16 Livros Nerds que são leitura obrigatória para todo geek

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Quase que anualmente, novas listas de livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek são divulgadas pela internet. Sempre que acontece o lançamento de novos livros nerds, portais de notícias publicam matérias com outros títulos famosos desse segmento.

Porém, apesar das listas variarem, alguns livros nerds são atemporais, figuram em praticamente todas as seleções e são indispensáveis não só para a galera geek, mas para todo mundo que gosta de ler.

No mês do orgulho nerd, nós separamos 16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek! Descubra quais são eles:

O Senhor dos Anéis – Caixa. Volumes 1, 2 e 3

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

É impossível falar de livros nerds sem falar de Senhor dos Anéis, não é? Na edição acima, os três livros na série receberam um tratamento especial, e o box está com um preço bem acessível. A edição reúne ‘A Sociedade do Anel’, ‘As Duas Torres’, ‘O Retorno do Rei’, respectivamente primeiro, segundo e terceiro volumes para os aficionados por Tolkien, ou simplesmente para os que querem mergulhar pela primeira vez num emaranhado de acontecimentos improváveis, mas absolutamente convincentes em seus detalhes.

A trama, caso você não saiba, conta a história de um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal, pois o futuro da civilização depende do destino desse anel. Para isso, o hobbit Frodo terá um caminho árduo pela frente. Ao seu lado, para o cumprimento desta jornada, ele poderá contar com outros hobbits.

Coleção Harry Potter – 7 volumes

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

A saga Harry Potter já se consagrou como clássico no universo de livros nerds. Na edição acima, o box de colecionador recebe uma roupagem completamente nova: artes de capa incríveis, títulos em alto relevo e páginas amareladas, por exemplo, fazem parte do diferencial da edição.

Se você vive em uma caverna e não sabe a sinopse da trama, a história narra a vida de um menino que soube em seu aniversário de onze anos que é filho órfão de dois bruxos e possui poderes mágicos únicos. De filho indesejado, passa a ser um estudante de Hogwarts, uma escola inglesa para bruxos. Lá ele conhece vários amigos que o ajudam a descobrir a verdade sobre as mortes misteriosas de seus pais. Apesar da sinopse parecer simples, a saga é uma das melhores sagas de fantasia de todos os tempos.

Conan, o Bárbaro – Livro 1

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Conan, o Bárbaro, é a obra máxima do escritor Robert E. Howard, um dos mais celebrados novelistas de sua geração, criador do gênero Espada & Feitiçaria, e principal inspiração para autores de renome indiscutível, como J. R. Tolkien, George Martin e Michael Moorcock.

Dividida em três volumes, a saga apresenta na íntegra todas as aventuras de Conan seguindo a ordem em que foram publicadas originalmente na emblemática revista Weird Tales, terá acabamento de luxo com sobrecapa de acetato, ilustrações de artistas como Mark Schultz e Gary Gianni, diversos extras e, pela primeira vez no Brasil, as capas originais de Frank Frazetta.

Indispensável, este é um dos maiores livros nerds de todos os tempos.

O Guia do Mochileiro das Galáxias

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias é um dos mais famosos livros nerds de todos os tempos, e segue encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. O livro acima é o primeiro título da série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

Os dois escapam da destruição da Terra em uma nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um alien que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Mestre do humor e da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

A Revolução dos Bichos

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

É claro que não poderíamos deixar a crítica política de fora desta lista de livros nerds. Uma das principais obras do autor George Orwell foi escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras. Essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

As referências são claras: na trama, o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.

Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto político.

Independente disso, e depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, esta obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens.

Esta fábula é indispensável para qualquer leitor, seja ele nerd ou não.

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Entre os livros nerds indispensáveis, está a inspiração para o filme Blade Runner, O Caçador de Androides: Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Na trama Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas.

Na tentativa de se encontrar, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro; um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava.

O autor do livro, Philip K. Dick, é mestre na análise crítica da sociedade através de elementos da ficção científica. Neste livro, ele cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.

Admirável mundo novo

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Um clássico da literatura. Indispensável para quem quer entender a sociedade e filosofar sobre possíveis mudanças políticas.

Na famosa história do autor Aldous Huxley, uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos ignora inclusive a menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe”. A trama mostra um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford.

Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance distópico de Aldous Huxley, que ao lado de 1984, de George Orwell, constituem os exemplos mais marcantes, na esfera literária, da tematização de estados autoritários. Se o livro de Orwell criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, em que a racionalidade se tornou a nova religião.

Em que a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários. Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica.

Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos. Como um alerta de que, ao não se preservarem os valores da civilização humanista, o que nos aguarda não é o róseo paraíso iluminista da liberdade, mas os grilhões de um admirável mundo novo.

Contato

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Escrito por Carl Sagan, um dos maiores nomes da astrofísica, o livro Contato é uma experiência única.

Na trama, o autor mostra como o Contato com extraterrestres pode ser completamente diferente do que vemos nos filmes de ficção científica. Na história, sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do universo.

O autor, aliando as tensões da melhor literatura ao conhecimento científico mais avançado, compõe um romance que pode provocar em nós todas as reações – menos a indiferença. Em Contato , o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Como quem faz uma aposta, Sagan nos convida a uma viagem assustadoramente fascinante pelo buraco negro que é a inteligência humana.

Leitura obrigatória entre aqueles que procuram bons livros nerds totalmente atemporais.

A Guerra dos Tronos

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

O primeiro livro da saga que foi adaptada para a TV, e ganhou o coração do mundo todo no processo, ganhou uma nova edição fantástica e totalmente ilustrada.

Publicada em comemoração aos vinte anos do lançamento da primeira edição da saga de George R. R. Martin, a versão ilustrada traz todo o mistério, as intrigas, as paixões e as aventuras, com belíssimas imagens a cada novo capítulo.

O inverno está chegando e, nas fronteiras congeladas do Norte, forças sinistras e sobrenaturais se reúnem além da muralha que protege o reino, enquanto as disputas por poder colocam todos os principais exércitos em guerra. No centro do conflito estão os Stark, de Winterfell, uma família tão áspera e resiliente quando a terra em que nasceram. Do outro lado estão os Lannisters, de Rochedo Casterly, aqueles que sempre pagam suas dívidas – seja em ouro ou sangue. Em Westeros, não existe bem e mal, apenas o instinto de sobrevivência e preservação, e para isso todo tipo de jogada é possível.

Afinal, no jogo dos tronos, você ganha ou você morre. Desde uma região de frio brutal passando por um reino distante onde o verão encontra sua plenitude. Assim, esta é uma fábula plena de enredos e sub-enredos, tragédias e traições, vitória e terror, em que cada Casa disputará os confrontos mais mortais: a guerra dos tronos.

A Piada Mortal

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Um dos maiores clássicos dos quadrinhos. A Piada Mortal precisar estar em todas as listas de livros nerds indispensáveis.

A história do Coringa mostra como um dia ruim é o que separa um homem são da loucura. O genial roteirista Alan Moore (Watchmen, V de Vingança) mergulhou na mente do Palhaço Psicótico e presenteou os fãs da nona arte de todo o mundo com uma das melhores histórias já escritas. Ela conta a origem do Coringa e analisa de forma definitiva sua relação com o Cavaleiro das Trevas e Gotham. E Brian Bolland (Camelot 3000), um dos maiores ilustradores dos quadrinhos, elevou a história praticamente à perfeição desenhando com maestria o mundo imaginado por Alan Moore.

Mas faltava um detalhe para completar a obra. Bolland não pôde colorir a edição original, mas agora, vinte anos depois, isso foi corrigido e as cores foram completamente refeitas pelo artista, seguindo fielmente a sua imaginação. Essa realmente é uma edição obrigatória para todos os fãs do Coringa, do Batman e dos quadrinhos.

Laranja Mecânica

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Um clássico eterno da ficção inglesa. O livro Laranja Mecânica é um verdadeiro marco na história da cultura pop e da literatura distópica, fascinando e desconcertando leitores desde seu lançamento, em 1962.

Dessa maneira, conta a história de Alex, membro de uma violenta gangue de adolescentes que sai às ruas buscando divertimento de uma maneira um tanto controversa, incita profundas reflexões sobre temas atemporais, como o conceito de liberdade, a violência – seja ela social, física ou psicológica – e os limites da relação entre o Estado e o indivíduo.

Box Marvel Guerra Civil: Guerras Secretas

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Na onda do lançamento do último Vingadores, precisamos indicar este box incrível de alguns dos melhores quadrinhos da Marvel. Ele é composto por duas histórias indispensáveis para todo nerd:

GUERRA CIVIL Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark – o Homem de Ferro – é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica.

GUERRAS SECRETAS Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha: os maiores heróis do universo. Magneto, Doutor Destino, Ultron, Galactus: os maiores vilões. Convocados pelo onipotente Beyonder para um desafio interestelar, heróis e vilões deverão se confrontar no Mundo de Batalha, visando conquistar o maior prêmio que alguém jamais poderia cobiçar. Deixe-se perder além das estrelas nesta aventura irreverente, intensa e, sobretudo, nostálgica. Guerras Secretas é um marco na história dos super-heróis, e também símbolo de sua época e da consolidação da cultura geek.

Mitologia Nórdica

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo.

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.

Segundo a Amazon: “Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.

Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.

Mitologia nórdica é uma obra de referência, um novo e precioso registro dos pouco conhecidos mitos escandinavos.

Assim, os mitos nórdicos estão em obras que se tornaram bastante populares, como os livros de J. R. R. Tolkien, a série de TV Game of Thrones, nas HQs e filmes da Marvel. E, em abril, estreia a adaptação de Deuses americanos para a TV.”

Clube da Luta

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Não podemos deixar Clube da Luta de fora da lista de livros nerds que você precisa ler. Um clássico moderno da literatura, adaptado para o cinema pelas mãos do diretor David Fincher.  O livro consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop.

Dessa forma, o clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.

A Coisa

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Recentemente, este clássico do terror escrito pelo gênio Stephen King ganhou mais uma adaptação para o cinema. A trama é a seguinte: durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo.

Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente.

A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Dessa maneira, o tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em It – A Coisa, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Jogador Número 1

16 livros nerds que são leitura obrigatória para todo geek

Este livro é um festival de referências. O autor, extremamente fã do universo pop, parece ter escrito Jogador Número 1 especialmente para figurar nas listas de livros nerds. Recentemente, a obra foi adaptada para o cinema pelas mãos do Steven Spielberg e conta a história de um futuro não tão distante. Em 2044, a Terra não é mais a mesma.

Fome, guerras e desemprego empurraram a humanidade para um estado de apatia nunca antes visto. Wade Watts é mais um dos que escapa da desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao OASIS – uma utopia virtual global que permite aos usuários ser o que quiserem. Um lugar onde se pode viver e se apaixonar em qualquer um dos mundos inspirados nos filmes, videogames e cultura pop dos anos 1980.

Mas a possibilidade de existir em outra realidade não é o único atrativo do OASIS. Além disso, o falecido James Halliday, bilionário e criador do jogo, escondeu em algum lugar desse imenso playground uma série de Easter Eggs. E premiará com sua enorme fortuna – e poder – aquele que conseguir desvendá-los.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »