Boa parte do sucesso das vendas de livros nas últimas décadas se deve às séries. De Senhor dos Anéis a Crônicas de Gelo e Fogo, passando por Harry Potter e outras, cada público teve uma série de livros para chamar de sua nesse tempo.
- 25 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor
- Mais de 8 mil livros grátis para você ler já
O segredo? Histórias bem elaboradas e que instigam a curiosidade dos leitores, que se sentem atraídos a descobrir o desfecho da trama.
Além disso, muitas das séries de livros foram transformadas em filmes. É o casamento perfeito de blockbuster e best-seller. Enquanto os expectadores compram o livro para saber como a história acabará, os leitores veem os filmes para descobrir se a história será fidedigna ao texto.
Mas quais são as séries de livros indispensáveis para quem quer descobrir mais sobre essa experiência? Fizemos esta lista baseados em critérios como números de livros vendidos pelo mundo, adaptações para séries e filmes e prêmios de literatura recebidos. Quer ver o resultado? Continue lendo.
O Senhor dos Anéis
Com mais de 150 milhões de cópias vendidas pelo mundo, a série de livros O Senhor Dos Anéis é um dos maiores sucessos literários que se conhece. Cada exemplar sozinho já entra, sem dúvida, para a lista dos melhores livros de fantasia.
Os livros foram escritos por J. R. R. Tolkien entre 1937 e 1949, sendo publicados entre 1954 e 1955. Depois, a série foi adaptada para o cinema, em uma trilogia, pelo diretor Peter Jackson. Os filmes arrecadaram mais de US$ 3 bilhões de bilheteria ao redor do mundo e levaram 17 Oscars, sendo a franquia de filme mais bem-sucedida do cinema.
O enredo de O Senhor dos Anéis conta a história de um mundo fantasioso, no qual um hobbit denominado Frodo recebe um anel mágico e poderoso, que deve ser destruído antes que cause mal. A saga de Frodo inicia-se ao tentar levar o anel a deu destino. No caminho, encontra amigos e inimigos enquanto lida com a luta de humanos, anões, elfos, ents e hobbits contra orcs e outras criaturas comandadas pelo Senhor das Trevas, Sauron.
Harry Potter
A segunda série de livros de maior sucesso é a saga do bruxo Harry Potter. São 7 livros escritos pela autora britânica J. K. Rowling – também adaptados para o cinema. Na telona, a saga de Harry Potter rendeu cerca de U$ 7,7 bilhões.
Na história, o jovem Harry Potter descobre-se bruxo e vai para a escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para entender melhor seus poderes, bem como conhecer novas pessoas e amigos que farão parte da sua jornada. à medida que cresce durante os livros, seus inimigos também tornam-se cada vez mais poderosos.
Crônicas de Gelo e Fogo
Consideradas uma das séries mais ricas e bem-escritas na literatura, as Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, inspiraram a bem-sucedida série “Game of Thrones“, da HBO.
Na história, o ambiente medieval fantasioso é muito rico, apresentando a disputa do Trono de Ferro pelos clãs de Westeros. Além da riqueza da descrição dos personagens e do ambiente, as reviravoltas no enredo ajudam a explicar o sucesso. Isso sem contar o fato de que, embora os livros sejam grossos, os capítulos são bem curtos.
A Roda do Tempo
Outra excelente série de livros é A Roda do Tempo, escrita por Robert Jordan, pseudônimo usado pelo conhecido autor de fantasias James Oliver Rigney Jr. Essa série é composta por 14 livros, produzidos durante 22 anos e que inspiraram a produção de uma série com mesmo nome feita pelo serviço de streaming Amazon Prime Video.
Centrada na alta idade média, a série conta uma história com riquíssimos detalhes de personagens e inspiração mística. Sim, A Roda do Tempo rivaliza com Crônicas de Gelo e Fogo e seus respectivos fãs amam defender tanto uma quanto outra.
O Guia Do Mochileiro das Galáxias
Considerado a obra-prima da literatura nerd, O Guia do Mochileiro das Galáxias é frequentemente citado como referência em séries conhecidas como “The Big Bang Theory” e “How I Met Your Mother”.
Escrita por Douglas Adams, a série de livros virou um filme em 2005. No enredo, o jovem Arthur vê sua casa ser destruída para a construção de uma avenida, seguido de seu planeta – que deve dar lugar a uma via intergaláctica.
A série é extremamente bem-humorada, com o típico humor ácido inglês. Além disso, serviu de inspiração para a criação do Dia do Nerd. Nela, você vai viajar por diferentes lugares, entender a importância de uma toalha e do número 42.
As Brumas de Avalon
Escritos por Marion Zimmer Bradley, os livros da série As Brumas de Avalon contam a história do Rei Arthur, mas sob outra perspectiva. Na trama, Morgana, a meia-irmã do rei, é personagem de grande destaque.
A história ganhou uma adaptação audiovisual em 2001, com elenco recheado de estrelas como Angelica Huston e Julianna Margulies. Na produção, o destaque fica por conta das feiticeiras de Avalon, que são consideradas as grandes responsáveis pelos acontecimentos de Camelot, terra do Rei Arthur.
O Tempo e o Vento
Única série de livros escrita por um autor brasileiro da nossa lista, O Tempo e o Vento é a obra-prima de Érico Veríssimo. Foi um sucesso de vendas no Brasil, além de ter sido transformada em minissérie pela Rede Globo.
Os livros contam a história do Rio Grande do Sul e suas batalhas mais importantes, como a Guerra do Paraguai e a Revolução Farroupilha, por exemplo. Para quem deseja saber um pouco mais dessa região e da história brasileira, é uma leitura obrigatória.
As Crônicas de Nárnia
A saga escrita por C. S. Lewis não pode estar de fora de nenhuma lista de melhores séries de livros. Encantando milhões de leitores de todas as idades, As Crônicas de Nárnia reúnem histórias de fadas e magias, com crianças sendo levadas ao mundo mágico de Nárnia.
Mais de 40 países têm as obras traduzidas para suas línguas. E a série rendeu também uma trilogia de sucesso no cinema.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso