Um relacionamento pode ser repleto de clichês. O que não faltam são filmes de Hollywood mostram vários deles. No entanto, há clichês de relacionamentos que não deveriam ser reproduzidos. Isso porque, apesar de se tornarem habituais, alguns deles podem demonstrar o início de um relacionamento abusivo.
- Coisas sobre relacionamentos que você descobre com 30 anos
- Você saberia identificar se é uma pessoa tóxica?
Confira quais clichês de relacionamento você precisa parar de reproduzir.
Tratar o relacionamento como uma prisão
A ideia de que você começou a namorar, ou casou e por isso agora está preso faz parte de um pensamento muito tóxico. É comum que em relacionamentos abusivos, uma das partes não possa fazer nada que não seja autorizada pela outra.
Por vezes a pessoa nem vive um relacionamento tóxico, mas age dessa forma só porque agora divide a vida, os momentos e responsabilidades com outra pessoa e vê isso como uma prisão.
Se for para namorar e agir dessa forma é melhor ficar solteiro, né
Sair com os amigos, mas impedir a namorada/esposa de fazer o mesmo
A ideia de que apenas uma parte do relacionamento pode fazer tudo e a outra não pode fazer nada também vem de uma prática abusiva.
Um relacionamento não precisa ser cheio de proibições. Então, se você gosta de ir jogar futebol com seus amigos, não deveria impedir sua namorada de se encontrar com as amigas dela.
Agir como se vocês não tivessem uma vida além do relacionamento
A ideia de que agora vocês são apenas um e não podem mais sair sozinhos é totalmente errada e um típico clichê de relacionamento. Vocês continuam sendo pessoas separadas, apenas juntas em um relacionamento.
Tirem da cabeça a ideia de que agora vocês não podem mais fazer nada sozinhos ou apenas com seus amigos. É compreensível querer estar sempre perto de quem se ama, mas não deixe de viver a sua individualidade por conta disso.
O amor resolve tudo
Um grande mito: o amor resolve tudo. Por mais que você ame, existem situações que não dependem só do amor para serem resolvidas. Um relacionamento não sobrevive apenas de amor. É necessário compreensão, conversa, respeito e muito mais para se manter um relacionamento.
Esse, talvez, seja o maior dos clichês de relacionamentos, que você vai ouvir por aí. Não importa o quando se ame, se não há respeito e compreensão.
Controlar o celular e redes sociais da(o) parceira (o)
Este é outro ponto totalmente normalizado por alguns casais que é completamente abusivo. Não é errado você ter a senha do celular da sua namorada ou esposa, por exemplo, errado é você achar que isso é um obrigação pelo simples fato de vocês terem um relacionamento.
Smartphone e redes sociais são pessoais, a pessoa compartilha a senha com o parceiro se quiser. Isso não deve ser uma obrigação. Além do mais, uma senha compartilhada de celular deve servir para emergências, ou para um uso rápido, quando a pessoa está ocupada, por exemplo. Não para revirar tudo o que a pessoa tem no aparelho pois você não é capaz de confiar em quem está ao seu lado.
Gostou do conteúdo? Confira mais que podem te interessar!
- Amar não basta: Descubra o que realmente importa em um relacionamento!
- Amor ou dependência emocional: o que você está sentindo?
- Sinais vermelhos em um relacionamento: saiba quando ficar alerta?
- E se o tóxico da relação sou eu?
- Atividade em casal gastando pouco: confira 4 opções!
- Confira 5 dicas práticas para conquistar uma mulher
- Jogos para beijar na boca: conheça essas 5 opções
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso