4 Livros de empreendedorismo que você tem que ler

Veja se essa história de negócio próprio é realmente para você

livros de empreendedorismo

Quando se fala em criar algo próprio, do zero, logo vem a convicção que será indispensável ter no mínimo:  perseverança e liderança. Não está errado quem pensa assim.

Fora da curva está quem crava que para empreender basta apenas essas características. E olha só, não sou eu quem está dizendo isso, são os tubarões do mercado internacional. Mas, atenção! A ideia não é copiar os caras e sim aprender com eles.

Pensando em novos conhecimentos, separamos 4 dicas de 4 livros de empreendedorismo, para você notar que quanto mais informação tiver sobre o que é ter um business, mais raízes ele terá para crescer e dar frutos.

Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) – o livro do MHM

4 Livros de empreendedorismo que você tem que ler

Os melhores conselhos nem sempre vem em palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas. Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida. E o propósito deste livro é esse.

Não agredir as pessoas gratuitamente, mas sim levantar sua atenção para algumas boas lições da vida que você talvez tenha ignorado. Ou até mesmo tenha ouvido, mas deixo passar porque se distraiu com a música do momento ou um novo vídeo no YouTube.

Este livro é um convite a prestar atenção novamente a estes bons conselhos. A sentar e refletir sobre algumas cagadas que você fez – ou pode fazer – e que poderiam ser facilmente evitadas. E quem sabe assim você não consegue evitar futuras burradas e viver uma vida mais leve?

SOBRE ACEITAR O RISCO

Divulgação

“Os empreendedores estão dispostos a correr um risco muito maior que a maioria dos caras corporativos, mas isso não quer dizer que sejam imprudentes ou ingênuos no que se refere a possibilidade do fracasso… O mais comum é ver os empreendedores assumindo riscos calculados. Veja o exemplo de Reed Hastings, o cofundador da Netflix… Desde o início, ele considerou e investiu na tecnologia de streaming de vídeos pela internet, mesmo enquanto lançava seu modelo de negócios de DVDs pelo correio”.

É nessas horas que você entende na pele o efeito da expressão: “quem não arrisca, não petisca”. Negócio 100%? Já pode tirar isso da cabeça. Arriscar não tem haver com perfeição, mas com confiança. Acreditar em uma ideia ao ponto de fazê-la palpável.

No entanto, não é audácia alguma procurar chegar perto da perfeição. E isso vale para qualquer ramo de atividade. Só não desista no meio do caminho caso as coisas não tomem a estrada que você quer trilhar. Lembre-se: existem diferentes maneiras de se chegar a um mesmo lugar. Apenas garanta que você chegará no destino final.

Livro: Empreendedores Extraordinários
Autor: John a. Byrne
Editora: Elsevier Acadêmico
Págs: 264

SOBRE ESTAR PRONTO PARA ARREGAÇAR AS MANGAS

Crédito: Reprodução

“O site entrou no ar em 16 de julho de 1995 e podia ser acessado por qualquer usuário da internet. À medida que sua fama se espalhava, a pequena equipe da Amazon percebeu quase imediatamente que havia aberto uma estranha janela para o comportamento humano. Os primeiros usuários da internet pediam manuais de computador, coleções das tirinhas Dilbert… Embalar os pedidos era um trabalho árduo, que muitas vezes ia até de madrugada. Os funcionários montavam os pedidos no chão, embalando livros com um papelão aderente que só colava em si mesmo e em nada mais”.

Camarada, conhecer o processo de venda sem nunca ter realizado uma venda pessoalmente é furada. Talvez o maior valor de um empreendedor seja exatamente saber onde tudo começa e termina dentro da sua empresa.

Sim, do horário da faxina no escritório às grandes decisões em reuniões. O chefe que conhece na prática cada uma das etapas do seu business tem uma visão geral da firma e pode melhorar os processos: o atendimento a prazos e custos, a melhoria da qualidade dos serviços e até na facilitação da tomada de decisão.

Livro: A Loja de Tudo
Autor: Brad Sone
Editora: Intríseca
Págs: 400

SOBRE SABER ADMINISTRAR

Crédito: Reprodução

“Empreender é administrar. Uma startup é uma instituição, não um produto, assim, requer um novo tipo de gestão… Acredito que ‘empreendedor’ deveria ser considerado um cargo em todas as empresas modernas que dependem de inovação para seu crescimento futuro”.

Para administrar, administradores. A frase anterior está para lá de correta, porém, quando trata-se da sua empresa, você não precisa ter uma formação acadêmica para gerenciar o negócio. Estudo é importante? Muito. Independente do seu diploma, procure por cursos de gestão.

Vale de uma pós-gradução a um MBA na área. Conhecimento nunca é demais. Tá aí outra frase que está para lá de correta e pode fazer uma diferença e tanto nas suas decisões administrativas do futuro.

Livro: A Startup Enxuta
Autor: Eric Ries
Editora: Leya
Págs: 307

SOBRE SER ORIGINAL

Crédito: Reprodução

“Cada momento nos negócios ocorre uma só vez. O próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não fundará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas”.

Quando Albert Einstein disse que “a imaginação é mais importante que o conhecimento”, ele sabia que o valor de uma ideia não tem preço. Einstein, como você bem sabe, não era um cara que podemos chamar de “normal”, gente como a gente. Então, ele veio e também alertou, “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Mas do que esse cara está falando? Da importância de botar a cachola para funcionar. Pensar além do óbvio. Enxergar uma necessidade antes mesmo da tal, existir. Questionar, observar, tirar um tempo para pensar, refletir.

Por que o smartphone hoje é indispensável e há 20 anos não era? A sacada por aqui é não perder o bonde e viajar (inclusive na maionese, se for necessário) nesse universo gigante que é sua cabeça e encontrar uma saída para os seus problemas e quem sabe, para os problemas de milhares, milhões de pessoas no planeta. E fique sussa. Não é vergonha se inspirar em Bill Gates e Zuckerbergs, mas fuja da tentação de tentar ser um deles, busque ser VOCÊ.

Livro: De Zero a Um: O que aprender sobre empreendedorismo com o vale do silício
Autor: Peter Thiel
Editora: Objetiva
Págs: 180

Compartilhe
Lucas Vilela
Lucas Vilela

Jornalista e degustador de hambúrgueres. Está sempre pronto para: bater uma bola (inclusive no videogame), encarar bons filmes e ler livros que ensinam a ficar bilionário em apenas 30 minutos.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso