6 grandes nomes que fracassaram antes de atingir o sucesso

shutterstock_245812321

“Se fosse fácil, qualquer um chegaria lá”. Parte crucial de conseguir ser bem sucedido em qualquer área de atuação é superar alguns percalços pelo caminho.

+ Inscreva-se em nosso canal no Youtube

Tem aqueles pequenos, fáceis de contornar, mas também tem aqueles contratempos grandes, que parecem impossíveis de serem superados.

Deixamos nos iludir pensando que sempre temos que acertar de primeira, porém, sem esforço, não existe recompensa. Seja na literatura, ciência ou negócios, o fracasso é parte crucial da jornada de algumas pessoas. Duvida?

Separamos 6 fracassos famosos para te inspirar no dia-a-dia e mostrar que sempre há um jeito de chegar lá:

J. K. Rowling

rowling_teleread

Você pode até não gostar da série Harry Potter, mas os livros do jovem bruxo mudaram a literatura mundial. Além dos milhões de livros vendidos, desde o lançamento da obra o mercado recebe cada vez mais títulos focados no público infanto-juvenil formando assim uma geração de novos leitores.

Mas a autora J. K. Rowling nem sempre esteve na crista da onda. Antes de ser publicado pela Bloomsbury, o manuscrito de “A Pedra Filosofal” foi rejeitada por 12 editores. Pior, o livro foi escrito em uma fase difícil para sua criadora.

Enquanto escrevia a história, J.K. era uma mãe solteira que vivia as custas de um seguro-desemprego e tinha sido diagnosticada com depressão. Em entrevista, ela diz que chegou até mesmo a cogitar suicídio antes de conseguir que sua obra chegasse ao grande público.

 

Albert Einstein

Albert-Einstein-genius

Um dos maiores nomes da ciência teve um jornada difícil. Aos quatro anos de idade, Albert ainda não era capaz de falar. Seus professores diziam que o rapaz tinha problemas mentais e jamais seria grande coisa.

Durante todo seu período na escola, Einstein teve uma fama de mau aluno, sem obter grandes notas. Após se formar, passou dois anos procurando um emprego até que, finalmente, arranjou trabalho em um escritório de patentes onde começou sua jornada para a história.

No lugar certo, com as pessoas que conseguiam reconhecer seu talento, começou o trajeto até ganhar o prêmio nobel e influenciou os mais diversos aspectos do mundo moderno, desde ciência e cultura, até mesmo à religião e arte.

Michael Jordan

Michael JORDAN - Chicago Bulls - NBA hauteur grimace serieux fatigue basket portrait

Depois de ser cortado do time de basquete em que jogava na escola, o pequeno Michael Jordan se trancou em seu quarto e chorou até pegar no sono.

No dia seguinte, Michael começou uma nova rotina de treinos. Todo dia, chegava na quadra meia hora mais cedo e treinava até ser expulso. Meses depois, acabou sendo chamado de volta para o time e nunca mais deixou de ser titular.

Mesmo assim, Jordan admite que errou mais de 9000 cestas em sua carreira, perdeu 300 jogos e, em 26 vezes que teve a chance de fazer o ponto da vitória, errou. Mesmo assim, superou todos obstáculos e se tornou uma lenda do basquete.

Walt Disney

walt_disney-co

No começo de sua carreira, Walt foi despedido de um jornal por sua “falta de imaginação” e por “não ter ideias originais”. Aos 21 anos, viu sua primeira empresa ir a falência e teve que sobreviver a base de comida para cachorro por meses.

Um de seus primeiros sócios, roubou a autoria de um de seus personagens, o coelho Oswald, Revoltado, Disney resolveu criar um outro para estrear uma animação. Foi assim que surgiu Mickey Mouse. Mesmo depois disso, foram incontáveis os percalços na carreira do autor.

Isso não impediu que Walt Disney se tornasse uma lenda, sendo responsável por algumas das mais belas obras da animação como “Branca de Neve”, “Bambi” e Dumbo”; e pelo estúdio que hoje está por trás dos filmes da Marvel e Star Wars.

Steve Jobs

11172408912272

Imagina ser demitido da empresa que você mesmo criou. Foi o que aconteceu com Jobs. Após o fracasso no desenvolvimento do computador Lisa, Steve foi desligado da Apple.

 

Começar do zero, não desanimou o homem. Ele resolveu se empenhar a novas iniciativas, criando a Pixar – que lançou filmes como “Toy Story” e “Vida de Inseto”- e a NeXT, cujo software acabou fazendo com que ele eventualmente voltasse para a empresa da maçã muitos anos depois.

De volta ao comando e com mais experiência, inovou a maneira como pensamos tecnologia e entretenimento com o lançamento do iPod, iPhone e do iPad.

Oprah Winfrey

l_3347_oprah.1

Você pode não saber, mas Oprah é considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo. Quando tinha seu programa de TV, era considerada a mulher mais influente dos Estados Unidos, além de ser a única negra na lista de bilionários do mundo.

Porém, sua jornada foi longa e dura. No começo de sua carreira, foi demitida de seu emprego como uma apresentadora de um jornal pois, segundo seu chefe, ela simplesmente não tinha talento para fazer televisão.

Por anos, trabalhou como repórter de rua até finalmente, conseguir a chance de brilhar em um talk show. Nos 25 anos em que esteve no ar, o programa da Oprah foi um dos mais assistidos dos Estados Unidos.

O segredo do sucesso

shutterstock_185898689

Esses foram apenas alguns exemplos, mas tem muitos outros. Charles Chaplim, Marilyn Monroe, Bill Gates e até mesmo o Beethoven, tiveram que passar por maus bocados antes de conseguirem algum reconhecimento.

É normal que, após um fracasso, você se sinta desapontado e queira desistir. Mas você deve resistir ao primeiro impulso.

É preciso inteligência e planejamento para aprender com seus erros e descobrir omo você pode crescer com a lição aprendida. No pior dos casos, pense nos exemplos acima e use-os como inspiração para sua vida.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »