25 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Ler é, ao mesmo tempo, sair da própria realidade e conseguir melhorar e mudar a própria vida. Entrar nas páginas de um livro é mergulhar em um mundo completamente diferente do seu mas, ao mesmo tempo, absolutamente igual – figurativamente ou literalmente falando.

Mas você já deve ter ouvido tudo isso antes e, se não foi convencido até agora, não seremos nós que conseguiremos te fazer mudar de ideia e investir o seu tempo em uma boa leitura. Por isso, esta matéria não é para você que torce o nariz para a literatura; ela é para quem tem vontade de começar a ler, já lê ou simplesmente enxerga que a leitura é uma das melhores maneiras de se tornar uma pessoa melhor.

Hoje, nós selecionamos os melhores livros capazes de te fazer enxergar o universo de uma maneira completamente diferente.

Livros para ler agora

Se liga nesta lista 25 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor:

Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) – o livro do MHM

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Os melhores conselhos nem sempre vem em palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas. Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida. E o propósito deste livro é esse.

Não agredir as pessoas gratuitamente, mas sim levantar sua atenção para algumas boas lições da vida que você talvez tenha ignorado. Ou até mesmo tenha ouvido, mas deixo passar porque se distraiu com a música do momento ou um novo vídeo no YouTube.

Este livro é um convite a prestar atenção novamente a estes bons conselhos. A sentar e refletir sobre algumas cagadas que você fez – ou pode fazer – e que poderiam ser facilmente evitadas. E quem sabe assim você não consegue evitar futuras burradas e viver uma vida mais leve?

A Insustentável Leveza do Ser

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Um dos livros mais importantes para você ler antes de morrer.

Sobre ele, Italo Calvino escreveu: “O peso da vida, para Kundera, está em toda forma de opressão. O romance nos mostra como, na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentável. Apenas, talvez, a vivacidade e a mobilidade da inteligência escapam à condenação – as qualidades de que se compõe o romance e que pertencem a um universo que não é mais aquele do viver”.

É ou não é um motivo para você se dedicar e mergulhar nesta leitura?

O livro tem quatro protagonistas: Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.

Compre A Insustentável Leveza do Ser

Revolução dos Bichos

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Uma das melhores fábulas para entender a corrupção do poder e a articulação de movimentos extremistas.

O livro narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Aos poucos, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

Escrita durante a Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 – depois de ter sido rejeitada por várias editoras – essa fábula causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

O engraçado é cômico é que o próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, ficou incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Quer tirar suas próprias conclusões? Leia o livro.

Compre Revolução dos Bichos

A Sangue Frio

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Um dos melhores livros de todos os tempos, certamente.

Com o objetivo de fazer uma reportagem sobre o assassinato do casal Clutter e seus filhos, que aconteceu em 1959 nos Estados Unidos, Truman Capote passou mais de um ano na região, entrevistando os moradores e investigando as circunstâncias do crime.

Sem utilizar gravador ou bloco de notas, munido apenas de sua prodigiosa memória e de um talento excepcional para observar detalhes, escrafunchar informações e, sobretudo, contar uma boa história, Capote produziu um clássico do jornalista literário.

Compre A Sangue Frio

A Vida Como Ela É…

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Para entender a dinâmica da literatura brasileira de folhetim – e até mesmo a dinâmica das novelas -, você precisa ler “A Vida Como Ela É…”, de Nelson Rodrigues.

Se liga no resumo, disponível no site da Saraiva:

“Entre 1951 a 1961, Nelson Rodrigues publicou em ‘A vida como ela é…’, coluna de enorme popularidade do jornal Última Hora, histórias sobre a vida cotidiana da sociedade carioca. Em seu estilo direto e afiado, o autor trata de temas que eram tabu, como a infidelidade da mulher, além de expor as tensões sociais, os preconceitos e as convenções entranhadas naquela sociedade, que passava por uma época de transformações.”

Compre A Vida Como Ela É…

Alta Fidelidade

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Gosta de música e curte literatura? Então, você precisa ler “Alta Fidelidade”. Rob, aos 35 anos, rompe com a namorada e, então, começa a repensar todas as esferas da vida: relacionamento amoroso, profissão, amizades.

Segundo a resenha do site Saraiva:

“Sua loja de discos está à beira da falência, seus únicos amigos são dois fanáticos por música que fogem de qualquer conversa adulta e, quanto ao amor, bem, Rob está no fundo do poço. Para encarar as dificuldades, ele vai se deixar guiar pelas músicas que deram sentido à sua vida e descobrir que a estagnação não o tornou um homem sem ambições. Seu interesse pela cultura pop é real, sua loja ainda é o trabalho dos sonhos e Laura talvez seja a única ex-namorada pela qual vale a pena lutar.”

“Um romance sobre música e relacionamento, sobre as muitas caras que o sucesso pode ter e sobre o que é, afinal, viver nos anos 1990. Com rajadas de humor sardônico e escrita leve, a juventude marinada em cultura pop ganhou aqui seu espaço na literatura. Ou, como escreveu Zadie Smith, ‘Hornby levou o romance inglês de volta a suas raízes perdidas. Nos ajudou a lembrar que nem todos os livros precisam falar dos quinhentos anos de história pós-colonial, […] podem falar da alma de um homem, sua casa e como ele vive nela, das ruas por onde anda e das pessoas que ama’. Este é um retrato do homem contemporâneo sem ruídos, um retrato em alta fidelidade.”

Compre Alta Fidelidade

Band Of Brothers

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Curte estudar a história das guerras, se interessa pela Segunda Guerra Mundial e também gosta de histórias que falem de amizade? Então, precisa ler Band of Brothers.

A Easy Company. 506º Regimento de Infantaria Pára-Quedista do Exército Norte-Americano. foi uma das melhores companhias de fuzileiros do mundo. Band of brothers é o relato sobre os homens dessa unidade que combateram. passaram fome. sofreram com o frio e morreram. Uma equipe que teve 150% de baixas e considerava a medalha Purple Heart um distintivo.

O livro usou horas de entrevistas com sobreviventes como base para a narrativa, assim como os diários e cartas dos soldados. Stephen Ambrose conta a história do grupo, e o livro foi adaptado para a TV em 2001.

Compre Band Of Brothers 

Capitães da Areia

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Você provavelmente precisou ler este livro na escola, mas, se não leu – ou se quando leu não prestou a devida atenção – precisa ler antes de morrer!

Publicado em 1937, pouco depois da implantação do Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura.

A obra teve adaptações para o rádio, teatro e cinema, e é um documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador. Jorge Amado descreve essa realidade em páginas extremamente tocantes, dramáticas e repletas de lirismo.

Apesar de, pela sinopse, parecer um livro cansativo e triste, Capitães da Areia é uma narrativa provavelmente longe da sua realidade, mas ao mesmo tempo absurdamente próxima dos seus sentimentos durante a infância.

Compre Capitães da Areia

Como A Geração Sexo, Drogas E Rock’n Roll Salvou Hollywood

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

A Hollywood dos anos 1970 foi um dos períodos mais excitantes da história do cinema, e esse período é recriado neste livro. Baseado em centenas de entrevistas com diretores, produtores, estrelas, agentes, roteiristas, executivos dos estúdios, esposas, ex-esposas e namoradas, esse é o mais completo relato sobre aquele universo comandado por jovens diretores em ascensão.

Nunca tantas celebridades falaram com tanta sinceridade umas sobre as outras ou sobre drogas, sexo e dinheiro, que levaram muitas delas ao fundo do poço. Vale a leitura para a total compreensão desse período e também para entender grandes personalidades do século passado.

Certamente, um dos melhores livros para ler antes de morrer.

Compre Como A Geração Sexo, Drogas E Rock’n Roll Salvou Hollywood

Do Amor

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Um excelente livro para entender – ou pelo menos começar a compreender – o que é o amor. Uma obra filosoficamente incrível que pontua o que pode transformar um sentimento de simpatia numa paixão avassaladora.

O livro também fala sobre ciúme, medo e inseguranças. Partindo de questionamentos filosóficos e de sua própria história pessoal, Stendhal escreveu, em 1820, Do amor, uma fisiologia da paixão e uma confissão íntima. O livro foi publicado dois anos depois, contendo a ideia que se tornaria célebre da ‘cristalização amorosa’: a pessoa apaixonada cristaliza-se, isto é, fica paralisada, perde a habilidade de agir e raciocinar, sobretudo em presença do ser amado.

Compre Do Amor

Dom Casmurro

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Um dos melhores livros que você precisa ler antes de morrer. Um clássico da literatura nacional, cômico, ácido, envolvente e ao mesmo tempo relativamente perturbador. Um relato sobre ciúme e insegurança, ao mesmo tempo que também é uma crítica ao amor cego.

Publicado em 1899, o livro permanece ainda hoje como um dos mais fascinantes estudos da traição. Aliás, são supostamente duas: a de Capitu, do ponto de vista do marido Bentinho, e a própria narrativa sobre como esse personagem modifica os fatos para corroborar suas suspeitas matrimoniais.

Tudo isso é narrado com graça num romance atemporal.

Compre Dom Casmurro

Ensaio Sobre a Cegueira

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Adaptado em meados dos anos 2000 para o cinema – através dos olhos do diretor Fernando Meirelles – o livro “Ensaio sobre a Cegueira” é uma potente obra sobre o comportamento humano.

A sinopse disponível no site da Saraiva é a seguinte:

“Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma ‘treva branca’ que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

O ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ é a fantasia de um autor que nos faz lembrar ‘a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam’. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos’.”

Compre Ensaio Sobre a Cegueira

Estação Carandiru

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Entender a dinâmica de um dos maiores presídios do mundo é fundamental para entender a desigualdade social no país, a dicotomia de penas e o comportamento das classes mais marginalizadas do Brasil.

Com uma população de mais de 7.200 presos e a dez minutos do centro da cidade, a Casa de Detenção de São Paulo, ou simplesmente o presídio do Carandiru, constituía um universo bem único e quase desconhecido. Seus habitantes obedeciam às normas de conduta da instituição e se submetiam, querendo ou não, a um rígido e implacável código penal próprio.

Segundo a descrição disponível no site da Saraiva:

“Lá, homens como Mário Cachorro, Sem-Chance, Jeremias, seu Luís e Filósofo passam o dia soltos e são trancados nas celas à noite. Estação Carandiru é o relato de dez anos de convivência do médico Dráuzio Varella com os ocupantes da Casa de detenção. Médico cancerologista, iniciou um trabalho voluntário de prevenção à AIDS no Presídio em 1989.”

Compre Estação Carandiru

Feliz Ano Velho

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Um dos melhores livros que você precisa ler antes de morrer. Poderoso, forte e capaz de te motivar a mudar de vida, apreciando todos os seus privilégios.

O livro é um relato verdadeiro do acidente que deixou Marcelo tetraplégico, a poucos dias do Natal de 1979. Jovem paulista de classe média alta, vida boa, muitas namoradas, ele vê sua vida se transformar num pesadelo em questão de segundos. Durante um passeio com os amigos, Marcelo resolve dar um mergulho em um lago. Ele, então, quebra uma vértebra quebrada e a sua vida muda para sempre.

Compre Feliz Ano Velho

Inteligência Emocional

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Este livro foi publicado pela primeira vez  em 1995, nos Estados Unidos, e transformou a maneira de pensar a inteligência.

Depois de sua publicação, ele alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Segundo o site da Saraiva:

“Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman trouxe o conceito de ‘duas mentes’ – a racional e a emocional – e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino. Segundo Goleman, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Partindo de casos cotidianos, o autor mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. O fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico. Pais, professores e líderes do mundo dos negócios sentirão o valor desta visão arrebatadora do potencial humano.”

Compre Inteligência Emocional

Leonardo Da Vinci

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Para se tornar um homem melhor, que tal se inspirar na história de vida de um dos homens mais talentosos da história moderna?

Este livro é a biografia definitiva do mestre Leonardo da Vinci, assinada pelo autor dos best-sellers Steve Jobs: A biografia e Einstein: sua vida, seu universo.

Com base em milhares de páginas dos impressionantes cadernos que Leonardo manteve ao longo da vida, e também nas mais recentes descobertas sobre sua obra e sua trajetória, Walter Isaacson explora uma narrativa que une arte e ciência, revelando faces inéditas da história de Leonardo.

Mostrando Leonardo Da Vinci como um homem real, Isaacson aponta que a genialidade do artista estava fundamentada em características bastante palpáveis, como a curiosidade, uma enorme capacidade de observação e uma imaginação tão fértil que flertava com a fantasia.

Leonardo criou duas das mais famosas obras de arte de todos os tempos, A Última Ceia e Mona Lisa, mas se considerava apenas um homem da ciência e da tecnologia — curiosamente, uma de suas maiores ambições era ser reconhecido como engenheiro militar.

Segundo o site da Saraiva:

“Com uma paixão que às vezes se tornava obsessiva, ele elaborou estudos inovadores de anatomia, fósseis, o voo dos pássaros, o coração, máquinas voadoras, botânica, geologia, hidráulica, armamentos e fortificações. A habilidade para entrelaçar humanidades e ciência, tornada icônica com o desenho do Homem vitruviano, fez dele o gênio mais criativo da história.”

Compre Leonardo Da Vinci

Moby Dick

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Ao contrário do que você pode imaginar, Moby Dick não é apenas um “livro sobre uma baleia”.

O livro relata a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos – com sua tripulação multiétnica – rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab.

O autor Herman Melville explora com brilhantismo e ironia os mais variados gêneros literários: da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica.

Um clássico indispensável, certamente um dos melhores livros que você precisa ler antes de morrer.

Compre Moby Dick

Morte e Vida Severina

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Morte e Vida Severina é outro daqueles livros que você provavelmente precisou ler na escola – e que, infelizmente, provavelmente não o leu como ele merecia ser lido.

Espetacular em todos os sentidos, o livro foi publicado pela primeira vez em 1956, e é a obra mais popular e social do poeta. Retrata a fuga da seca de retirantes que seguem o curso do rio Capibaribe. Encenada dez anos depois de sua publicação, com música de Chico Buarque, recebeu diversos prêmios, como o do Festival de Nancy, na França.

Compre Morte e Vida Severina

O Poder do Hábito

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Um dos melhores livros para você ler antes de morrer, capaz de te fazer enxergar a sua rotina e seus hábitos de uma maneira completamente diferente e inovadora.

Além de mostrar como os hábitos funcionam, o autor Charles Duhigg também consegue explicar como eles podem ser transformados. Ou seja: ele te ensina a ter o poder e controle total sobre suas ações.

Conseguir mudar o hábito de pegar o elevador, pelo hábito de subir lances de escada e fazer mais exercícios, pode influenciar a sua saúde futura. Fora a saúde, com pequenas mudanças de hábito, esse livro mostra que é possível ter resultados positivos na sua produtividade, na estabilidade financeira e até mesmo na sua felicidade.

Compre O Poder do Hábito 

O Ponto de Virada

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Se você costuma acompanhar os vídeos do canal Nerdologia, provavelmente já se deparou com este livro. Enquanto ele é direcionado para pessoas que querem abrir o próprio negócio, ele também é, ao mesmo tempo, importante para quem quer mudar a vida de alguma forma – mesmo fora do campo profissional.

Veja a sinopse disponível no site da Saraiva:

“O que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best-sellers? Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista? Neste livro Malcolm Gladwell mostra como entender fenômenos sociais desse tipo – vê-los como epidemias. O momento decisivo em que essas novidades se alastram – ou se acabam – é o que o autor chama de ‘O ponto da virada’.”

Compre O Ponto de Virada

Por Quem os Sinos Dobram

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Ernest Hemingway é um dos melhores autores de todos os tempos, e este é um dos seus melhores livros.

A história se passa na Guerra Civil Espanhola e narra três dias na vida de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha. O autor conseguiu que seus leitores sentissem que o ocorrido no país ibérico, em 1937, era apenas um aspecto da crise do mundo moderno. A trama gira em torno de Robert Jordan, americano integrante das Brigadas Internacionais, que luta ao lado do governo democrático e republicano, recebendo a missão de dinamitar uma ponte.

Com ele está um grupo de guerrilheiros/ciganos, integrado por Pilar, mulher com extraordinária força de vontade, o perigoso Pablo e a bela Maria. A relação entre Robert e Maria acabou por se tornar uma das mais inesquecíveis histórias de amor da literatura moderna.

Compre Por Quem os Sinos Dobram

Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Outro livro entre os melhores livros para você ler antes de morrer. Ele também é bastante frequente nos vídeos do canal do Nerdologia, e é indispensável para você que quer aprender formas de pensar fora da caixinha.

O vencedor do Nobel de Economia Daniel Kahneman apresenta os pontos que controlam a nossa mente: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel aponta a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva em nossas decisões e até onde podemos ou não confiar nele. O entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em nossas decisões pessoais e profissionais.

Compre Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar

O Senhor das Moscas

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Publicado originalmente em 1954, “Senhor das Moscas” é um dos romances essenciais da literatura mundial.

O clássico de William Golding — que já foi visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e mesmo uma visão do apocalipse — se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos em idade escolar.

Na história, os sobreviventes descobrem os encantos da ilha e, liderados por Ralph, procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos — e por seus próprios desígnios — esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade, que mantinham como uma lembrança remota da vida em sociedade.

Segundo o site da Saraiva: “Ao narrar a história de meninos perdidos numa ilha paradisíaca, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma história eletrizante, ao mesmo tempo uma reflexão sobre a natureza do mal e a tênue linha entre o poder e a violência desmedida. A nova tradução para o português mostra como Senhor das Moscas mantém o mesmo impacto desde o seu lançamento: um clássico moderno; um livro que retrata de maneira inigualável as áreas de sombra e escuridão da essência do ser humano.”

Compre O Senhor das Moscas

A Arte da Guerra

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Considerado como o maior tratado de guerra de todos os tempos, “A Arte da Guerra” é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados.

Nós já fizemos uma matéria bem completa sobre as lições que você pode aprender com A Arte da Guerra, você pode dar uma lida nela aqui!

Compre A Arte da Guerra

Uma Breve História do Tempo

24 livros que você precisa ler antes de morrer para se tornar um homem melhor

Um marco definitivo da literatura de divulgação científica, “Uma breve história do tempo” é um livro escrito por uma das mentes mais geniais do mundo moderno, o já falecido Stephen Hawking.

Em suas páginas, o livro busca discutir as principais dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? O universo é infinito? E o tempo, como ele funciona? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim de tudo? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando o mundo, como conhecermos, acabar?

Com um texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Para o iniciado, Uma breve história do tempo é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.

Compre Uma Breve História do Tempo

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »