7 diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico

A pessoa ao seu lado tem que somar, não subtrair.

Quando a gente está imerso em um relacionamento tóxico é difícil ter uma visão geral sobre a situação e enxergar os problemas com clareza: por isso tanta gente se sujeita a continuar vivendo um inferno repleto de pequenos paraísos.

+ O que fazer se você estiver em um relacionamento abusivo
+ Como saber se você é um namorado abusivo

Para saber se você está vivendo um relacionamento tóxico, ou até para te ajudar a enxergar os problemas nos relacionamentos das pessoas que você gosta, nós preparamos uma lista com as 7 principais diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico.

Quando você está em um relacionamento que te faz bem, você se sente melhor e se enxerga como uma versão melhor de si mesmo – isso não significa que a pessoa ao seu lado te completa, isso significa que ela é um complemento na sua vida.

Porém, quando o sentimento é o contrário, é hora de prestar atenção nessas diferenças:

Você é livre para fazer o que gosta e manter amizades

Diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico

Nada na raiz da sua identidade deve mudar drasticamente por causa do seu relacionamento. A outra pessoa deve reconhecer que ir atrás dos seus desejos e hobbies, mesmo que de forma individual, é importante para o seu crescimento e para a evolução do seu caráter.

Kari Carroll, uma terapeuta de casal em Portland, nos Estados Unidos, diz que um espaço no relacionamento é saudável e também é fundamental que cada um desenvolva sozinho algo que faça parte da sua personalidade: “Não suportar ver que a outra pessoa está realizando e conquistando algo sozinho é um claro sinal de egoísmo”.

Você não age diferente quando está perto da outra pessoa

Diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico

Você já percebeu que muda seu comportamento quando está perto da outra pessoa? Parece mais fiel a si mesmo quando está com seus amigos ou família?

É provável que você prefira agir diferente do lado da sua namorada, por exemplo, por medo da repressão dela: “Em um relacionamento saudável, sua personalidade e seus interesses continuam iguais independente de quem estiver do seu lado. Se você age diferente quando seu parceiro está por perto, é um mal sinal”, explica Marie Land, uma psicóloga de Washington.

“Você não deve sentir a necessidade de ajustar seu comportamento de acordo com a presença do seu parceiro”, completa.

O poder é relativamente igual

Diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico

Em um relacionamento saudável, o poder e as responsabilidades são bem distribuídas, diz Amy Kipp, uma terapeuta de casal de San Antonio, também nos Estados Unidos.

Você pode contar que a outra pessoa vai respeitar as suas obrigações: “Ambos devem ter o mesmo poder de decisão em todos os aspectos do relacionamento. Em relacionamentos tóxicos um membro do casal é predominantemente dominante ou os dois ficam em uma disputa eterna para ‘vencer’ o outro”.

Você pode seguir seus sonhos

Diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico

Os sonhos e objetivos de ambos podem não estar alinhados, mas os dois se respeitam e torcem um pelo outro. Por exemplo: sua esposa pode apontar os pontos negativos e ficar um pouco desconfiada sobre a sua ideia de abrir um restaurante mas, no fim das contas, ela vai te apoiar porque ela quer a sua felicidade e torce por você.

“Se o seu parceiro frequentemente critica os seus sonhos ou diz que eles não são realistas, você não vai se sentir compreendido e vai acreditar que não tem um apoio. Com o tempo, isso pode te fazer desistir dos seus sonhos”, diz Kipp.

Uma vida compartilhada já é suficientemente complicada sem toda essa destruição de sonhos.

Então, se você quer descobrir o nível de toxicidade do seu relacionamento, pode começar a reparar em como sua namorada encara os seus sonhos e também enxergar como você encara os sonhos dela.

Suas diferenças são comemoradas

Diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico

As pequenas diferenças, como o fato dela gostar de azeitonas e você não, são comemoradas – e as grandes também. Por exemplo: sua namorada não precisa ter a mesma visão política que você ou a mesma crença religiosa, mas você respeita essas divergências sem tentar exaustivamente fazê-la mudar de ideia (o mesmo vale na situação oposta).

Kipp explica: “Em relacionamentos tóxicos, os casais acham que essas diferenças ameaçam o relacionamento; nas relações saudáveis, as diferenças de opinião não são apenas toleradas, mas celebradas”.

Você pode deixar seu celular desbloqueado

Diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico

Em um relacionamento saudável você não se preocupa em deixar seu celular desbloqueado do lado da sua namorada, e ela também não liga de fazer o mesmo porque sabe que você não vai invadir a privacidade dela.

Um casal que se ama e confia um no outro sabe que não há problema algum nas conversas do WhatsApp e não precisa checar com os próprios olhos para ter certeza.

Cada um tem suas conversas com amigos e suas particularidades e intimidades, nem tudo precisa ser completamente dividido – principalmente o papo com os amigos sobre temas que não interessam ao outro membro do casal.

Você pode falar quando se sentir machucado

Diferenças entre um relacionamento saudável e um relacionamento tóxico

Não se preocupar em discutir e conversar com a outra pessoa é um bom sinal. Poder falar o que te preocupa e o que te machucou sem ter medo de represálias e retaliações é algo extremamente saudável para o casal.

Porém, se você se sente desconfortável em conversar, é hora de se preocupar: “Saber que você pode conversar e que vai ser ouvido é extremamente importante. Se você não se sente confortável em discutir um mal entendido, isso pode acabar gerando ressentimento e outros problemas maiores no futuro. Aprender a discutir pode ser desconfortável mas é muito recompensador”.

Notou um ou vários desses sinais? Veja nosso texto sobre o que fazer se você for um namorado abusivo ou ser a vítima nesse tipo de relacionamento!

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso