Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

O oposto do amor não é ódio; é indiferença. Ghosting, para quem ainda não experimentou o fenômeno, é quando alguém que você acredita se preocupa com você, seja um amigo ou alguém com quem você esteja saindo ou até namorando, desaparece sem qualquer explicação. Nenhum telefonema e nem mesmo uma mensagem no WhatsApp.

Se você é a parte ignorada, a atitude dói muito. Você fica confuso, e, no fim das contas, você fica se perguntando: “Por que ela sumiu? O que aconteceu para ela parar de responder?”.

Bom, hoje nós vamos focar nas meninas que param de responder depois do primeiro ou segundo encontro, ou que simplesmente começam a te ignorar por mensagem mesmo antes de vocês saírem pela primeira vez. Afinal, o que pode ter acontecido?

Para responder essa pergunta, nós fomos até o grupo do Manual do Homem Moderno no Facebook e conversamos diretamente com as mulheres!

Confira um vídeo com os sinais de que você está correndo atrás da pessoa errada!

Descubra por que ela parou de responder suas mensagens (ou pelo menos entenda a mente de outras mulheres para traçar um paralelo):

Por que as mulheres tomam essa atitude?

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Um novo estudo mostra que, quando o assunto é o começo do relacionamento, as mulheres surpreendentemente “somem” mais que os homens.

Na verdade, as mulheres são 150% mais propensas a sumirem no começo do que os homens. Eu fiquei inicialmente chocada ao ler isso, mas depois me lembrei de todos os caras com os quais eu simplesmente parei de falar depois de um tempo ou do primeiro encontro.

Muitas pessoas associam o comportamento “ghosting” aos millennials, mas acontece que nós não somos os únicos fazendo o trabalho sujo.

Outro estudo mostra que a geração do milênio, a geração X e os baby boomers são “ghosting” com a mesma frequência, então até mesmo a sua avó pode ter cometido a mesma atitude com algum flerte dela lá nos anos 1960.

Mas agora que já analisamos esses dois estudos e descobrimos que as mulheres tendem a “sumir” mais no início dos relacionamentos, chegou a hora de nos perguntarmos os motivos pelos quais isso acontece.

Será que as mulheres realmente têm o coração gelado, ou será que elas costumam ter esse comportamento porque elas têm sido informadas pela sociedade durante séculos a manterem-se caladas e a fazer tudo o que podem para agradar os outros?

A terapeuta de relacionamento Aimee Hartstein diz:

“As mulheres muitas vezes querem ser amadas e podem até ter uma tendência a dizer às pessoas o que elas querem ouvir. Isso fez com que, desde o início das relações sociais, elas tivessem muito mais dificuldade em perguntar o que queriam sexualmente, e até mesmo apenas dizer ‘não’. Então, definitivamente, é lógico que muitas mulheres serão atraídas para pegar o caminho mais fácil. No fim das contas, é mais fácil desaparecer depois de um encontro para não machucar os sentimentos do cara dizendo ‘ei, não quero mais’ do que simplesmente conversar com ele e correr o risco de se sentir odiada”.

Ou seja, muitas vezes as mulheres simplesmente desaparecem não por falta de caráter ou por maldade, mas porque nos ensinaram por anos que deveríamos evitar confrontos.

Mas calma: eu não estou dizendo que essa atitude é correta ou até mesmo legal. Não estou defendendo esse tipo de comportamento, só estou traçando uma análise que possa justificá-lo.

Bom, agora que já entendemos a origem desse tipo de atitude, o que os homens fazem que podem despertar nas mulheres essa vontade de sumir?

Falta de honestidade e compatibilidade

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Perder o interesse em uma pessoa é algo comum e, sinceramente, é uma via de dois lados. Normalmente, essa perda de interesse é  precipitada por algo que o cara disse ou fez.

Esse vislumbre de sua personalidade, valores ou mentalidade pode fazer com que as mulheres simplesmente percam o interesse – e muitas vezes esse tipo de falta de compatibilidade só é percebida com o tempo.

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Quando as mulheres percebem que o homem que estão vendo é, na verdade, alguém com quem elas não são compatíveis, sumir torna-se uma opção viável para encerrar a situação.

Falta de empenho ou esforço na conversa

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Muitas mulheres acham melhor desaparecer do que continuar lidando com um cara que simplesmente não demonstra real interesse ou qualquer esforço em criar um encontro legal e divertido – e isso não tem relação alguma com dinheiro!

A simples atitude de demonstrar interesse na vida da mulher e criar um ambiente legal para os dois já conta muito.

Homens que não se empenham fazem com que as mulheres prefiram ir embora, e no fim do dia isso vale para os dois lados.

Arrogância, prepotência e egoísmo

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Acredite: as mulheres não querem ficar ouvindo sobre a sua situação financeira, seu carro e sua conta bancária.

Homens arrogantes e prepotentes afastam mulheres porque, ao contrário do que muito homem pensa, as mulheres não se preocupam com o dinheiro que você tem no banco.

E se você saiu com uma mulher que se preocupa exclusivamente com isso, talvez ela não seja um tipo de pessoa interessante para ter na sua vida, certo?

Ou você é tão superficial assim que busca impressionar alguém tão superficial quanto você?

Falta de atenção

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

A falta de atenção também é um erro bem comum. Muitos homens simplesmente não demonstram interesse na conversa e passam boa parte do encontro mexendo no celular.

O mesmo vale para caras com quem a mulher ainda não saiu: durante a conversa no WhatsApp ou em qualquer aplicativo, você é do tipo de cara que só sabe falar de você ou que não é capaz de pensar em perguntas legais de acordo com o que a mulher falou sobre a própria vida e gosto pessoais?

Bom, neste caso é bem possível que ela pare de responder! Se tem dúvidas e não faz isso de propósito, veja nossas dicas de como conversar com uma mulher.

Desespero sexual

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Homens que demonstram interesse sexual excessivo ou invasivo também fazem com que as mulheres acabem se afastando – principalmente quando os sinais não são mútuos.

Por mais que os dois queiram apenas passar um tempo juntos ou simplesmente transar no primeiro encontro, não é legal faltar com a etiqueta, não é legal ter um comportamento invasivo e muito menos agir como se o seu pênis estivesse no lugar do seu cérebro.

Já falamos sobre isso, dê uma olhada na matéria clicando aqui.

Nem 8 nem 80

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Este ponto é importantíssimo e entra na valorização do equilíbrio, uma questão que sempre discutimos por aqui. Agir com total desinteresse afasta qualquer pessoa, porém, demonstrar exagero e atenção excessiva de forma descontrolada também assusta. O ideal, em qualquer relação da sua vida – não só nas relações amorosas – é ter o equilíbrio e saber a hora de agir de determinadas maneiras.

Não há problema algum em enviar uma música para a garota com quem você está saindo, mas será que você precisa enviar um áudio cantando uma música X para ela antes mesmo de vocês desenvolverem um relacionamento mais estável?

Outro ponto importante é entender o perfil da garota com quem você está saindo: ela é mais reservada, mais ativa, mais comunicativa, mais romântica, mais despojada?

Entender o universo da pessoa ao seu lado é fundamental para ter um relacionamento equilibrado e saudável – e você só vai conseguir entender isso se você realmente prestar atenção nela.

De verdade. Prestar uma atenção genuína além do interesse sexual, do desejo de marcar um ponto levando uma mulher para a cama ou dos seus interesses próprios.

O mais interessante na hora de conhecer uma pessoa nova é conhecer o mundo todo que ela carrega.

No fim das contas, tente compreender o comportamento

Ela sumiu! Descubra por que ela parou de responder suas mensagens

Várias mulheres, inclusive eu, sofreram abuso e alguma forma de violência nas mãos de homens quando tentaram terminar um relacionamento, não importando o nível de intensidade. A violência e o abuso podem assumir muitas formas, mas o verbal (pessoalmente ou via mensagens) é o mais comum. E mesmo que nem todos os homens se comportem dessa maneira, a experiência passada e o medo do abuso são suficientes para levar as mulheres a desaparecerem sem deixar vestígios.

Uma das mulheres que participou desta matéria não quis ter a identidade revelada, mas disse: “Quando eu tentei educadamente acabar com uma situação super fria sem compromisso, eu fui respondida com raiva e agressão. Assim, posso ver por que muitas mulheres escolhem sumir em vez de incitar a ira de um homem e lidar com o dilúvio de insultos que geralmente surgem depois”.

Muitas mulheres já foram até mesmo vítimas de abuso e violência quando recusaram educadamente um homem em público, digamos, em um bar ou boate, ou em alguma outra situação social. Essas experiências podem ser o suficiente para levar uma mulher a sumir depois de um encontro ou em um primeiro contato.

É uma triste realidade que enfrentamos como mulheres todos os dias. Muitas mulheres com quem conversei citaram medo por sua segurança pessoal como motivo para simplesmente sumirem.

Ou seja: sumir sem explicar os motivos pode parecer doloroso para quem se sente rejeitado, mas muitas mulheres acabam tomando essa atitude por medo – mesmo que de forma irracional – então, assim como muitas outras questões na nossa sociedade, o buraco acaba sendo mais embaixo.

E certamente precisaremos de muitas pesquisas além das pesquisas citadas no início desta matéria para entendermos esses comportamentos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »