma hora”, seu hábito se torna algo geral porque você não consegue associar o aprendizado a qualquer outra rotina diária. Então, é melhor dizer “quando eu terminar de tomar banho, vou sentar e me dedicar para aprender X”.

Elimine opções em excesso

4 hábitos que podem te levar ao sucesso (principalmente durante os estudos)

Quando temos muitas opções, é difícil nos concentrarmos em aprender. Então, tome uma decisão: qual vai ser o período do dia onde você vai se dedicar aos estudos? Defina isso e, depois, ajuste o tempo para apenas aprender. No início de cada semana, faça um plano! Com o tempo, você vai se acostumar com o fato de que o momento definido é usado apenas para estudo, e, então, a concentração vai se tornar automática.

Não foque apenas no resultado, valorize o processo

4 hábitos que podem te levar ao sucesso (principalmente durante os estudos)

Um estudo realizado na UCLA descobriu que ao visualizar o processo e as etapas que você precisa para alcançar o resultado desejado, é mais provável que você permaneça consistente. Visualizar apenas o resultado (e o objetivo final) pode fazer com que ele pareça impossível e muito longe de ser alcançado. Então, você precisa dar um passo de cada vez. Visualize primeiro o próximo passo em direção ao seu objetivo, e quando você terminar esse passo, visualize o próximo passo.

Siga essas dicas e você vai ver a diferença!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »