4 lições de líderes empresariais que você deve aprender o quanto antes

Você nunca realmente sabe o tipo de líder que precisa ser. Você pode ter uma idéia de como você quer liderar em certas circunstâncias, mas à medida que as situações mudam e a realidade se desenrola, você começa a ver que quem você aspirava e o que você esperava fazer realmente são coisas bem diferentes da realidade.

Os desafios de liderança são mais complexos hoje do que nunca. Jeff Bross, treinador executivo disse em entrevista para a revista Forbes que: “Um desafio de liderança que eu vejo como treinador executivo é a tendência de antecipar o que pode acontecer amanhã esquecendo o que está acontecendo hoje. Em outras palavras, os líderes tentam superar o futuro.

Eles antecipam todas as possibilidades que podem acontecer, selecionam o resultado mais provável e moldam seu estilo de liderança para acomodá-lo, apenas para descobrir que a Lei de Murphy tem um emprego de período integral. O ponto é: o amanhã, a próxima semana ou o próximo ano são incertos, então, se você tentar moldar seu estilo de liderança para a alternativa ‘mais provável’, então você não está liderando, você está criando um planejamento de contingência”.

Os líderes não apenas pensam no futuro, eles pensam nisso. Uma vez que eles criam uma imagem clara do futuro, o que eles querem ser – como indivíduo ou como líder de uma equipe – e as razões disso, eles começam a moldar o mundo ao seu redor para alcançar esses objetivos.

Jeff completa: “Aprendi muito nas forças armadas sobre liderança e continuo aprendendo hoje, ajudando os outros com o ‘processo de moldagem’ como treinador executivo”.

De acordo com o que Jeff disse na entrevista para a Forbes, listamos 4 lições de liderança:

Os líderes têm escolhas, mas a liderança é uma escolha

4 lições de líderes empresariais que você deve aprender o quanto antes

Você pode ser promovido, a responsabilidade por um novo projeto pode ser direcionada para você, ou você pode ser autorizado a tomar certas decisões, mas nada disso faz de você um líder. Estas são apenas ferramentas projetadas para testá-lo, mas elas não inspiram os outros a te seguir.

Você sabe que você é um líder quando alguém segue você, não importa o título que você tenha, e as pessoas fazem isso porque você tomou escolhas difíceis enquanto outros se afastaram. Isso é o que os líderes fazem.

A liderança não é o problema, mas é a solução

4 lições de líderes empresariais que você deve aprender o quanto antes

É fácil culpar a “liderança” pela forma como as coisas são porque a liderança se responsabiliza, mas o único problema que existe é realmente como cada pessoa contribui para o problema. Se você tem um líder tóxico, por exemplo, não espere o RH “corrigi-lo”, faça algo!

Cabe a cada pessoa ao seu redor começar a liderar! Cada pessoa que não desafia o status quo, mas reclama sobre isso, está contribuindo para o problema. Cada pessoa que quer construir mais confiança em sua equipe, mas não fala com franqueza nas reuniões, faz parte do problema. Você recebe o que você dá.

A liderança é difícil de medir

4 lições de líderes empresariais que você deve aprender o quanto antes

Uma razão pela qual a liderança é difícil de medir é que as pessoas têm diferentes definições do que significa liderar. Sem uma definição compartilhada de sucesso, é difícil verificar se o sucesso já foi alcançado.

Jeff Bross explica: “Encontrei uma definição de liderança operando ao longo de um espectro, com persuasão e influência em uma extremidade, e virtude e nobreza, por outro. Eu pensei que isso era uma boa definição de liderança, mas não é. A liderança não é boa e não é ruim. Não é virtuosa e não é malvada. A história está cheia de líderes mal-intencionados.

Hitler, Idi Amin, Osama Bin Laden e Saddam Hussein eram ruins, mas eles eram líderes. É por isso que a liderança não é boa nem má, mas uma ferramenta que serve de guia para a intenção. A liderança é uma autêntica auto-expressão que infunde valor em outros e os obriga a agir”.

Outra razão pela qual a liderança é difícil de medir é que, quando está indo bem, não há nada a medir. É muito mais fácil identificar algo que não está funcionando bem do que algo que está.

Líderes não trabalham sozinhos

4 lições de líderes empresariais que você deve aprender o quanto antes

Por mais que o conceito de liderança pareça solitário, os líderes raramente servem como lobos solitários. Eles sabem que resultados extraordinários não são frutos de “eu”, mas de “nós”, do esforço coletivo para um propósito compartilhado. Quando você inicia um novo negócio, você não segue sozinho, você alista a visão, conselho e apoio de outros. Quando os atores recebem um prêmio, agradecem aos outros por ajudá-los. O ponto é: os líderes inteligentes são inteligentes por causa das pessoas que os cercam.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »