Morar sozinho e má alimentação podem estar diretamente ligados, aponta estudo

Viver sem companhia leva, principalmente homens, a uma vida com alimentações pouco balanceadas

shutterstock

Viver sozinho acabou de ganhar mais um adversário: a alimentação saudável. Agora, além de lutar contra a possível solidão, o cara que leva o estilo de vida do “lobo solitário” precisa ficar de olho no cardápio para não piorar a saúde.

Isso, porque, um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que viver sem companhia (aí vale família, parceira…) leva, principalmente homens, a um lifestyle com alimentações pouco balanceadas.

O conjunto de pesquisas analisadas, 41 estudos para ser mais preciso, indicou um menor consumo de comidas ricas em nutrientes, como frutas, legumes e peixes.

E para explicar esse comportamento, a análise sugeriu que quem mora sozinho acaba caindo nesse estilo de má alimentação por razões diferentes, que vão da preguiça de cozinhar exclusivamente para si próprio a facilidade de pedir comidas por delivery.

hoeme comida

Aspectos socioeconômicos também foram levados em conta, como o preço de manter uma dieta equilibrada.

Se enquadrou como um dos personagens dessa pesquisa? Você não está sozinho. Pelo menos, nesse caso. Segundo dados do SIS (Síntese de Indicadores Sociais) de 2014, aproximadamente 13,5% dos brasileiros moram sem companhia alguma.  Em uma conversão rápida, podemos dizer que mais ou menos 27 milhões de pessoas talvez passem por essa situação no nosso país.

Para fugir dessa, Katherine Hanna, uma das nutricionistas envolvidas na pesquisa, recomenda encarar aulas de culinária. Mas essa não é a única saída. Descubra a sua. Só não deixe de se alimentar direito, rapaz.

Compartilhe
Lucas Vilela
Lucas Vilela

Jornalista e degustador de hambúrgueres. Está sempre pronto para: bater uma bola (inclusive no videogame), encarar bons filmes e ler livros que ensinam a ficar bilionário em apenas 30 minutos.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso